#Blog #Comercial #Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Pessoas

A liderança de Ragnar Lothbrok

Como podemos aprender mais sobre liderança com Ragnar Lothbrok, o eterno rei dos vikings? Vikings Vikings, sem dúvidas, destaca-se como uma das melhores séries já lançadas pela Netflix, principalmente para quem gosta de longa-metragem que envolva guerra, ação, romance, história e drama. Sim, Vikings é uma mistura incrível de gêneros cinematográficos com um resultado final […]

Por Roberto Lourenço

A liderança de Ragnar Lothbrok

Como podemos aprender mais sobre liderança com Ragnar Lothbrok, o eterno rei dos vikings?

Vikings

Vikings, sem dúvidas, destaca-se como uma das melhores séries já lançadas pela Netflix, principalmente para quem gosta de longa-metragem que envolva guerra, ação, romance, história e drama. Sim, Vikings é uma mistura incrível de gêneros cinematográficos com um resultado final fenomenal.

A Saga

Primeiramente, a saga conta a história do povo nórdico com foco principal em seu maior líder, Ragnar Lothbrok. Ragnar era apenas um simples fazendeiro e guerreiro, mas que sempre teve o desejo e a curiosidade de buscar novas terras para que os bárbaros pudessem crescer.

Esses desejos e curiosidades fizeram com que Ragnar comprasse uma briga com o rei Earl Haraldson, já que Lothbrok desejava ir para o oeste atrás de uma nova terra, contrariando o rei que ordenou a ida às terras orientais mais uma vez. Ragnar vai para o oeste, descobre uma nova terra (a Inglaterra), traz diversas recompensas, um cristão que pegou para ser seu escravo que viria a se tornar seu melhor amigo e, principalmente, a certeza de um futuro próspero para os nórdicos. Após a batalha com Earl, Ragnar se torna o Rei de Kattegat, dando início a maior liderança e legado da história dos vikings…

Ser um líder

Antes de tudo, é importante ressaltar que a liderança não é um dom, é uma posição que se pratica e aprende a cada dia. Ser líder é ter a capacidade de conduzir pessoas, formando uma equipe que tenha resultado, mas não somente isso, a liderança é a habilidade de motivar e influenciar pessoas, de forma positiva e com resultado excelente. Dessa forma, algumas das principais qualidades de um bom líder é: Ser apaixonado no que faz, saber escutar e, também, ser audacioso, essas são características marcantes de um líder que sempre estiveram presentes em Ragnar e que nós vamos aprender um pouco mais.

Ser apaixonado

Uma característica importante de um líder, seja em qualquer ramo que trabalhe, sendo encantado e apaixonado com a função que desempenha. O líder inspira o ambiente ao seu redor, muitas vezes de forma involuntária, mas a paixão pela missão que ele transmite faz com que todos lutem pelo princípio. Ragnar sempre foi apaixonado pelo seu povo, tinha o cuidado e o sonho de fazer com que o povo nórdico prosperasse cada vez mais. Nesse sentido, paixão de Lothbrok não se resumia apenas a furtos de moedas de ouro, sua maior ambição era na sua missão de fazer com que os vikings crescessem. Ragnar era um líder apaixonado.

Escutar

Característica que toda pessoa deve possuir para sair bem sucedido em suas relações, tanto pessoais quanto profissionais. Saber escutar é um atributo que poucas pessoas desempenham, fator fundamental na vida de uma liderança. Atualmente, muitas pessoas ouvem, mas, infelizmente, acabam não escutando o outro. Sim, ouvir é diferente de escutar, e isso faz com que uma pessoa seja líder.

O líder sabe escutar, qualidade que faz o seu relacionamento com o grupo crescer e prosperar para a entrega da missão. Ragnar tinha essa característica, embora fosse um viking – considerado por muitos um povo sem lei e violento. Lothbrok após sua ida à Inglaterra, traz um padre que logo viraria seu melhor amigo. Ragnar embora fosse rei, tinha a humildade de escutar aquele simples escravo cristão. E, a partir de uma conversa com Athelstan – o padre cristão, após escutar seus relatos, decide atacar um novo país, a França. Já em Paris, Lothbrok oferece a oportunidade para que os outros Reis decidissem a forma que iriam atacar Paris, não sendo um líder autoritário. É preciso lembrar que há três tipos de líderes: o autoritário, o democrático e o liberal. A melhor liderança é a democrática.


Porém, a cena mais marcante que Ragnar nos fornece com a sua qualidade na escuta é quando ele decide conhecer mais sobre a religião católica. Sim, um viking de religião completamente diferente decide escutar sobre outra crença. Escutar é a maior habilidade que um líder pode ter.

Audacioso

Audácia é uma característica que poucas pessoas possuem. Nesse sentido, entende-se também como uma pessoa destemida, que enfrenta situações de risco, sendo arrojada e inovadora. Está claro que é uma das qualidades fundamentais de um líder, certo?! Um bom líder usa de sua audácia para se posicionar e assumir grandes responsabilidades, tanto em momentos favoráveis quanto em climas tensos. É como a velha e famosa frase dita pelo Tio Ben – tio do Homem Aranha: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades!”. O líder audacioso possui grandes poderes.


Ragnar era tão audacioso que poderia facilmente confundir-se com um super-herói. Desde sua primeira viagem, contrariando as ordens do rei, até sua invasão na França, considerada uma cidade impossível de ocorrer invasões, Ragnar mostrou que o seu jeito arrojado poderia fazer o que quisesse. Logo em sua primeira viagem, Lothbrok usou um tipo de bússola guiada pelo sol e caiu para dentro das perigosas águas do oceano, obstinado a encontrar a nova terra prometida, mesmo que todos tivessem inseguros e desconfiados, Ragnar sempre se mostrou audacioso em buscar o que tinha desejado desde o começo.

E você, está pronto para desempenhar sua liderança e fazer história igual a Ragnar Lothbrok?

Conheça nossas soluções inovadoras para as diversas áreas da sua empresa. Entre em contato com a gente e marque uma reunião de diagnóstico gratuita. Além disso, conheça nossos materiais gratuitos e fique ainda mais por dentro de soluções para o seu negócio.

VEJA TAMBÉM

5 formas de alavancar suas vendas
#Blog #Comercial #Empreendedorismo #Estratégico

Por Roberto Lourenço

5 formas de alavancar suas vendas

A importância de separar as finanças
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro

Por Roberto Lourenço

A importância de separar as finanças

O Planejamento Financeiro como Ferramenta de Gestão
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro #Inovação

Por Roberto Lourenço

O Planejamento Financeiro como Ferramenta de Gestão

CONTEÚDO ONLINE