Comunicação Empresarial: Como e Por Que Desenvolvê-la?

A comunicação interna e seus pontos de impacto

É notório que, desde os primórdios, os seres humanos possuem a insaciável necessidade de se expressar. O ciclo evolutivo vai de gestos, sons, desenhos, línguas dos mais variados tipos e complexidades e até hoje a comunicação vem evoluindo. Contudo, qual a importância de se trabalhar bem a comunicação empresarial?

A resposta é simples. Ser eficiente ao passar uma mensagem torna qualquer tarefa muito mais assertiva, partindo do princípio de que a entrega será muito melhor se o pedido for entendido corretamente. 

Para o bom desenvolvimento de uma empresa, dois fatores ligados ao relacionamento são providenciais: a comunicação empresarial interna e a criação de um elo entre o cliente e a empresa.

Mas o que é comunicação interna e quais são suas vantagens? A gestão eficaz melhora o clima da empresa, permite a redução dos custos, favorece o aumento da produtividade e ajuda a motivar os colaboradores, que passam a confiar mais nas lideranças e na organização de onde trabalham, na medida em que se aprofundam nos processos internos, opinam e participam das decisões. 

A comunicação empresarial é capaz de gerar entendimento sobre o que se almeja, sobre a visão da empresa, a cultura a ser seguida e o que deve motivar a todos. Uma pesquisa da Right Management Consultants Inc., com 3,5 mil funcionários, mostrou que as empresas correm sério risco de perder até um terço de seus mais valiosos funcionários, porque simplesmente não entendem o que os motiva a permanecer na companhia.

Em relação à criação do elo empresa-cliente, a pergunta é: utilizar essa ferramenta com seus próprios clientes é algo benéfico? Cada vez mais, os consumidores têm dado preferência a organizações que manifestam propósitos e valores compatíveis com seu próprio modo de pensar. 

Quando a empresa se expressa através de um propósito claro, cristalino, o negócio demonstra uma capacidade muito maior de construir relacionamentos autênticos com as pessoas, atraindo aquelas que compartilham da mesma paixão.

É fundamental para que se estabeleça um bom relacionamento com o cliente, mais eficiente duradouro, que haja confiança, resultante de uma comunicação original, transparente e íntegra.

Como gerir a comunicação empresarial

Então, a partir do momento em que se entende que sem a comunicação não há desenvolvimento em nenhum dos âmbitos abordados, a nova questão é “Como desenvolver essas práticas?”. Para esse questionamento não há resposta simples. 

Cada ambiente, momento e situação podem necessitar de alterações na receita. Contudo, os ingredientes básicos não se alteram, são eles: feedbacks assertivos, compreensão e proatividade.

Sem dúvidas, o feedback é conhecido pela grande maioria do cenário, mas conhecimento nem sempre remete a ação. Sua aplicação é decisiva e se for aplicado de maneira correta pode auxiliar de maneira extremamente eficaz no andamento das atividades. 

A compreensão é essencial para entender e tornar os insumos do feedback produtivos. Já a proatividade sempre remete a atitudes, a buscar o melhor para o ambiente em que se está inserido, ou seja, querer se desenvolver e, além disso, desenvolver aqueles ao seu redor.

É decisivo para o sucesso de uma empresa aplicar corretamente as ferramentas citadas e saber o momento de adicionar novos ingredientes.

As mídias sociais nesse papel

Estudos afirmam que empresas conectadas e engajadas com o mundo online tendem a possuir melhor relacionamento com clientes e fornecedores, transmitem melhor sua imagem e demonstram preocupação com a opinião de seu público. 

Segundo o relatório do Centro de Pesquisa de Marketing da Universidade de Massachusetts Dartmouth, as plataformas que têm os maiores potenciais para ajudar a impulsionar as vendas são:

  1. Twitter (61% dos entrevistados)
  2. Facebook (55%)
  3. Pinterest (31%). 

Outra ferramenta muito citada em diversos estudos é a Assessoria de Imprensa, que é a ponte entre a empresa e os veículos de comunicação. Com ela é possível conquistar uma visibilidade positiva e confiança perante a sociedade, fortalecendo a imagem da empresa e tornando-a referência no mercado.

Afirmamos, então, que um dos grandes aliados do planejamento, da execução e dos resultados é se fazer entender, é se expressar, é conflitar de maneira positiva os pontos de vista e alinhá-los, catalisando-os para o melhor andamento das ações pretendidas. 

Nós, da Pacto Consultoria, ressalvando a importância desses aspectos, oferecemos aos nossos clientes soluções dos problemas de comunicação e de alinhamento de seus negócios, por meio do nosso serviço de Planejamento Estratégico. Entre em contato para conhecer melhor nosso trabalho.