Ferramenta estratégica voltada para inovação
O oceano azul é uma estratégia de negócio inventada pela norte-americana Renée Mauborgne e o coreano W. Chan Kim, que tem como objetivo explorar um mercado ainda não descoberto, focando na inovação e diferenciação dos produtos/serviços ofertados aos seus clientes. Nesse sentido, grandes empresas como Cirque du Soleil, Uber e Casas Bahias já navegaram pelo oceano azul para alcançarem o sucesso. E você, está pronto para navegar por esse Oceano azul lucrativo?
É possível traçar a essa estratégia com diversas ferramentas. Uma das mais importantes é a matriz de avaliação de valor, muito usada aqui dentro da Pacto Consultoria Jr. para traçarmos a análise de concorrência de nossos clientes. Essa estratégia é desenvolvida a partir de um gráfico, no qual consideramos valores de “1 a 5” ou “alto e baixo”. Posteriormente, escrevemos todos os tópicos comparando as empresas concorrentes, e a de nossos clientes, que estará futuramente em um oceano azul.
Dessa forma, após identificarmos todos os tópicos que serão comparados, é feita a análise do valor de cada empresa. Como resultado, o objetivo principal, observar como a nossa empresa se diferencia do oceano vermelho, tornando a concorrência irrelevante e entrando em um oceano com água azul lucrativa.
Nesse sentido, como podemos ver no gráfico, o Cirque du Soleil apresenta inovações que agregam um alto valor em relação aos circos comparados. Observe o gráfico abaixo.
Essa estratégia é imprescindível para empreendedores que querem entrar e sobreviver nesse mercado tão disputado atualmente. A principal funcionalidade dessa estratégia é a saída do oceano vermelho, na qual está inserida a maioria das empresas do mercado. Bem como auxiliar no melhor caminho a seguir para evitar competições. Diversas empresas já navegaram nesse oceano, um dos casos mais famosos é a do Cirque du Soleil.
A empresa canadense adotou a estratégia e decidiu inovar o mercado circense. Ela uniu a apresentação do teatro com o espetáculo do circo, logo depois eliminou as apresentações com animais, que demandava mais dinheiro e gerava uma repercussão negativa, além de adotar um vasto repertório do espetáculo, com o intuito de não haver repetições nas apresentações. Como resultado, navegaram no oceano azul por muito tempo e tornaram-se a maior companhia circense do mundo, pois conseguiram entrar em um mercado que não existia concorrência.
Outra grande ferramenta estratégica é o modelo das quatro ações. Esse plano consiste basicamente em responder quatro perguntas que vão nos auxiliar a encontrar o oceano azul dentro da nossa empresa:
Logo depois de respondermos, traçamos um quadro de matriz com as nossas respostas para fazermos o plano de ação que nos levará ao oceano azul. Observe no gráfico abaixo.
Empreender não é fácil, mas a Pacto Consultoria Jr. pode ser a sua bússola para uma navegação tranquila em um oceano azul lucrativo. Entre em contato com a gente e marque uma reunião de diagnóstico gratuita!