A arte de encantar clientes

O sucesso e a arte de encantar clientes

O sucesso e a arte de encantar clientes

Entender a arte de encantar clientes e o que deve ser feito no ramo do empreendedorismo para obter sucesso não é uma tarefa fácil, porém, nesse artigo iremos estudar algumas técnicas que irão facilitar sua caminhada rumo ao sucesso.

A arte da venda

Para começar o artigo vale entender que a Venda está presente em cada ato do cotidiano, um bom vendedor possui as virtudes para persuadir o cliente e fechar um negócio, mas o que seria uma venda? Venda é em suma uma troca voluntaria onde ambos saem satisfeitos e felizes, e para que isso ocorra existem cinco etapas essenciais.

  • Preparação: Em primeiro lugar, como em qualquer ocasião da vida, a preparação é de extrema importância.
    Dessa forma, estar ciente do que se almeja vender e de como será a abordagem é a primeira etapa para uma boa venda.
  • Sintonia: Em segundo lugar, começa a parte da negociação, gerando uma conexão com o cliente. Nesse sentido, se atentar a linguagem corporal, manter um contato visual e se adequar ao cliente são o primeiro passo ao se iniciar o contato.
  • Interesse: Nesse ponto, um bom vendedor busca entender o que o cliente busca, para poder atender as necessidades dele de modo mais assertivo.
  • Solução: Nesse ponto da venda é importante mostrar que o que você pretende vender é a solução da necessidade dele.
  • Fechamento: Gerar primeiramente um sentimento de valorização do seu bem após a negociação é essencial, para que logo depois comece de fato a tratar valores.

A magia Disney

Para encantar o cliente o atendimento segundo o Walt Disney deve seguir o principio criado por ele da guestologia que é o estudo do cliente, a partir desse estudo ele desenvolveu a bussola da guestologia que é dividida em quatro vertentes: Necessidade, desejos, estereótipos e emoções.
Nesse sentido, para atender a bussola da guestologia, a cultura do atendimento deve se ter um modelo simples. Porém que permita a criatividade de cada um, deve ser um modelo seguido por todos, mensurável, que reconheça o trabalho bem feito e valorize, que escute a equipe e que ocorra o treinamento e capacitação da equipe.

Ser assertivo nas expectativas dos clientes é crucial para o sucesso, alinhar suas metas, visão e valores é de suma importância para não só ter um objetivo como também um caminho a ser seguido. Walt Disney tal como a Pacto Consultoria Jr. buscam personalizar o atendimento e se diferenciar a cada detalhe visível e não visível para atender as necessidades dos clientes da melhor maneira possível, como por exemplo o acompanhamento pós venda.

Inspirado no modelo do Walt Disney, a Pacto Consultoria Jr. busca seguir seis tópicos do atendimento: fazer contato visual e ser gentil, cumprimentar e “dar boas-vindas”, proporcionar imediata recuperação do atendimento ao solucionar uma falha, linguagem corporal adequada, preservar a experiência “mágica” e agradecer todo novo parceiro.
Logo, ter uma equipe alinhada e capacitada é uma das magias que levam ao sucesso, buscar as melhores pessoas para um negócio é de suma importância, pois são elas que irão tornar seus sonhos realidade.

A força do seu negócio:

Para seguir um caminho de sucesso, é importante entender tudo sobre o seu negócio.
Dessa forma, existe uma ferramenta estratégica chamada SWOT, que é uma tabela dividida em quatro partes (forças, oportunidades, ameaças e fraquezas).
Sendo ela traçada e desenvolvida de modo a alinhar cada tópico notado em cada parte da SWOT.

Conhecimento sobre o cliente

O conhecimento sobre o cliente para Walt Disney se divide em duas partes Demográficos e psicográficos. Demográfico diz respeito cultura, etnia, idade e classe social e psicográficos diz respeito ao interno, sobre sentimentos, emoções, desejos…
Desse modo, o conhecimento sobre o cliente muda de tempos em tempos, dado que mudamos nossos desejos e pensamentos.
Dessa forma, estar alinhado com o cliente é indispensável para encanta-los. Portanto, trate o cliente da maneira que ele espera e forneça uma experiência mágica a ele, sendo este, um dos princípios da arte de encantar clientes.

Considerações finais

Ao dissertar sobre o método Disney em relação a arte de encantar os clientes, espero ter mostrado essa metodologia de sucesso. Nesse sentido, explicar como realizar sua aplicação na realidade.
Siga o exemplo da Pacto Consultoria Jr. e da Disney, impacte com soluções de excelência.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com a gente e marque uma reunião de diagnóstico gratuita!