#Blog #Pessoas

3 Maneiras de Manter Sua Equipe Motivada

O papel do líder como gestor de pessoas tem a principal importância para manter a equipe motivada. Você sabe os passos principais para colocar em prática?

Por Carolina Albuquerque

3 Maneiras de Manter Sua Equipe Motivada

A atuação do líder para motivação dos membros

Trabalhar em equipe pode ser uma atividade extremamente desafiadora. Entretanto, existem meios para manter o engajamento entre os colaboradores e impulsionar os resultados e o desempenho do seu empreendimento. Neste texto iremos abordar 3 modos de manter a sua equipe motivada e entregando ótimos rendimentos.

Todas as empresas almejam o sucesso. Todavia, em sua maioria, gestores encontram dificuldades para organizar e alcançar as metas e resultados esperados pela companhia, e posicionam em segundo plano os membros da equipe e suas necessidades pessoais.

Envolver e motivar os colaboradores para alinhá-los aos objetivos e finalidades da empresa é o caminho certo. Pois deste modo, uma equipe motivada se empenha mais em desenvolver tarefas, reduz a rotatividade e aumenta a produção.

Segue abaixo algumas estratégias de como manter sua equipe cativada.

Reconhecimento do trabalho

Por meio da apresentação de resultados, ao evidenciar que um membro teve uma dedicação especial para um trabalho se faz necessário reconhece-lo pelo feito. Elogie o trabalho executado, cumprimente, parabenize ou realize um jantar de comemoração por atingirem uma meta.

Funcionários se agradam quando são notados e reconhecidos. Essa é uma boa maneira de manter a sua equipe disposta, fazendo com que os membros se influenciem uns nos outros e se empenhem mais para serem reconhecidos.

Tenha reuniões com a equipe

Ter reuniões constantes são excelentes oportunidades para alinhar-se como a empresa e criar pertencimento à mesma.

As reuniões necessitam ser com frequência e demandam a participação de todos os membros da equipe, para que as ideias individuais sejam expostas e discutidas em grupo. O que valoriza as convicções e iniciativas de todo o grupo de trabalho, e traz o conceito de que todos são importantes e que a opinião da equipe é valorizada.

Comunicação não-violenta

A base da motivação está no relacionamento e na comunicação entre os gestores e sua equipe. No entanto, os problemas surgem com a presença de uma comunicação agressiva, relacionamento distante e ausência de feedback.

Trabalhadores possuem a necessidade de ser ouvido e percebido, se você é líder, se dedique a conversar com o seu grupo de trabalho e reserve um tempo para isso, o administrador deve ter a mente aberta para receber sugestões.

O feedback é outra ferramenta para uma boa comunicação, uma oportunidade para fortalecer o relacionamento e o aprendizado. Isso certamente ajuda a melhorar o diálogo e o entrosamento entre o gestor e o colaborador, tornando o ambiente mais cooperativo e a equipe mais estimulada.

Desta maneira, a equipe motivada tornou-se o principal método de engajamento para gerar um bom desempenho e maior produtividade dentro das companhias.

Sendo assim, a principal função do líder, que deve sempre integrar, valorizar, inspirar e reconhecer os resultados positivos alcançados pela equipe, para que o trabalho seja realizado de forma coesa e assertiva.

Ficou com dúvida em algum aspecto? Quer saber mais sobre métodos de motivar e engajar a sua equipe? Entre em contato com a Pacto Consultoria e agende uma reunião conosco.

VEJA TAMBÉM

Você sabe a hora certa de procurar uma consultoria?
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Sem categoria

Por Ludmilla Marinho

Você sabe a hora certa de procurar uma consultoria?

Como a taxa Selic afeta o seu empreendimento
#Blog #Economia #Empreendedorismo #Financeiro

Por Beatriz de Paula

Como a taxa Selic afeta o seu empreendimento

O que é Fluxo de Caixa e como aplicar?
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro #Inovação #Sem categoria

Por Taís Oliveira

O que é Fluxo de Caixa e como aplicar?

CONTEÚDO ONLINE