O Impacto das Vendas Online no Contexto Atual

Vendas online

O impacto das vendas online no contexto atual

Nos primórdios das vendas Online no Brasil, foram estabelecidas uma associação de incertezas por inúmeras razões, entre elas a desconfiança em assegurar dados de cartões de créditos a diversos sites, ao número de revendedores de importados sem credibilidade e o tempo de espera do produto chegar às casas das pessoas.

Com o passar do tempo, podemos hoje concluir que essa década ficou marcada por um boom do e-commerce. O foco do comércio Online derrubou uma barreira de apenas comercializar itens tecnológicos e passou a envolver tudo e qualquer produto. 

Um grande exemplo extrapolar barreiras quando se trata da venda de produtos é o empresário estadunidense que fundou a empresa que a pouco tempo superou as grandiosas Google e Apple, sendo hoje a empresa mais valiosa do mundo. Jeff Bezos atualmente obtém o título de homem mais rico do planeta, tendo hoje uma fortuna estimada em US$131 BILHÕES. O Norte Americano é sempre mencionado quando se fala de varejo, especificamente o Online, a Amazon que inicialmente trabalhava com o e-commerce de livros, hoje oferece não só produtos, mas serviços dos mais diversos, tal qual o marketplace da Amazon Go. O comercial da empresa é símbolo de uma união de proatividade, inteligência, visão de negócio, customer experience e principalmente inovação. 

A situação que nos encontramos hoje, onde o isolamento social passou a ser uma necessidade, inevitavelmente fomos forçados a pensar em alternativas para o consumo da população. A princípio foram os aplicativos e sites que trabalham com os chamados bens essenciais, então apps, como IFOOD, UBEREATS E RAPPI, que trabalham com mercados, restaurantes, farmácias, hortifrutis, entre outros foram os primeiros a se beneficiarem do atual momento vivido. Em seguida, as grandes varejistas como Lojas Americanas e Magazine Luiza contornaram a crise possibilitando que pequenas empresas utilizassem de suas plataformas, devido a gigante notoriedade das mesmas, para venderem seus produtos. Ação esta que beneficia tanto o pequeno empreendedor quanto os grandes lojistas. 

Introduzir um produto ou serviço nessas plataformas tem se comprovado a cada dia ser benéfico aos empreendedores. 

É importante também falar da USER EXPERIENCE, que nesse contexto abordado nada mais é que a forma de como qualquer usuário interage no seu negócio. É pensar em aspectos como utilidade, facilidade de uso e prazer do cliente perante o seu produto/serviço. Avaliar e estudar esses fatores também é uma das funções de um comercial vivo e produtivo. As grandes plataformas hoje acabam sendo responsáveis por pensar nessas questões, e colocá-las em prática e claramente, proporcionar isso aos consumidores. 

Em todos esses exemplos que eu citei só foram cases de sucessos graças ao comercial diferenciado, engajado e criativo. Atuar e fazer a diferença dentro do e-commerce é uma tarefa árdua, mas com esses elementos citados, é sim possível fazer a diferença dentro desse meio. E é isso que algumas empresas já vem trabalhando, para se tornarem referências, darem aos cliente o que eles realmente precisam, não apenas se tratando de mercadoria ou prestação de serviço, mas também pensar e estruturar o melhor processo de ponta a ponta. 

Agora diz pra gente, já parou pra pensar no comercial desta forma? O que o seu negócio tem feito de diferente para se destacar em meio a multidão? Se ajudamos a você a reconhecer a potência de um comercial forte e ativo, entre em contato conosco e marque uma reunião

Siga a Pacto Consultoria Jr. no Instagram e Linkedin para mais conteúdo como esses!