5 Passos Para Otimizar Processos

titulo

5 Passos Para Otimizar Processos

Otimizando os Processos da sua empresa

Sabemos que, dentro de uma empresa, é possível identifica diversos processos que a sustentam. Algumas dicas que estou prestes a compartilhar com você são relacionadas ao passo a passo para te ajudar a melhorar suas atividades, reduzindo, de forma brusca, os seus custos e aumentando a eficiência da sua produção. 

“Mas por que eu gostaria de otimizar os processos da minha empresa?”

A lógica que rege o nosso sistema de produção é produzir mais, gastando menos, e, para isso, nada melhor que reduzir os pontos fracos de cada processo de produção da sua empresa. 

Observe o seguinte caminho que a sua empresa pode percorrer para alcançar seus objetivos: 

1. Classifique os processos

Observe dentro da sua empresa um processo que está lhe custando tempo, dinheiro e insatisfação mais do que deveria, identificando se há sobrecarga e até mesmo retrabalho dos responsáveis pelas funções.

Após a identificação, é necessário se perguntar: Qual é o real objetivo desse processo? Quais áreas da empresa esse processo atua? Quais atividades fazem parte desse processo? 

2. Compreenda o funcionamento

Ao entender quais processos possuem falhas, ou também conhecidos como “gargalos”, se torna mais fácil atingir o problema pela raiz, através das seguintes perguntas: Como esse processo é produzido? Todos os funcionários envolvidos no processo precisam efetivamente participar dele? Esse processo possui falhas? Quais soluções posso desenvolver para resolver essas falhas? 

3. Reúna a sua equipe

Defina os planos de ações, pois é o momento de dar soluções às falhas no processo. Um dos momentos mais complicados na hora de otimizar suas atividades dentro da empresa, é colocá-las em prática.

Teoricamente, as soluções podem parecer úteis e acessíveis, porém, apenas colocando em prática as soluções elaboradas, será possível compreender a aceitação da equipe em relação a remodelagem dos processos, e se as mesmas vão funcionar de forma eficaz. 

4. Automatize os novos processos 

Após observar que o processo remodelado foi, de fato, eficiente, chega a hora de criar uma gestão do conhecimento, para que esse processo se perpetue, ou seja, se espalhe pela empresa, já que não há nada de errado em repetir o sucesso.

Então, amplie e aplique os novos processos pela empresa, e veja os custos caírem drasticamente e a eficiência de seus colaboradores subirem de forma ótima. 

5. Monitore-os

O passo final para a otimização dos processos é controlar e monitorar as atividades, pois como a otimização se trata de um ciclo, sempre haverá espaço para a implementação novas mudanças que deixarão ainda mais eficientes os processos de sua empresa. 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre como implementar a gestão de processos na sua empresa? Podemos te auxiliar no mapeamento, análise e direcionamento para otimizar seus processos internos, entre em contato!