A Importância da Criatividade para o Seu Negócio

Inovação é sinônimo de criatividade. E que empresa não gostaria de prezar pela inovação nos tempos atuais? É sobre esse importante fator que os gestores estão cada vez mais preocupados em impulsionar nas suas equipes e nós explicaremos melhor neste artigo para evidenciar a importância da criatividade para o seu negócio.

Antes, seria muito relevante você saber mais sobre a criatividade e a inovação nas empresas clicando aqui.

Para iniciar esse processo de inovação, precisamos antes de tudo mudar nosso mindset de aprendizado, o qual é tão moldado para ações mecânicas a partir do nosso sistema de aprendizado. Desde o ensino infantil até a universidade, aprendemos o que é certo e errado, a decorar fórmulas, respostas e conceitos.

Mas na prática da profissão empresarial a realidade é bem diferente, cada problema é único e sua solução também deve ser desenvolvida de maneira assertiva. A inovação não ocorre a partir de conceitos pré-concebidos e a criatividade não é um talento natural que acontece de forma espontânea.

Aprender a Desaprender para Reaprender.

Podemos citar os 4 mitos da criatividade: o entendimento de que é uma característica daqueles que possuem o dom, o talento de artista, o poder da criação ou até o mito do acaso, quando acontece de forma surpreendente.

Esses são os primeiros paradigmas a serem rompidos para incentivar a criatividade na sua empresa. O processo criativo é um aprendizado constante, com tentativas, erros e novos riscos.

Como foi abordado no artigo sobre Criatividade e Inovação nas empresas, é essencial que o ambiente de reuniões para propor novas ideias seja diferente do habitual, assim como materiais e ferramentas utilizadas, sendo tudo isso influenciador para incitar o “pensamento fora da caixinha”.

Uma metodologia muito eficaz é o Design Thinking, por meio de um inicial Brainstorming com a equipe, e para atingir resultados ainda melhores, a diversidade também conta muito. Quanto mais opiniões, paradigmas e vivências diversificadas, melhor será a construção das ideias de forma a deixar palpável e concreta para todos os envolvidos.

Agora vamos falar da importância, ou seja, os benefícios da criatividade para o seu negócio!

Inovações, de fato.

Já pensou no poder de vender sua empresa como inovadora no mercado, e de fato apresentar com frequência novos produtos ou serviços aos seus clientes? É uma poderosa arma que pode fazer a diferença na disputa com a concorrência.

É o ganho de autoridade no mercado e uma das principais forças empresariais a partir da pandemia do coronavírus, onde algumas empresas foram impulsionadas a evoluir 20 anos em 20 dias.

Como já falamos, a criatividade é uma questão de romper paradigmas, ter o ambiente adequado, uma equipe integrada e aplicar ferramentas e metodologias de estímulos. O principal fator limitante é a disposição para mudança, que normalmente gera insegurança no empreendedor ou gestor. Superando essa fase, seu negócio certamente colherá os frutos da inovação.

Diversidade, na prática.

Esse tópico é uma via de mão dupla, se a empresa prezar pela diversidade na equipe, a mesma desenvolverá a diversidade em termos de entregas e soluções. Novos caminhos são encontrados a partir da heterogeneidade dos envolvidos no processo: não é possível alcançar inovação e diversidade de ideias se todos no ambiente tiverem vivências e personalidades similares.

Ter a diversidade como parte da própria cultura e essência da empresa não é importante somente pela forma como se vende uma imagem positiva ao mercado, mas também porque é através de opiniões conflitantes que se é possível chegar ao melhor produto ou serviço ao cliente, ou também explorar novos nichos e mercados pela diversificação de seu core business.

Dessa forma, enxergamos como a diversidade também significa ter foco no cliente e como isso impacta nos resultados estratégicos. A partir do espaço que é criado para que a diversidade de ideias seja melhor aproveitada e revertida em consequências positivas para o negócio (inovação, estratégias, promoções, abordagens…), o cliente e a empresa são mutuamente beneficiados.

É a partir de visões externas que nosso aprendizado é impulsionado, ninguém evolui se permanecer sempre com o mesmo mindset. Sua equipe também ficará mais engajada por esse ambiente colaborativo, como veremos no  próximo tópico.

Ambiente Colaborativo, engajamento.

Muitas empresas buscam funcionários com sentimento de dono, aqueles proativos que realmente se entregam pelo trabalho. Os gestores, inclusive, colocam isso na descrição da vaga no Processo Seletivo. Mas o que importa de fato?

Colaboradores com sensação de pertencimento à organização buscarão implementar suas ideias em detrimento do restante da equipe e isso pode inclusive gerar atritos na comunicação. No fundo, essas empresas gostariam mesmo é de funcionários que enxerguem os problemas empresariais como seu e se tornem responsáveis por apresentar soluções, que a resolução seja o seu próximo grande desafio.

Logo, em um ambiente colaborativo, onde todas as ideias são receptivas, e que a solução é encontrada de forma democrática, o engajamento e a cooperação da equipe ocorrem de uma forma totalmente natural.

Destacamos 3 características que são muito desejadas pelas empresas de mercado, mas não tão simples de se alcançar na prática. O incentivo à criatividade é uma alternativa que qualquer empreendedor pode buscar no ambiente de negócios para sair do tradicional e utilizá-la como ferramenta de engajamento, aprendizado e correções.

A Pacto Consultoria Jr. implementou inovações de forma muito desafiadora no ano de 2020. Por meio do trabalho remoto e de ferramentas online, conseguimos superar os empecilhos impostos pela distância e aplicamos soluções diferenciadas para o momento de crise. Se você deseja estimular a criatividade na sua empresa, entre em contato e saiba mais sobre o nosso trabalho.