Motivos Para Terceirizar o Recrutamento e Seleção

recrutamento e seleção

Motivos Para Terceirizar o Recrutamento e Seleção

Por que terceirizar o Processo Seletivo?

O Recrutamento e Seleção de funcionários qualificados em uma empresa é fundamental para o desenvolvimento da organização. Isso porque é através desse processo que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo.

É evidente que a formação de boas equipes é uma postura essencial para manter o negócio com alto nível de qualidade. Sendo esse um processo de alto impacto dentro da empresa, merece muita atenção e cuidado do gestor.

O grande desafio é a condução de um processo seletivo que evite falhas, tendo em vista que a busca pela contratação de profissionais qualificados é um desafio constante para as empresas. E quando realizado de maneira errônea, pode contribuir negativamente para os resultados e a imagem da mesma perante o mercado.

Dessa forma, notamos a relevância de um processo bem estruturado de recrutamento e seleção, realizado por consultorias que terceirizam esse processo. Mas, afinal, por que você deve contratar uma empresa de consultoria ao invés de capacitar seus funcionários do setor de recursos humanos?

1. Redução de custos

Nota-se que o custo da terceirização do serviço de recrutamento e seleção é, na maioria das vezes, menor que o valor gasto com o processo de contratação presente no departamento interno de recursos humanos de uma empresa.

Isso porque, o gasto com a contratação de um pacote de serviços da consultoria é inferior ao gasto com o desenvolvimento da área de RH em uma organização. Considerando que a mesma seja capacitada a aplicar corretamente todos os processos de recrutamento e da seleção que visam uma contratação assertiva.

2. Otimização do tempo

É evidente que se dedicar à captação de talentos é uma demanda que exige muito esforço, tempo e dedicação para o setor de recursos humanos. Assim, a contratação de uma consultoria de serviços especializada em recrutamento e seleção permite que seu negócio se dedique a outras demandas do setor de RH.

Isso porque a área não precisará perder tempo com análises minuciosas de currículos e execução de entrevistas, testes e dinâmicas… Sendo apenas necessária a participação dos membros da sua empresa em reuniões com a consultoria contratada para alinhamento do perfil e dos processos desejados.

Além disso, as prestadoras desse serviço contam com processos pré definidos e organizados, fazendo o recrutamento ser mais rápido e objetivo.

Ademais, para que os membros internos do setor de RH consigam assimilar as inovações do mercado de trabalho, é necessário investir em cursos e treinamentos, o que pode retardar ainda mais o processo de contratação.

3. Modernização dos processos

Observa-se que o setor de recursos humanos deve estar alinhado com as constantes mudanças e atualizações ocorrentes no mercado de trabalho. Uma dessas alterações é o uso da tecnologia como aliada para os recrutadores, como o uso de etapas online.

Assim, percebemos a importância da contratação de uma consultoria especializada no serviço de recrutamento e seleção, tendo em vista que atualizar o setor de RH pode custar caro por exigir capacitação dos profissionais da área.

Além disso, a permanente criação de novos softwares e metodologias dificulta o acompanhamento da equipe interna com as tendências e novidades em meio a uma série de obrigações que precisam ser cumpridas.

4. Maior assertividade

A principal vantagem da terceirização do recrutamento e seleção é a certeza da captação de bons profissionais para o seu negócio. Isso, devido à qualificação e à especialização da empresa contratada.

Nota-se que uma consultoria que presta esse serviço é composta por profissionais experientes em soluções na área de Pessoas, o que permite que essas etapas sejam conduzidas de acordo com diversos conhecimentos científicos de RH, garantindo uma maior qualidade para os resultados.

Ademais, o fato da consultoria contratada ser experiente no assunto, faz com que ela tenha um posicionamento imparcial que vai além da cultura do empreendimento, possibilitando que a definição de funcionários seja mais eficaz, focada nas aptidões necessárias no desenho do cargo e sem análises tendenciosas.

Finalmente, observa-se que uma empresa especializada em recrutamento tem um processo específico e minucioso de análise dos concorrentes. Os fornecedores do serviço aplicam filtros e fazem pesquisas aprofundadas dos currículos, históricos, personalidades e competências dos talentos.

Tal comportamento é essencial para uma empresa, pois realizar uma contratação equivocada pode trazer muitos prejuízos, tendo em vista que pode acarretar em um aumento de gastos com um novo processo de seleção.

Dessa forma, apostar nessa forma de contratação é um diferencial que traz benefícios a curto e médio prazo para a sua organização, agregando mais valor para o setor de RH.

5. Foco na parte estratégica

É notório que as empresas atualmente necessitam de um posicionamento mais estratégico do setor de recursos humanos. Isso porque o foco nos objetivos estratégicos é uma das principais formas de otimizar recursos dentro de uma empresa.

Dessa forma, diminuirá as demandas de atividades operacionais, como a aplicação de testes e entrevistas, realizadas pelo departamento pessoal, e permitirá o direcionamento de seus esforços com a intenção de fortalecer o papel estratégico do RH.

Quer recrutar funcionários qualificados e desenvolver sua empresa? A Pacto Consultoria tem mais de 20 anos de experiência e pode te ajudar.