3 Passos Para Definir Seu Público-Alvo

público-alvo

Como Definir Seu Público-Alvo

O que é público-alvo?

“Não posso lhe dar a fórmula do sucesso, mas a do fracasso é querer agradar a todo mundo”.  Essa frase de John F. Kennedy é extremamente popular e pode nos dar importantes lições, tanto sobre nossa vida pessoal, quanto nos negócios.

Com a evolução do marketing digital, alcançar um enorme número de pessoas em pouco tempo se tornou algo extremamente viável. Mas, um dos principais erros que as empresas cometem é não definir qual parcela da população elas querem impactar ao estruturarem suas campanhas de divulgação.

Para solucionar esse problema, é necessário definir com o máximo de detalhes possível quem é seu público-alvo. Essa segmentação será para identificar qual perfil dos consumidores que estão dispostos a adquirir seu produto ou serviço e possibilitar que seus investimentos tenham o maior retorno possível.

Qual é a sua importância?

Junto com o progresso dos meios de comunicação, os diferentes perfis de consumidores estão se tornando cada vez mais específicos, e cada um deles possui características, necessidades e motivações especiais para adquirir determinado produto ou serviço.

Logo, levar em consideração a maior quantidade possível de fatores (demográficos, sociais, etários, etc.) é essencial para criar campanhas de marketing que dialoguem com seus consumidores e tenham um retorno positivo.

Não tomar cuidado com a segmentação do público-alvo pode gerar um enorme desperdício de investimento e fazer com que sua empresa não atinja seus melhores resultados. Por isso, nesse texto, vamos te ajudar com 3 passos para definir seu público-alvo.

Passo a Passo de Definição

1º Passo – Descubra qual necessidade seu produto atende

Antes de qualquer coisa, você precisa entender qual benefício seu produto oferece para os consumidores. Para isso, é interessante pensar quais necessidades seu público-alvo possui antes de comprar seu produto, e como seu produto irá atendê-las após a compra.

Por exemplo, uma empresa que vende alimentos integrais atende a necessidade de pessoas que estão buscando uma vida mais saudável, seja por perda de peso, reeducação alimentar ou recomendação médica.

Uma dica para melhorar ainda mais sua segmentação é encontrar o diferencial do seu produto, com isso, você encontrará um nicho de pessoas que buscam por essas característica específicas do seu produto.

2º Passo – Pesquise quem mais necessita do seu produto

Após entender quais problemas e necessidades seu produtor resolve, é hora compreender quem são as pessoas que mais passam por esse tipo de problema ou mais possuem essas necessidades. Também é interessante você se perguntar como essas pessoas poderiam atender essas necessidades de outras formas.

Por exemplo: Quem costuma se preocupar mais com a alimentação e buscar por produtos saudáveis? Homens? Mulheres? Solteiros? Casados? Com que faixa etária? É possível perder peso, ou ter uma vida mais saudável de outra forma?

Assim, você poderá entender quais são as características dos seus consumidores, e isso também irá auxiliar na criação de personas.

3º Passo – Análise dos dados obtidos e preencha os critérios finais

Agora que você já sabem quem são as pessoas que você quer atingir e quais são suas características, está na hora de analisar os dados e preencher essa lista com mais informações que sejam interessantes para seu negócio. Por exemplo: idade, renda, nível de educação, estado civil, entre os outros aspectos que sejam importantes para sua empresa.

Após isso, você entenderá quais são os dados em comum desse grupo e poderá criar estratégias personalizadas para dialogar com seus clientes. Dessa forma, será possível fidelizar seus clientes.

Quer atingir seu público-alvo e entender quem são seus consumidores? Agende uma reunião sem compromisso para fazer um diagnóstico da sua empresa!