Comece a Empreender em 5 Passos

Empreender

Cinco passos para empreender no Brasil, dicas de uma empresa de Consultoria.

Você sabe o significado da palavra empreender? Segundo o dicionário: “Empreender é o ato de colocar uma tarefa difícil e trabalhosa em prática para ser executada podendo trazer muitos retornos financeiros”.

Atualmente, para empreender existem quatro (4) formas divididas em dois (2) grupos: A forma mais segura, onde se encontram empregados e autônomos, e a forma onde traz mais liberdade, investidores e empresários, porém para começar a viver de renda passiva com investimentos, necessitamos de um grande aporte de capital, logo, tornando empreender a maneira mais atrativa de todas.

Tendo isso dito, trouxemos para você um artigo que vai buscar debater cinco (5) passos para você começar a empreender.

1 – Invista em uma estrutura básica para seu negócio:

Quando começamos a fazer algo novo, não necessariamente precisamos dominar todos os processos sobre o assunto. No empreendedorismo não é diferente, no primeiro momento de seu negócio, aprenda o básico para poder fazer com que ele funcione, a partir disso, vá lapidando e aprimorando suas técnicas em marketing, vendas, estoque, etc.

A empresa de moda Reserva & CO começou suas atividades fazendo apenas 50 bermudas e vendendo-as para seus amigos, hoje, seis (6) anos após sua criação se tornou a maior empresa relacionada a moda e calçados brasileira, mostrando que todo empreendimento começa de um ponto e apenas o esforço o levará ao triunfo.

2 – Procure empreender em um mercado pelo qual você tenha interesse:

É inegável que a procura por um mercado que seja do seu interesse é importante em dois (2) aspectos: A satisfação e alegria por trabalhar com algo que gosta, gerando não apenas dinheiro, mas também prazer; ou a liberdade financeira e o maior nível de tempo para se dedicar a algo que você realmente tem afinidade. Ambas opções são muito interessantes para qualquer pessoa, basta escolher a que mais lhe convém.

OBS: Não demore demais na escolha do mercado em que você abrirá sua empresa, pois pode vir outra pessoa e tomar seu lugar. Neste caso, procure diferenciais para se destacar dos seus possíveis concorrentes.

3 – Para empreender é preciso aplicar um Plano de Negócios:

“Os melhores guerreiros são desenvolvidos dentro do campo de batalha”

Agora que já pensou na sua estrutura básica e escolheu o mercado que vai atuar, é preciso aplicar o plano de negócios para começar a entender/atender seus clientes. Como já dizia John Locke: “O ser humano só aprende através de suas experiências vividas”, dessa forma, se torna imprescindível a testagem de um MVP (Minimum Viable Product) para saber se o produto/serviço é rentável e possível dentro do mercado.

Dica: Para o desenvolvimento de um plano de negócio, é sugerido que utilize um Business Canva para organizar melhor as ideias.

4 – Monte seu portfólio:

Agora que já sabe que seu produto/serviço é possível, é hora de montar seu portfólio para mostrar para os possíveis clientes de sua empresa.

No entanto, esse portfólio pode ser simples, afinal, será um material compartilhado entre todas as pessoas interessadas pelo produto/serviço oferecido pela empresa, dessa forma, sugerimos que seja em formato digital (PDF, PNG, JPEG…) para facilitar o envio em massa,

5 – ‘Corra atrás’ dos clientes do seu negócio:

Os clientes estão longe de ser a última etapa de um processo de compra, porém é a parte que movimenta a empresa em todas as direções.

Por fim, após seguir todos os passos anteriores, estamos prontos para o processo de venda, então precisamos correr atrás de pessoas interessadas pelo produto/serviço para que assim possamos rodar capital dentro dos caixas da empresa.

BÔNUS:

6 – Busque sempre se aprimorar:

“O conhecimento é o maior minimizador de riscos que existe”

Agora que já estamos vendendo, podemos começar a nos aprimorar. As principais áreas que precisam ser desenvolvidas após as primeiras vendas são:

  • Controle Financeiro;
  • Pós Venda;
  • Administração de Negócios;
  • Logística;
  • Parte Burocrática.

Com isso, é claro que cada negócio pode possuir uma área diferente para se desenvolver, mas no geral essas são as que devem ser priorizadas.

INSIGHTS IMPORTANTES:

Leitura é essencial

Livros são uma excelente fonte de conhecimentos e estudo sobre qualquer coisa que se procura.

Se você quer ir rápido vá sozinho, se quer ir longe vá acompanhado

Com uma equipe muito grande, você pode acabar perdendo o foco de algumas coisas e perdendo tempo durante a comunicação e ruídos na mesma, porém se for sozinho, se sobrecarregará mais facilmente e se limita no desenvolvimento de algumas atividades que necessitam um conhecimento mais profundo.

Lembre-se, se você começou perfeito, começou tarde demais.

No desenvolvimento de um negócio, você não pode gastar muito tempo planejando o que será feito, mas sim testar o que já foi planejado, dessa forma você terá um desenvolvimento prático melhor e entenderá mais do mercado em que está se inserindo.

Você está querendo abrir um negócio mas ainda não sabe como? O que está esperando para entrar em contato com nossa empresa e marcar uma reunião de diagnóstico? Estamos a sua espera!