Como Implementar a Diversidade Racial na Sua Empresa

Segundo pesquisa do Instituto Ethos (Perfil social, racial e de gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas) os cargos de liderança ocupados por negros, são de 4,6%. Traçando um paralelo com a diversidade racial do nosso país, em que 56% da população se autodeclara preta ou parda, essa taxa é um tanto quanto problemática. Por conta da construção social do nosso país, ainda é perceptível o racismo estrutural, discriminação e marginalização da população preta. Hoje, refletido no mercado de trabalho como percentual de oportunidades, ações afirmativas e projetos de inclusão muito baixos. Criando a  perspectiva do “negro único”; já dizia a escritora Djamila Ribeiro, onde a representatividade racial da empresa se concentra em só um funcionário. 

Mas a pergunta é: Como mudar esse cenário?  

Vamos lá!

1. Entender o quadro atual e deixar claro que a igualdade racial é importante

O primeiro passo para o desenvolvimento de políticas igualitárias no mercado de trabalho focadas em minorias, sejam elas quais (negros, mulheres, LGBTQIA+, PCD) é entender que essa estrutura é desigual, o porquê ela existe e perdura; e principalmente; se você obtém uma posição de privilégio dentro dela. Ou seja, por cor, gênero, orientação sexual e predisposição genética favorável. Portanto:

  •  Dê seriedade para a causa. Converse com pessoas do seu trabalho, amigos, conhecidos do seu convívio sobre as demais dificuldades de inserção, permanência e crescimento dentro das organizações. E se não houver ninguém ao seu alcance, siga personalidades influentes no assunto, assista entrevistas, documentários e filmes sobre.   
  • Estude. Busque coletâneas, livros e artigos para apreender com embasamento sobre a questão.
  • Denuncie. Ambientes que não promovem a diversidade estão muito suscetíveis a reproduzir práticas, formação de grupos e comentários racistas. Sabe aquele colega do trabalho que têm sempre um posicionamento racista, travestido de humor? Então…  Nunca vamos evoluir para um ambiente saudável e respeitoso aceitando esse tipo de comportamento. É o momento de debater sobre, de encaminhar os colaboradores para uma palestra sobre racismo institucional e até mesmo a demissões. Afinal, injúria racial é crime.            

2. Apoiar organizações e analisar o mercado

Apoie cursos pré vestibulares focados na inserção de jovens no ensino superior, instituições que fomentam o empreendedorismo negro e a inserção da população preta no mercado de trabalho. A Educafro, EmpregueAfro e Feira Preta cumprem com excelência esses papéis.

3. Promover programas de inclusão

Os programas de inclusão são o ponto alto para a captação de colaboradores diversos. Lembrando que a questão não é somente a inclusão, mas a equidade na estrutura empresarial. Por exemplo: se sua empresa está focada em atrair candidatos que possuam graduação em universidades de elite e inglês fluente, é possível que haja uma redução considerável no envio de currículos de pessoas pretas. Considerando a nossa estrutura socioeconômica atual, estes requisitos são considerados “privilégios”, que a população negra em sua maioria ainda não tem acesso. 

Em vista disso, por que não promover a real igualdade entre os candidatos, gerando um ciclo de oportunidade, através de capacitações, parcerias; para investir num profissional que tem total potencial de alavancar a sua instituição? 

E quais são os meus benefícios?

Companhia rica em troca de conhecimento e experiências

O aumento da diversidade gera um maior acúmulo de conhecimento e experiências pessoais, fazendo com que haja várias narrativas presentes para criar produtos e/ou serviços, solucionar problemas e principalmente, sua empresa será representada e difundida de maneira positiva, por e para vários grupos/camadas sociais diferentes.   

Aumento do potencial de atendimento de públicos diversos

A área de atendimento ao cliente tendenciosamente vai atingir níveis melhores. O que seria melhor do que uma equipe altamente diversa e consciente das dores de cada persona do seu negócio?

Redução de turnover

Com o processo de seleção mais abrangente, consequentemente os candidatos se sentem pertencentes aquele local; vestindo a camisa da empresa. O que também auxilia no alinhamento à cultura organizacional, formando um ambiente de trabalho mais agradável. Dessa forma, uma redução de turnover considerável.

Aumento da criatividade

Com o benefício da pluralidade de colaboradores, a capacidade criativa da sua empresa claramente aumenta. Debates mais profundos, inovação e solução de problemas vêm nesse pacote.

Equipes de alta performance

Esse tópico é a consequência da união de todos os citados acima. Uma equipe diversa, em um ambiente agradável e com acervos sociais, econômicos e intelectuais distintos; sobre o comando de um líder competente é claro, só pode terminar em uma equipe de alta performance. Tendo em vista, a extração e combinação de suas habilidades. 

Diversidade & Inclusão como fator estratégico para as empresas e o país | Leizer Vaz | TEDxUFOP

Espero ter te ajudado na sua trilha para implementação de diversidade racial na sua empresa. Está precisando diversificar o seu time? A Pacto Consultoria jr. te ajudá!