#Blog #Comercial #Empreendedorismo #Estratégico

5 formas de alavancar suas vendas

Se você está lendo este artigo, e hoje precisa alavancar suas vendas, temos uma boa notícia: traremos todas as dicas para você!A área comercial – ou de vendas – é crucial para o funcionamento de qualquer negócio. Logo, podemos considerá-la o pulmão da organização. Um pulmão saudável e em pleno funcionamento pode trazer para o […]

Por Roberto Lourenço

5 formas de alavancar suas vendas

Se você está lendo este artigo, e hoje precisa alavancar suas vendas, temos uma boa notícia: traremos todas as dicas para você!
A área comercial – ou de vendas – é crucial para o funcionamento de qualquer negócio. Logo, podemos considerá-la o pulmão da organização. Um pulmão saudável e em pleno funcionamento pode trazer para o corpo oxigênio – isto é, vendas – o suficiente para sobreviver gloriosamente.
“Mas por onde começar?!” Bom, sabemos que é um desafio, e pode parecer algo muito difícil à primeira vista, mas é para esclarecer e facilitar as coisas que nós estamos aqui. Por isso, traremos a seguir 5 formas de como alavancar as suas vendas de maneira rápida e efetiva.

Invista em Treinamentos

Primeiramente, a equipe de vendas, como qualquer equipe, precisa treinar a fim de desenvolver e aperfeiçoar as técnicas e habilidades de cada integrante. Como diz o ditado: “nenhuma equipe de vendas sendo melhor do que o desempenho de seu pior vendedor”. Isso quer dizer que, se um funcionário da equipe de vendas está com dificuldades, toda a equipe está com dificuldades. E isso vale para todos os casos, tenha a equipe dois ou cem funcionários. Não se trata somente de reconhecer com mérito e/ou financeiramente a boa produção, mas sim de dar a todos as condições necessárias para brilhar.

Esse investimento deve ser feito através de treinamentos, palestras e workshops, com o objetivo de qualificar e evoluir o time. Temas como prospecção, abordagem, negociação, inteligência emocional, foco no cliente, motivação e organização são essenciais! Além disso, devemos sempre manter ativa a cultura do feedback (se você não sabe, não pense duas vezes e confira aqui). Ele é extremamente importante para o desenvolvimento individual e coletivo.

Lembre-se sempre de reunir a equipe periodicamente para que haja uma troca de ideias, técnicas, aprendizados e feedbacks. Essa prática, além de tornar o ambiente de trabalho construtivo e edificante, traz a oportunidade de todos se enturmarem.

Geração de Leads

Prospectar e captar leads deliberadamente não é uma tarefa muito difícil. Se resume em coletar dados e informações de possíveis clientes. Contudo, apenas captar leads não traz resultados. O que traz resultados se resume em conseguir captar, identificar o maior número de informações e abordar pessoas ou empresas que realmente se interessem, se encantem e vejam valor em sua oferta, seja ela qual for. Ou seja, alcançando os clientes certos, e priorizando a qualidade do futuro tomador de decisão em vez de priorizar a quantidade, a chance de suas vendas crescerem é exponencial! E esse é o segredo que torna toda essa atividade um processo sensível e vital.

Para conquistar grandes resultados na prospecção e captação de leads, precisa-se traçar um perfil de cliente ideal, analisar o produto e idealizar qual seria a solução trazida, quais são os concorrentes de seu serviço e como a sua abordagem e oferta podem impactar positivamente o tomador de decisão.

Alinhe as Metas de Vendas com a Área de Marketing

Se existe um elo que liga a área Comercial e a área de Marketing, com toda certeza podemos chamá-lo de: VENDAS. As duas áreas estão unidas no mesmo propósito, sendo somente as atividades realizadas suas diferenças. Portanto, para que estejam alinhadas em prol do crescimento das vendas, é necessário que a área de marketing use como seu norte de planejamento os planos de comercial. Dessa maneira, todos os esforços das áreas serão voltados para o mesmo alvo: o cliente ideal. Nesse sentido, os detalhes no plano comercial que serão seguidos pelo marketing devem ser, por exemplo:

  • Os perfis de clientes que a empresa quer atingir no ano;
  • Os perfis que não são de interesse comercial;
  • A previsão de crescimento de vendas por trimestre.

Caso a empresa venda mais de um produto ou serviço:

  • As metas específicas de cada um e se algum será priorizado;
  • O crescimento projetado para as taxas de conversão.

Use a Persuasão em Vendas

A palavra persuasão, para alguns, pode ter um sentido pra lá de negativo. Pois bem, sejam quais forem os sentidos negativos adquiridos durante sua vida a respeito dessa palavra, te convidamos a esquecê-los e encará-la de maneira mais estratégica – ou seja, positiva. Podemos definir persuasão como: “uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação”. Se considerarmos a ação a ser conduzida como uma compra, e os recursos emocionais ou simbólicos como argumentos estrategicamente estruturados para agregar valor e sentido ao indivíduo – considerando as boas práticas, evitando inconvenientes – podemos dizer que vender é persuadir! Mais que isso, podemos dizer que sem persuasão – que como tudo, deve ser usada com sabedoria – não é possível alavancar as suas vendas.

Portanto, para colocar a persuasão em prática, podemos usar técnicas como gatilhos mentais, comunicação personalizada, influência de terceiros, relação de confiança, etc. Todas essas técnicas são de fácil execução, possuem resultado imediato e vão fazer toda a diferença na hora de fechar as suas vendas!

Implemente o CRM na Rotina

O Customer Relationship Management – ou Gestão de Relacionamento com o Cliente – é um software essencial, que toda organização deveria usar para gerenciar seus contatos internos e externos, como listas de e-mail, leads de vendas, oportunidades de vendas, clientes, apoiadores, funcionários, entre outros. Dessa maneira, cada vendedor tem um registro completo de suas atividades do dia, anotações importantes e uma visão ampla das tarefas previstas para a semana. O gestor também tem essa visão e conta ainda com o apoio dos relatórios de resultados para acompanhar o progresso das metas.

Por fim, utilizando essa ferramenta, você adquire uma maior organização e otimização na prospecção e captação de leads, mantendo informações e detalhes importantes a salvo. Perfeito para somar ao seu planejamento comercial e começar a vender mais! Quer saber um pouco mais sobre CRM? Clique aqui e saiba em mais detalhes, com exemplos e dicas.

Conclusão:

Se você chegou até aqui, temos certeza de que está apto para alavancar suas vendas. Siga essas dicas fielmente, estude bastante sobre os temas abordados e note o progresso em seus resultados imediatamente!

VEJA TAMBÉM

A importância de separar as finanças
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro

Por Roberto Lourenço

A importância de separar as finanças

O Planejamento Financeiro como Ferramenta de Gestão
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro #Inovação

Por Roberto Lourenço

O Planejamento Financeiro como Ferramenta de Gestão

A liderança de Ragnar Lothbrok
#Blog #Comercial #Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Pessoas

Por Roberto Lourenço

A liderança de Ragnar Lothbrok

CONTEÚDO ONLINE