Empreender no Brasil É Difícil?

empreender no Brasil

Empreender no Brasil É Difícil?

O caminho dos 40% que sobrevivem após 5 anos

Qualquer pessoa, inserida no mundo dos negócios ou não, já escutou as frases: “Empreender no Brasil é difícil”, “O Brasil é muito burocrático”, ou até mesmo “Parece que o governo não quer que empreendamos”.

Essas afirmações podem até ser verdadeiras, mas depende de quem as fala.
Mais de 60% dos empreendimentos no Brasil falem em até 5 anos. Esse dado pode ser assustador para quem está inserido na atmosfera administrativa, e até quem não pertence a ela pode ficar impactado com tamanha desistência. Segregando um pouco esse dado, o IBGE ainda nos indica o porte da empresa e sua sobrevivência depois de 5 anos:

Porte do empreendimentoTaxa de sobrevivência
Sem funcionários31,3%
1 a 9 funcionários57,8%
10 ou mais funcionários67,1%
Relação porte da empresa e taxa de sobrevivência

Muito cuidado com esses dados, não queremos chamar a atenção de uma relação direta onde “quanto mais funcionários eu tiver, melhor eu sobrevivo”, não! Na verdade, podemos analisar que quanto mais funcionários um empreendimento contrata, por mais pessoas ele é responsável, mais se motivam e não deixam a peteca cair, mais pensam em melhorias nos processos e inovações no empreendimento, e assim em diante.

Tome cuidado para não realizar um Recrutamento e Seleção à toa.
Quanto à desistência em 5 anos, tenha sempre em mente durante o rumo do seu negócio.

Como fazer um Plano de Negócios?

  • Por que você está fazendo isso? (a missão, ou propósito);
  • Onde você pretende chegar com seu negócio? (a visão);
  • Quais são suas regras inegociáveis? (seus valores).

Basicamente, tenha em mente seu Planejamento Estratégico. Ele funciona como um guia para te motivar, orientar e te dar poder de decisão quanto ao rumo diário, mensal ou até anual da sua empresa.

Além do estratégico da sua empresa, você sempre precisa ter claro o seu fluxo de caixa. Muitos empreendimentos falem por simplesmente não controlar o que entra de vendas e o que sai de taxas: investimentos, compras, contas.

Então ter uma boa planilha de Controle Financeiro vai te dar autonomia e poder de decisão quanto às finanças do seu negócio.

Você acha que os detalhes acabam por aqui? Claro que não. Não adianta nada apenas ter um bom planejamento estratégico, controlar perfeitamente seu fluxo de capital não há exposição do negócio para o mercado.

É necessário impor sua marca com um Branding forte, uma prospecção passiva bem arquitetada e saber com detalhes quem são seus clientes. Traçar personas é um ótimo jeito de fazê-lo. Enfim, análise ambiental, de concorrência e de fornecedores; Pesquisa de Mercado, dentre outras ferramentas, são partes de um Plano de Marketing.

Portanto, para empreender no Brasil e fazer parte do grupo das que prosperam após os 5 anos, tenha seu Planejamento Estratégico traçado; Controle Financeiro bem estabelecido; um Plano de Marketing bem estudado; e nunca contrate mais funcionários do que o necessário.

Estamos aqui para impactar o mercado com soluções de excelência, e esperamos que nossa próxima solução possa ser sua! Conte com a Pacto Consultoria para te auxiliar nesse processo. Agende uma reunião gratuita e alocaremos você na nossa agenda.