A Black Friday e Sua História

Black Friday

Black Friday e sua história

É muito comum escutarmos o termo “Black Friday”, que consiste originalmente em uma tradição americana, na qual nessa data há uma baixa nos preços das principais lojas do país. A maioria da população entende isso, entretanto é importante ficar atento, e compreender o mercado para aproveitar as oportunidades e não cair em falcatruas. Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre a história da Black Friday e como o evento chegou no Brasil.

Um pouco de história

A Black Friday como conhecemos hoje é, teoricamente, a responsável por inaugurar a temporada de compras de natal com significativas promoções em muitas lojas e grandes armazéns. Nos Estados Unidos essa data ocorre um dia depois da Ação de Graças, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Este evento se iniciou nos Estados Unidos e com o auxílio das tecnologias, essa cultura vem ganhando força pelo resto dos países.

O conceito de Black Friday abordado no parágrafo acima, é completamente diferente da origem de seu termo, que já recebeu diferentes definições na história da humanidade.

Crise em Wall Street:

O primeiro uso do termo Black Friday deu-se, não para se referir às compras de Natal, mas para classificar uma crise económica: na sexta-feira, 24 de setembro de 1869, dois acionistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk resolveram comprar grandes quantidades de ouro dos Estados Unidos, esperando vender por preços bem maiores. Entretanto, em setembro daquele ano, numa sexta-feira, o mercado de ouro quebrou, deixando diversos investidores e empresas de Wall Street arruinadas. Devido a isto, o dia ficou marcado como “Black Friday”.

Conforme a humanidade foi evoluindo o termo “Black Friday” foi atribuído a diversos eventos.

Filadélfia:

Apesar disso, a Black Friday como conhecemos hoje tem origem na Filadélfia, aproximadamente 200 anos depois do evento que criou esse termo. Nos anos de 1960, os policiais da cidade de Filadélfia usavam o termo Black Friday para se referir à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Isso porque no sábado acontecia um clássico do futebol americano no país, o time da Academia do Exército Americano (Army Black Knights) enfrentava a da Academia da Marinha (Navy Midshipmen). Por conta disso, a cidade ficava um caos ainda na sexta, uma vez que vinha gente de todo país acompanhar o jogo. Como consequência, o trânsito virava um caos e os policiais não tinham descanso nesta sexta (Black Friday). Aproveitando do tráfego de pessoas elevado na região nesse período comerciantes faziam promoções para atrair clientes, e aumentar suas vendas.

Mesmo surgindo na década de 60, a cultura da Black Friday só se popularizou nacionalmente no início de 1990.

Black Friday no Brasil:

Em 2010, o evento ocorreu pela primeira vez no Brasil, sendo feita totalmente online. Após o sucesso no primeiro ano, essa cultura se expandiu no cenário popular Brasileiro, quebrando recordes de vendas ano após ano. Desse modo, é importante analisarmos tanto uma ótica do empresário como do consumidor.

Ótica do consumidor:

É essencial encontrar maneiras de se defender das inúmeras fraudes que ocorrem nessa época, e saber aproveitar os descontos e promoções no período. Para evitar práticas fraudulentas, como a maquiagem de preços e falsos descontos, a câmara brasileira de comércio eletrônico publicou uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula. Outra maneira de evitar essas armadilhas é utilizar aplicativos comparadores de preço, como o Buscapé, o Zoom e o Bondfaro.

Ótica do empresário:

É importante traçar estratégias e planos de ações específicas para o mês de novembro. Para isso, conversar com o seu fornecedor para um reajuste de estoque pode ser importante, mas antes disso é necessário um planejamento e uma análise da sua empresa, do seu mercado e da conjuntura econômica do país como um todo. Nesse sentido, alinhar a equipe de marketing e comercial nesse período é imprescindível, pois essas áreas serão a linha de frente na prospecção de leads. Além disso, é necessário comentar da força da black friday no ambiente digital, e por isso criar campanhas para reforçar a sua marca nesse cenário é essencial.

Black Pacto:

Nós da Pacto Consultoria Jr. gostaríamos de comemorar essa data como você, e para isso nossos serviços ficaram em desconto durante todo mês de novembro. Para mais informações marque uma reunião de diagnóstico gratuita, e venha entender como podemos ajudar sua empresa a se destacar.

Gostou do conteúdo e se interessou pela Black Pacto? Entre em contato e marque uma reunião!

Siga a Pacto Consultoria Jr. no Instagram e LinkedIn para mais conteúdos como esse!