Como Criar uma Logística de Distribuição Para Seu Negócio

logística

Como Criar uma Logística de Distribuição Para Seu Negócio

Provavelmente já ouviu falar em logística, mas sabe, de fato, o que é? A logística é o processo que envolve planejamento, execução, controle da distribuição de produtos e também a movimentação e armazenamento deles. Contudo, a logística é um fator determinante para eficiência do seu negócio e, através de um bom planejamento e organização, poderá reforçar seu destaque no mercado.

Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), enquanto a indústria é a mais afetada nesta pandemia (43% das empresas reportaram problemas), o setor de serviços, incluindo o mercado distribuidor, não sofreu tanto (30,2%). Porém, esses dados não possibilitam afrouxar a corda, pois existem também previsões que relatam que o número de empresas afetadas no setor de serviços suba para 49,7% em breve.

Para contornar isso, lá vão algumas instruções para implementar a logística em seu negócio:

Planeje previamente o Estoque

Uma boa gestão de estoque contempla o equilíbrio de venda, armazenamento e entrega, movimentando o ciclo de mercadoria. Dessa
forma será possível prever se haverá necessidade de reposição e, consequentemente, irá potencializar o atendimento de um cliente. Além de possibilitar uma gestão organizada e controlada.

Crie rotas e mapas de entrega

Fator essencial no planejamento. Combinar recebimentos e envios, entregar com veículos maiores e conectar rotas pode se tornar uma grande solução operacional que pode trazer grandes retornos para a área, inclusive financeiros, se bem pensados.

Crie Parcerias

Construir pontes com outras empresas similares potencializa sua competitividade no mercado. Já pensou em fazer parcerias para aumentar sua produtividade? Ou para ter um maior poder de alcance? Que tal, com o
aumento da demanda, possuir o poder de barganha sobre seu fornecedor? Essas e outras tornam a parceria mais que necessária no mundo dos negócios!

Invista em sistemas de gestão

Ferramentas automatizadas podem ser poderosos aliados na organização de suas atividades da área. Através delas é possível ter uma visão estratégica do departamento, integrar equipes e possuir maior assertividade nos planos de ação.

Mapeie os Processos

Um problema só pode ser resolvido quando encontrado. Mapear seus processos possibilita uma padronização de tarefas além da eliminação de gap’s que podem atrapalhar sua gestão. Falamos sobre isso recentemente no blog, de uma olhada!

Claramente, a logística tem forte influência em suas pretensões empresariais. Seja lá qual for o seu negócio, uma boa gestão aliado com
um planejamento eficaz se tornam primordiais para que consiga suprir a
demanda neste cenário de instabilidade. Como na teoria da Seleção Natural de Darwin, a empresa que conseguir identificar e eliminar seus problemas melhor que outros players, sobreviverá. E, quem sabe, se tornará mais forte.


Com essas dicas, é evidente que seu negócio será mais produtivo e caminhará para uma posição destaque no mercado. Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como este! Estamos também no Linkedin e no Instagram.