3 Ferramentas Estratégicas Para o Seu Negócio

3 ferramentas estratégicas para o seu negócio

Análise SWOT

A Análise SWOT ou FOFA é uma técnica de planejamento estratégico que auxilia as organizações ou indivíduos a identificar suas strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

A princípio, para facilitar a aplicação é necessário dividir os pontos em uma tabela. Na mesma, na primeira linha estarão localizados os pontos fortes e fracos, eles dizem respeito à análise interna da organização. Ou seja, os atributos que você possui controle. Na segunda linha, estarão localizados as oportunidades e ameaças, que por sua vez falam sobre a análise externa da organização. Ou seja, atributos que você não possui controle. Além disso, identificamos os pontos fortes e oportunidades como fatores positivos e úteis; e os pontos fracos e ameaças como fatores negativos e prejudiciais.

Abaixo explicaremos detalhadamente cada ponto:

Forças

Nessa etapa, você deve elencar as vantagens, diferenciais, e como o nome sugere: as forças propriamente ditas do seu negócio. 

O que sua organização apresenta como força? Qual o diferencial do seu negócio? Você e/ou seus funcionários têm uma forma especial de apresentar um serviço ou produto?

Exemplo: Atendimento diferenciado, receita exclusiva, pioneirismo no mercado. 

Fraquezas 

Nessa etapa, você deve elencar as características que enfraquecem, interferem ou prejudicam o andamento do seu negócio. O que te faz diminuir as vendas? O que você poderia fazer melhor? Você tem algum problema relacionado a falta de conhecimento ou treinamento para seus funcionários?

Exemplo: Empresa não tem uma identidade visual definida, não tem sistema de entrega para os clientes, funcionários apresentam dificuldade em gerenciar as demandas. 

Oportunidades 

Nessa etapa, você deve listar as oportunidades que seu negócio possui no mercado. Quais são os fatores externos que influenciam positivamente seu negócio? O que o mercado em que você está inserido traz de oportunidade?

Exemplo: Novo serviço que pode ser implementado a cartilha, descoberta de um novo público para apostar, produto em alta no mercado com possibilidade de revenda pela empresa.  

Ameaças 

Nessa etapa, é necessário levantar os pontos que podem ser ameaças externas ao seu empreendimento. Qual fatores externos ameaçam o nome e sobrevivência da sua empresa?

Exemplo: Grandes concorrentes entrando no seu mercado, variação cambial, aumento de tarifas. 

Análise SWOT Cruzada

A SWOT cruzada tem por objetivo traçar estratégias com as informações que foram citadas na Análise SWOT tradicional. São elas: 

Estratégia Ofensiva (Forças e Oportunidades)

A união das forças e oportunidades da empresa. Dessa forma, a ideia é aprimorar as forças fazendo com que as oportunidades se concretizem como diferencial competitivo. 

Estratégia de Confronto (Forças e Ameaças) 

A união das forças e ameaças, gerando uma análise de como as forças podem diminuir a possibilidade de haver ameaças.  

Estratégia de Reforço (Fraquezas e Oportunidades)

A união das forças e oportunidades. A proposta é o fortalecimento das fraquezas através da análise das ameaças do mercado. 

Estratégia Defensiva (Fraquezas e Ameaças)

Melhoria de pontos específicos. Ou seja, tirar vantagens das fraquezas de forma a amenizar, fortalecer ou eliminá-las do seu cenário.

5W2H

A ferramenta 5W2H é uma técnica administrativa para organizar e planejar estratégias de maneira assertiva. Consiste em 5 perguntas:

  • WHAT (O quê?)
  • WHY (Por que?)
  • WHERE (Onde?)
  • WHEN (Quando?)
  • WHO (Quem?)
  • HOW (Como?)
  • HOW MUCH (Quanto irá custar?)

Exemplo: 

  • WHAT (O quê?): Captar 15 clientes novos.
  • WHY (Por que?): Aumentar a lucratividade e cartilha de clientes da empresa.
  • WHERE (Onde?): Departamento de marketing e comercial.
  • WHEN (Quando?): Mês de dezembro.
  • WHO (Quem?):Presidente, equipe de marketing e equipe comercial. 
  • HOW (Como?): Através de campanhas promocionais nas redes sociais.  
  • HOW MUCH (Quanto irá custar?): R$ 1.500,00. 

SMART 

A ferramenta SMART é uma técnica em 5 etapas utilizada para validar um objetivo e auxiliar no planejamento de maneira eficiente.

  1. S (Específico): Seu objetivo deve ser claro, direto e específico. Todos os membros que formam o seu negócio devem ser capazes de entender com clareza. Se possível, marque uma reunião com todos e pergunte abertamente se está claro para todos.  
  2. M (Mensurável):  Todas as metam precisam de indicadores. Você já deve ter ouvido a frase: “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Por isso, é necessário  traçar onde se deseja chegar com determinado objetivo.
  3. A  (Atingível) Todos os seus objetivos devem estar dentro de sua alçada. Por isso, sempre se pergunte se o seu objetivo é alcançável. E lembre-se, seus objetivos devem ser desafiadores porém sempre alcançáveis. 
  4. R  (Relevante): Seu objetivo é relevante? Se sim, quanto? Muitas das vezes traçamos objetivos que não terão um resultado significativo. Essa etapa, visa dimensionar essa questão.  
  5. T  (Temporal). O tempo é um fator crucial no planejamento de uma estratégia. Por isso, todas os objetivos devem ter uma data limite estipulada previamente. 

Gostou do conteúdo? Siga a Pacto Consultoria Jr. no Instagram e LinkedIn para mais conteúdos como esse!