O Medo e o Empreendedorismo

O Perfil do Empreendedor

Uma ótima definição para empreendedorismo é a disposição ou a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios. Ela não exclui o intra-empreendedor e presta uma boa noção ao agente idealizador.

O empreendedor é ávido e possui uma característica marcante, a proatividade. Mas quais são os possíveis resultados para esses indivíduos?

O sucesso e o fracasso são as variáveis a se considerar, contudo, uma realmente exclui a outra? Quem não conhece Walt Disney? No início de sua carreira, Disney trabalhava em um jornal em Nova Iorque, entretanto, foi demitido por “falta de criatividade”.

Mesmo com uma condição tão negativa, ele não desistiu de sua carreira, se manteve idealizador e buscou trabalhar sempre para a realização de seus sonhos.

Em contraste com a matemática, no empreendedorismo 2 + 2 nem sempre são 4. Na prática, os resultados anteriores são providenciais para as próximas tentativas. A coragem exigida para se aventurar em um novo projeto, principalmente após uma falha, é enorme. Falhar pode nos tornar conservadores, desconfiados até de nós mesmos.

Contudo, o desafio de tornar um sonho realidade não pode ser impedido pelo receio, se estiver como medo, enfrente-o. “Vença os monstros dentro do armário” durante o árduo caminho a ser trilhado para um novo sucesso, pois todo o esforço é reconhecido, mesmo que não da forma esperada.

Independente dos problemas existentes, a possibilidade de êxito é o principal combustível para tornar um projeto real. O homem é movido por resultados, em geral, buscando sempre obter realizações melhores e maiores.

Para alcançar esses novos patamares é necessário um longo caminho, repleto de barreiras e complicações que servirão como aprendizado para superar problemas futuros.

Ser empreendedor é lidar com riscos e inovação, momentos de sucesso e também quedas bruscas no seu cotidiano. Não há como medir uma história apenas por um fragmento dela, seja ele positivo ou negativo.

Os erros e acertos nos acompanham por toda nossa jornada e dizem muito sobre quem somos, então arrisque-se independente do medo, pois momentos de sucesso tornam todo o esforço válido.