Matriz BCG: O que é e para que serve?

A Matriz BCG, desenvolvida por Bruce Henderson e sua equipe, tem como objetivo administrar o portfólio de produtos ou serviços de uma empresa baseado no seu desempenho no mercado e seu ciclo de vida.
Ela permite analisar e classificar os produtos da empresa e priorizar e gerenciar os esforços dedicados a cada um deles. Dessa forma, simplifica e facilita tomadas de decisão e definição de estratégias de marketing e produção da empresa.
Conhecer o ciclo de vida dos produtos é essencial para manter a empresa competitiva no mercado. É de extrema importância definir estratégias desde a introdução de um produto até seu declínio, para que eles sejam mais vantajosos possível e para evitar desperdícios futuros.

Todos os produtos passam por esse ciclo. O declínio pode ser resultado de uma falta de interesse do público no produto ou por inovações no mercado que o tornam obsoleto, entre outros fatores. E por isso, visualizar um produto que esteja entrando na fase de declínio dá a vantagem de aproveitar o final de seus resultados e se preparar para seu encerramento. Enfim, para cada uma das fases do ciclo de vida do produto, existe uma definição na Matriz. Dividida em quatro quadrantes, a Matriz BCG avalia os produtos a partir do cruzamento dos índices de participação no mercado e crescimento de mercado.

Produto Estrela: (Alta Participação no Mercado X Alto Crescimento de Mercado)

Líderes de mercado, os produtos Estrela são aqueles que estão em crescimento no seu ciclo de vida. Geram boa rentabilidade, porém demandam alto investimento, justamente pelo seu alto crescimento e falta de consolidação no mercado, eles sofrem bastante competitividade.
Dessa forma, demandam muito investimento e esforço, principalmente em marketing e publicidade.
São produtos com alto potencial e se bem administrados, os produtos estrelas, podem futuramente se tornar produtos vaca-leiteira.

Em Questionamento:
(Baixa Participação no Mercado X Alto Crescimento de Mercado)

Primeiramente, o produto em questionamento, é aquele que ainda não gera muita rentabilidade e demanda alto esforço e investimento. Devido a sua recente introdução no mercado.
Os produtos em questionamento normalmente são produtos inovadores e são essenciais para que a empresa se mantenha competitiva no mercado. A grande questão é que eles podem ser aceitos pelo público ou não.
Por isso, ao se deparar com um produto em questionamento, é importante ouvir a opinião do público e entender se ele atende as necessidades do mesmo. Caso contrário, esse produto tem chances de se tornar um abacaxi, ou seja, desperdício de esforços e recursos da empresa. Bem como, se atender ao público, é possível que se torne um produto estrela e futuramente uma vaca leiteira.

Vaca Leiteira (Alta Participação no Mercado X Baixo Crescimento de Mercado)

O produto Vaca Leiteira é um produto indispensável para as empresas. É aquele que já atingiu sua maturação e consolidação no mercado e por isso, geram boa rentabilidade e já não demandam muito investimento ou esforços para realizar suas vendas.
Normalmente os produtos Vaca Leiteira são aqueles que garantem a saúde financeira da empresa e possibilitam investimentos em inovação.

Abacaxi: (Baixa Participação no Mercado X Baixo Crescimento de Mercado)

O produto Abacaxi é aquele que chegou na fase de declínio. É o produto que não gera mais renda para empresa e resulta em desperdício de recursos.
Ao se deparar com um produto abacaxi na cartilha da empresa, é importante avaliar se vale a pena criar um plano de ação para trazê-lo de volta ao mercado ou se deve descartá-lo de vez.
Normalmente, os produtos abacaxi são aqueles que foram substituídos por produtos mais inovadores ou que já não são mais desejados pelo público, portanto insistir neles pode ser um grande prejuízo para a empresa. Dessa forma, a melhor estratégia até então para produtos Abacaxis é retirá-los da cartilha.

A importância de uma Matriz BCG para o planejamento do negócio

A Matriz BCG é uma grande aliada para gestão dos seus produtos ou serviços, pois com ela é possível entender de forma simples o ciclo de vida de cada um deles.
Muitas empresas têm o costume de se apegar ao seu produto e esquecer o real motivo pelo qual ele foi criado, que seria atender ao consumidor. Essa ideia é discutida a muito tempo, como no artigo Miopia em Marketing de Theodore Levitt, que em 1960 mostrou o risco de manter o foco da empresa em seus produtos, e não em seus clientes.
Empresas que se apegam aos seus produtos, tendem a ser vencidas por inovações e concorrentes mais atentos a necessidade do cliente. Afinal, todo produto possui um ciclo de vida, mesmo que uns mais longos que outros.
Portanto, toda vaca leiteira um dia se tornará um abacaxi.

Dessa forma, a Matriz BCG gera para aqueles que a utilizam a vantagem de poder visualizar o mais cedo possível aqueles produtos que fazem ou não sentido para seu portfólio e assim criar estratégias para lidar com eles. Dessas estratégias, principalmente:

  • Construir: investir e aumentar a participação de mercado.
  • Manter: manter sua participação no mercado e suporte ao produto
  • Colher: aproveitar ao máximo os frutos do negócio
  • Abandonar: descontinuar e remover o produto da cartilha

A Matriz BCG e a Inteligência de Mercado

Ainda assim tem dificuldade de classificar os seus produtos ou serviços na Matriz? Não sabe como definir estratégias para alavancar as vendas dos seus produtos Estrela? Não conhece seu público-alvo, ou não sabe dialogar com ele?
Para solucionar esses e outros problemas, a Pacto Consultoria oferece o serviço de Inteligência de Mercado. Através de ferramentas estratégicas como a BCG, fazemos uma análise do mercado no qual sua empresa está inserida, do seu público-alvo e dos seus produtos. Diante disso, desenvolvemos estratégias bem elaboradas e com planos de ação definidos para atingir e fidelizar clientes, aumentar vendas e se posicionar no mercado.

Outras ferramentas além da Matriz BCG

Achou as vantagens da Matriz BCG relevantes para o seu negócio? Existem outras ferramentas estratégicas que podem ser muito úteis para o desenvolvimento do Marketing da sua empresa, como por exemplo, a ferramenta 5 Forças de Porter.
Desenvolvida por Michael Porter, as 5 Forças de Porter é uma das principais ferramentas para compreensão do mercado em que uma empresa está inserida, desde seus fornecedores até seus concorrentes.

Você está querendo abrir um negócio, como também, quer entender como a ferramenta BCG pode auxiliar seu negócio no mercado, mas ainda não sabe como? O que está esperando para entrar em contato com nossa empresa e marcar uma reunião de diagnóstico de graça? Estamos a sua espera!