A Importância da Gestão Financeira

Como controlar as finanças pode salvar o seu negócio?

  • Você registra as transações do dia a dia de sua empresa ?
  • Você tem conhecimento claro da saúde financeira de seu negócio?
  • Tem previsão de como o seu caixa se comportará no futuro ?

Muitos casos de fechamentos de empresas estão ligados a práticas desenvolvidas com o não uso do controle financeiro.

Algumas práticas como usar o próprio dinheiro para custear despesas da empresa, desfazer dos documentos comprobatórios das transações sem nenhum registro dos mesmos, são costumes que podem afetar seriamente a saúde e o bom funcionamento de um negócio.

Mas tais problemas podem ser resolvidos adotando a prática de uma boa gestão financeira.

A gestão financeira é o coração do seu negócio. Compreende-se no procedimento de registrar e gerenciar informações financeiras.

Uma boa gestão possibilita uma visão dos momentos em que sua empresa terá ou precisará de dinheiro. Permite descobrir o que está acontecendo e o que ainda vai acontecer futuramente.

Toda empresa passa, constantemente, pela necessidade de tomada de decisões, seja para aquisição de novos equipamentos, investimentos, empréstimos, uma nova contratação ou para outras finalidades. Entende-se a necessidade de tomar essas decisões de maneira muito segura para que não comprometa as finanças da empresa, ou possa colocá-la em outras situações de risco.

Sendo assim, quanto maior o número de informações que você souber e ter registrado sobre o movimento do caixa da sua empresa, melhor será. Já que se tornará mais fácil se planejar e consequentemente, tornar-se capaz de tomar as devidas decisões, de maneira prudente.

Mas como obter uma boa gestão financeira?

Além de registros diários de entradas e saídas, e de toda informação relacionada ao movimento de caixa. Uma gestão eficiente inclui elaborar um fluxo de caixa que esteja disponível para analisar acontecimentos anteriores, o desempenho do caixa, saber se o movimento é o desejado ou não. E poder buscar melhores práticas para que o mesmo funcione como esperado.

É também com o fluxo de caixa que se torna possível elaborar uma projeção futura para o caixa de sua empresa, através de histórico e estimativas.

Com isso, você poderá adaptar-se de forma antecipada com a finalidade de corrigir problemas financeiros que estejam prejudicando seu negócio, como a diminuição ou falta de caixa em determinados momentos.

Um exemplo são as empresas que enfrentam sazonalidade e que passam pela dificuldade de se manter durante esse período sem ter uma reserva de capital.

Neste caso, ter conhecimento do seu fluxo de caixa e da projeção do mesmo, possibilita ter previsões desse período e agir com antecedência, dando mais oportunidades para buscar soluções com menor custo financeiro.

Superando as dificuldades de forma eficiente

É habitual que as empresas, em algum período, tenham mais despesas a sanar do que receita disponível, principalmente quando se encontram no momento entre a data de prestar contas com os fornecedores e a data de vencimento a receber dos clientes, ou receber o lucro pelas vendas.

Portanto, é necessária uma quantia reserva para custear esse período, para que se possa manter o equilíbrio do saldo total. Essa reserva se encontra no capital de giro.

O capital de giro é aquele necessário para manter a empresa no que diz respeito as contas que sustentam o funcionamento da mesma. É composto por contas que incluem os clientes (contas a receber), funcionários (contas a pagar), fornecedores , impostos, entre outros, ou seja, as que apresentam giro em curto tempo.

Para ter conhecimento do volume de capital de giro que sua empresa necessita, é preciso ter uma gestão eficiente das receitas e despesas para fazer os cálculos do ciclo financeiro e do giro de caixa de sua empresa.

Assim também será possível reconhecer quando houver necessidade de aumentar os recursos, existindo algumas formas de desenvolver estratégias eficientes para obtê-los.

É compreensível o motivo das pessoas preferirem evitar as questões que envolvem os números e finanças da empresa. No entanto, dedicar tempo a esses fatores é extremamente importante e vantajoso para todas as operações e funcionamento do negócio.

Pois, por meio desses números obtêm-se muitos resultados importantes e que ajudam a entender o andamento e a saúde da empresa, o que é imprescindível para o futuro do empreendimento.

E você, já pensou em melhorar a gestão financeira em seu negócio?
Entre em contato conosco e podemos ajudar!