Aprenda Como Fazer A Projeção de Receita

Aprenda Como Fazer Projeção de Receita

Fazendo a Projeção de Receita do seu negócio

Antes de tudo vamos aprender o conceito de uma projeção de receita, pois infelizmente, muitos não têm conhecimento deste assunto, mas não fique desanimado, pois estamos aqui para lhe ajudar.

A projeção de receita é basicamente o processo de estimação de faturamento de um determinado negócio. Ou seja, sua função é prever o quanto será recebido em um período futuro, sendo então o “pontapé inicial” para o planejamento financeiro. Sem uma projeção de receita bem feita sua empresa poderá ter problemas para definir custos de produção, obrigações fiscais, investimentos e até mesmo custos fixos. 

Agora que já sabemos do que uma projeção de receita se trata, vamos aprender como fazer e de onde se iniciará tudo.

É comum empresas projetarem sua receita se baseando em uma taxa percentual de crescimento. Tenhamos, por exemplo, uma receita que, em 2016, foi de R$500.000,00. Se a tendência desse negócio é um crescimento de 10% ao ano, é de se esperar que o faturamento para 2017 seja de R$550.000,00.

No entanto, essa é uma maneira muito básica de se calcular algo que inclui inúmeras variáveis. 

Para se obter uma projeção mais realista possível, é necessário levar em conta alguns fatores. Primeiramente, é importante conhecer o ponto de equilíbrio do seu negócio, isto é, o valor mínimo que deve ser vendido para cobrir todos os custos da empresa.

Além disso, o mercado consumidor é uma variável que deve ser analisada. Dependendo do negócio, é possível ter um mercado com milhares ou até mesmo milhões de consumidores como também pode ser que o produto seja direcionado a um pequeno público de outras empresas consumidoras, por exemplo. 

Também é recomendado que se tenha um bom conhecimento dos seus concorrentes e o período que se deseja avaliar, levando em conta feriados, festividades, entre outras interferências.

A Projeção de Metas

Só assim, conhecendo suficientemente o quadro em que sua empresa está inserida, é possível começar traçar suas metas de vendas. Metas essas que, ao mesmo tempo que devem ser desafiadoras, precisam ser tangíveis. 

A elaboração das metas é extremamente importante para as tomadas de decisão da empresa. É necessário pensar em quanto se busca aumentar ou diminuir o número de vendas, se há variações em determinados períodos, onde e quanto será necessário investir, ou até mesmo se será necessário investir em algo novo.

Com isso, é possível gerenciar a expectativa de vendas para o período posterior. Outro ponto muito importante é fazer um projeção para variados cenários, sendo eles otimista, realista e pessimista.

E então, se interessou e quer saber mais detalhes sobre projeções? Entre em contato conosco e podemos te ajudar a calcular por uma Viabilidade Financeira.