Como a Tecnologia Vai Matar Seu Negócio

tecnologia no seu negócio

Como a Tecnologia Vai Matar Seu Negócio

O Avanço Tecnológico influenciando sua empresa

Quando chegar a hora poderá ser tarde demais, mas o cenário atual ainda dá tempo. Final de ano, início de um novo calendário. As datas mudam, mas os negócios não necessariamente se alteram. Saiba como andar à frente da concorrência, como evitar que seu negócio ande mal e como aproveitar a tecnologia a favor da sua empresa.

Neste artigo você verá:

  1. Como a tecnologia ameaça seu negócio;
  2. Quem irá ser o mais prejudicado;
  3. Como Reinar em meio a crise.;
  4. Tecnologia como Inimiga.

Como tempo é valioso, seremos rápidos e objetivos. A tecnologia é inimiga para aqueles que não a adotam e principalmente porque sempre haverá um concorrente que pode usar primeiro que você.

A tecnologia é a maior vantagem injusta que existe. Quem não usa, automaticamente está atrás de quem já usa.

O segredo é sempre tentar ter alguma coisa no seu negócio que realmente a sua concorrência não possa copiar. No livro “Comece Sua Startup Enxuta”, Ash Maurya lista que o que não pode ser copiado e que se torna o diferencial para um negócio:

  • Comunidade;
  • Efeitos de rede;
  • Ranking usando SEO;
  • Informação Privilegiada;
  • Autoridade.

Todos esses pontos listados dizem respeito a utilização de tecnologias como Google Ads, Facebook Ads, Instagram, YouTube, ferramentas de automação (e-mail marketing, pagamentos e recebimentos ágeis, publicação, agendamento de publicações em redes sociais etc)

Tudo isso levanta a maior dúvida que é…

Quem será o mais prejudicado?

O óbvio seria dizer que aqueles que demoram para adotar as tecnologias serão os mais prejudicados, porque terão um alcance e divulgação da marca e dos produtos muito reduzido, bem como custos maiores para se promoverem. Além de sofrer com dificuldades de falta de clientes pelo simples desconhecimento da loja.

Mas a verdade é que as grandes empresas que seriam as mais afetadas, porque as tecnologias barateiam os custos quando permitem alcançar maiores públicos com baixos investimentos (YouTube, por exemplo). 

Agora essa vantagem está a seu alcance, acessível, o que poderia ser considerado uma ameaça pode ser um benefício quando bem usado. Use serviços para mandar email com dicas, conteúdos e promoções sempre mantendo o contato com seu potencial cliente (mail chimp – gratuito até 2000 leads), mande mensagens automáticas para contatos no facebook (Manychat), use o Google Ads e Facebook Ads para gerar tráfego pago para seu blog ou loja online (Colab55, Wix, loja VirtUol, Shopify, Instagram). Dá para fazer uma infinidade de atividades comerciais online como essas e muito mais.

Como Reinar em meio a crise

Integrar o maior número de canais possíveis de acordo o público alvo de seu negócio, construindo conteúdo de valor para se tornar uma autoridade, sempre oferecendo valor na forma de informação, dicas e alguns benefícios exclusivos é o segredo vital.

Dá trabalho? Sem dúvida, mas é essa a garantia de que você pode ganhar muita vantagem no seu negócio, porque a maioria dos negócios tentam ir pelo caminho mais fácil e acabam se tornando comuns.

Mas aí que a inovação ganha lugar, o que é novo e que é melhor do que já é usado hoje, tende a gerar muita vantagem para quem adotar rápido e primeiro. Fazer o certo na hora certa é vital.

Dicas recentes do que vimos esse ano

Procure a melhor forma de agilizar pagamentos com uma das menores taxas cobradas por serviços de cartões, maquininhas etc. Diversas plataformas sugiram em 2019. O Itaú lançou o Iti que é inovação em startup para fazer pagamentos e recebimentos, sem precisar ter conta em banco, cartão ou nada do tipo.

Esse é o exemplo de uma grande empresa se adaptando para não ficar para trás. O impacto na forma de pagamentos que começou com startups como PicPay, AME Digital e continuam surgindo novas no mercado. Além da praticidade e inovação, contam com parcerias e benefícios com diversas lojas que trazem vantagens aos clientes.

Se você ficou interessado em aplicar a tecnologia a favor de seu negócio, utilizar plataforma online, aplicar ferramentas de marketing e criar uma estratégia de marketing bem planejada com foco, impacto e resultado… 

Entre em contato conosco para fazermos uma reunião gratuita e ver se podemos ajudar seu negócio. Comece o ano diferente, mais assertivo. Nós estamos nas últimas vagas para nossa Consultoria em 2019 e no início do próximo ano.