Como Aprender Mapeamento de Processos com a série La Casa de Papel

Como Aprender Mapeamento de Processos com a série La Casa de Papel

Como Aprender Mapeamento de Processos com a série La Casa de Papel

A série espanhola têm muito a ensinar sobre Mapeamento de Processos. A trama conta a história de um misterioso homem que responde como Professor. Ele está planejando o maior assalto a banco de toda a história da Espanha. Para isso,  recruta oito pessoas distintas, que não tem absolutamente nada a perder e cada qual com habilidades únicas e ao mesmo tempo essenciais para o sucesso do plano ambicioso. O objetivo do plano é adentrar na Casa da Moeda, a fim de que eles consigam imprimir 2,4 bilhões de euros. Para conseguir esse feito, necessitarão sobreviver fechados durante 11 dias no local, tendo que lidar com os reféns, a polícia e os atritos entre os próprios colegas de assalto.

Após essa breve explicação sobre a série um questionamento deve vir em sua mente: Porque essa história se relaciona com Processos? Para responder essa pergunta explicarei sobre um dos serviços oferecidos pela Pacto Consultoria Júnior: o mapeamento e análise de processos.  

Mapeamento e análise de processos

Ao realizar um projeto um dos principais pontos a serem traçados, é a padronização das funções de cada cargo exercidas no cotidiano. Com esse panorama sua atividade se torna mais produtiva, e se pensarmos em uma escala de negócios é válido afirmar que isso deixa o trabalho mais dinâmico, evitando perdas no operacional, e maximizando a produção. Nesse sentido, o mapeamento e análise de processo em síntese é uma  entrega que consiste na análise profunda e detalhada do sistema operacional que está sendo executado para que o gestor tenha insumo suficiente para realizar mudanças assertivas como, solucionar GAP’s internos, otimizar tarefas e controlar  indicadores para que o negócio alcance resultados maiores.

 Aliado a isso também, esse serviço fornece todos os processos da sua empresa, mapeados e desenhados através da ferramenta Bizagi, uma plataforma digital para automação inteligente de processos e seu gerenciamento. Para maior entendimento, um relatório com manual de uso explicita como realizar o gerenciamento dos fluxogramas de processos traçados na plataforma.

Essa breve explicação sobre processos aplicados a projetos, empresas e empreendimentos nos ajuda a formular como o Professor, protagonista de “La casa de Papel”, arquitetou seu plano de adentrar dentro da Casa da moeda de maneira tão eficaz.

A relação

É muito comum ao assistir séries de ação e suspense esquecermos de como aquilo foi executado e a parte por trás da ação. Um dos grandes acertos de La Casa De Papel foi  exatamente nos mostrar passo a passo todo processo antes e durante o assalto a casa da moeda. Seguindo essa lógica, conseguimos perceber que o assalto desenvolvido pelo professor consiste em três fases: Planejamento, Alinhamento e Execução.

Planejamento 

Na história podemos perceber que a idealização do assalto a casa da moeda  é muito antigo, e vem de histórias sobre roubos que o pai do professor o contava a ele quando ainda era criança. Após a morte de seu pai, o protagonista começa a estruturar essa arriscada operação. Seguindo essa lógica, podemos afirmar que durante essa fase foi traçado inúmeras análises, tais quais os processos deveriam ocorrer para o assalto seguir organizado independente dos percalços enfrentados na etapa de execução. Desse modo, fatores como cálculo do risco, fluxogramas com inúmeros planos secundários e mapeamento das ações de cada envolvido na operação, otimizaram o tempo e minimizam os impactos externos no assalto.

Alinhamento

Após recrutar sua equipe o professor precisou de alguns meses para capacitá los e os deixar alinhados com todo o planejamento inicial.

Execução

Sem dúvida a ramificação do assalto mais interessante. Nessa parte, conseguimos perceber a aplicação do planejamento inicial traçado pelo professor, um exemplo disso é, 

a divisão detalhada de turnos para impressão de dinheiro. Apesar disso, muitos fatos inesperados acontecem, e o assalto muitas vezes não sai como planejado, para isso a construção de um Plano B e o controle emocional são essenciais nesses momentos de crise e incerteza.

Assim como na instigante história de La Casa De Papel, um Controle de operações e um mapeamento de processos pode ser o diferencial para o sucesso de seu negócio.    

Quer saber mais sobre mapeamento de processos? Entre em contato com a gente!