Como Planejar Sua Empresa a Longo Prazo

Planejamento Estratégico

Você pensa a longo prazo?

Você já parou para pensar sobre a importância do planejamento empresarial a longo prazo? Em nossas vidas, enfrentamos diariamente situações onde temos que nos planejar, como, por exemplo, quando queremos fazer aquela viagem dos sonhos ou quando queremos comprar uma casa nova, um carro novo, e assim por diante.

Muitas vezes este planejamento é responsável por nos motivar a tomar decisões com base no nosso objetivo e, assim, alcançá-lo com maior facilidade. Em uma empresa, não é diferente.

Planejar é uma atividade fundamental para que se alcance o sucesso e é por meio do planejamento que são dadas as diretrizes para o funcionamento de uma empresa.

Para que um planejamento seja realizado de forma correta e eficaz, é comum que se inicie pela idealização do maior dos objetivos da empresa, que também pode ser visto como o “grande sonho”, e que funcionará como a base para que todas as atividades realizadas na empresa tenham como propósito alcançar esse objetivo.

O Planejamento Estratégico

A materialização deste sonho representa a elaboração do planejamento a longo prazo, que também é conhecido como planejamento estratégico, saiba como definir onde sua empresa quer chegar clicando aqui.

O planejamento estratégico costuma ser realizado pela alta direção da empresa, que também é tida como setor estratégico, no qual normalmente reúne o dono, sócios, diretores e presidente. A partir do alinhamento de pensamento entre os mesmos, são traçados a missão, a visão e os valores da empresa. 

Missão, Visão e Valores

Como missão, temos a definição da existência da empresa, ou seja, o que ela faz, para quem ela faz e com que objetivo. 

A visão é basicamente o “grande sonho” mencionado anteriormente e funciona como a descrição do futuro desejado para a empresa, servindo como guia e apontando em que direção deve-se concentrar os esforços dos colaboradores. 

Já os valores, também conhecidos como “regras inegociáveis”, são os princípios que servem como guia para a tomada de qualquer decisão ou realização de qualquer atividade por parte de colaboradores da empresa. 

Além disso, planejar estratégias leva em conta os fatores ambientais, que representam uma análise externa e interna do ambiente onde a empresa se encontra, para que a definição de missão, visão e valores sejam condizentes com a realidade do mercado que a mesma se vê inserida. 

A partir da estruturação do planejamento estratégico, ou a longo prazo, é possível então iniciar a traçar os planejamentos a médio e a curto prazo, conhecidos respectivamente como tático e operacional.

São subdivididas as atividades que serão necessárias serem realizadas por cada colaborador da empresa, através da criação de novas metas e objetivos mais específicos, para que, através de cada um, se torne cada vez mais possível e tangível que se alcance a visão, executando sempre a missão e guiados pelos valores. 

Viu como é importante estruturar de forma correta um planejamento a longo prazo para sua empresa? Nós podemos realizar por meio de nossos serviços especializados. Confira e saiba mais