O que é Persona e como criar uma?

Persona

O que é Persona e como criar uma?

Você sabe o que é uma persona? E se você respondeu que é apenas um sinônimo para público-alvo, você está enganado! Se você trabalha com marketing com certeza você está habituado a trabalhar com público-alvo, e se conhece o termo está mais do que familiarizado com a confusão que criam entre elas. Mas caso não, saiba que o que você conhece hoje como o grupo-alvo da sua empresa pode ser ainda mais segmentado que já é. Nesse artigo buscaremos explicar o que é uma persona, qual sua finalidade e três passos para você criar a sua, utilizando os dados do seu negócio.

O que é persona?

Persona é nada mais que um personagem criado para representar o cliente ideal da sua empresa. Esse personagem é desenvolvido utilizando dados de atuais consumidores do seu produto ou serviço. O objetivo dessa estratégia é criar um perfil que resume as características desse potencial comprador a fim de que as estratégias e planejamento do negócio sejam mais assertivas, buscando entender as dores, necessidades e possíveis soluções para essa persona.

É preciso entrar no universo desse personagem, pesquisar e entender quem são eles, onde trabalham, por quais canais (redes sociais, sites, jornais, etc) costumam se informar, suas maiores necessidades. Assim, a construção desse cliente ideal estará baseada em dados e não em suposições.

Qual a finalidade de uma persona?

Uma persona tem algumas finalidades importantes dentro do marketing, na criação de uma campanha uma das etapas mais importantes é a etapa de Planejamento, e a Persona, como já foi dito, faz parte dessa etapa. Os resultados, estarão dependentes de quem você deseja alcançar com sua estratégia de marketing, dessa forma, poderão estar como o planejado ou próximo disso.

Sendo assim, entenda para que serve uma persona:

Intensificar o conhecimento sobre os clientes:

Sem dúvidas traçar o seu público-alvo é o primeiro passo para segmentar o conteúdo que está sendo oferecido, mas uma vez realizada, o próximo passo é a criação da persona. Você saber quem é o grupo que sua empresa tem com foco não faz você entender o que passa pela cabeça desses.

Entender o espaço que seu produto/serviço ocupa na vida do cliente:

A persona busca descrever a rotina de uma pessoa, entender suas dores, entre outros. Posto isso, propostas de valor precisam ser entregues para esses, tendo como propósito oferecer soluções. Um cliente só irá efetuar a compra do seu produto/serviço se este ocupar um espaço na vida dela. Por isso a importância de entender suas dores.

Definição da linguagem nos canais:

É importante saber que tipo de linguagem sua persona fala, por exemplo: a forma que uma persona jovem se comunica é diferente de um senhor de 60 anos de idade, por isso, compreendê-la é essencial.

Como criar uma persona?

A criação de uma persona deve ser baseada em análises, não pode haver a construção de alguém aleatório e simplesmente dizer que aquela é a persona do seu negócio, é preciso ser assertivo. Sendo assim, nós da Pacto Consultoria, lhe daremos três passos para produzir sua persona:

Coletar os dados dos clientes:

É a realização de pesquisas, sejam elas qualitativas ou quantitativas, formando um questionário que facilite a visualização do perfil dos seus clientes atuais, é interessante a ideia de criar personas ideais, mas em um primeiro momento os atuais consumidores do seu negócio é quem deve ser o foco desta entrevista. Esse questionário pode ser aplicado on-line ou presencialmente, vai de acordo com sua necessidade e senso de urgência. Fazer perguntas pessoais/profissionais, quais redes sociais usam, hábitos de compra, relação com a empresa, dores é fundamental. 

Analisar os dados coletados:

Após a aplicação dessa pesquisa diversos dados estarão presentes na sua frente, e para utilizá-los, primeiro é preciso que os organize. Crie planilhas, enumere as respostas, e a partir disso comece a observar padrões, quais respostas batem e quais insights você pode tirar disso. Por exemplo, se 70% dos homens entre 30 e 40 anos usam o Whatsapp para se comunicar, você percebe traços do perfil dessa persona.

Estruturar a persona:

A partir da segunda etapa, você começará a ver sua persona tomando forma, ela terá um nome, idade, gênero, cargo, etc. Procure descrevê-la o máximo possível, elabore uma avatar, desenvolva uma história para ela. É interessante pensar que esse personagem criado deve ser visto como alguém real, que irá interagir com os canais da empresa, irá fazer compras, irá ler seu conteúdo.

Por fim, agora você já sabe o que é uma persona, sua importância e como criar uma. Assim que você começar a ver a persona como uma pessoa real, será mais fácil entender suas dores, problemas, felicidades. Podendo assim então, criar respostas para perguntas que nenhum outro estabelecimento vai saber responder.

Quer criar uma persona, mas não tem tempo para isso? Entre em contato e marque uma reunião!

Siga a Pacto Consultoria Jr. no Instagram e LinkedIn para mais conteúdos como esse!