Personal Branding: Gestão de Imagem Pessoal

personal branding

Personal Branding: Gestão de Imagem Pessoal

Você conhece o Personal Branding?

Apesar de ser algo totalmente necessário, diversas pessoas não sabem o que é e não sabem como se aproveitar desse mecanismo. Personal Branding nada mais é que a gestão de marca pessoal, comportando e posicionando-se da maneira que seja compreendida por quem você é e pelo que tem a apresentar. É por meio dela que são comercializadas as pessoas em si e suas carreiras, a fim de incentivar outras pessoas a te promoverem no mercado de trabalho. Pode-se dizer também que é a sua reputação, aquilo que as pessoas falam de você quando não está por perto.

De acordo com a estrategista em Branding Pessoal, Juliana Saldanha, existe uma diferença entre Personal Branding e Marketing Pessoal, na qual o Marketing se concentra na forma como a marca atinge e se comunica com o mercado, enquanto o Branding concentra-se na definição da sua essência e filosofia a longo prazo. Ou seja, o Personal Branding é um retorno emocional de alguém ou uma marca e o Marketing Pessoal é metodologia de agradar e cumprir as necessidades do cliente, estando assim inserido no Personal Branding.

Abaixo seguem conselhos para otimização de sua marca pessoal: 

  • pense em você sendo uma marca e com isso seja o CEO da mesma, investindo em estratégias e comunicação;
  • tente se associar a marcas fortes no intuito de elevar sua marca pessoal;
  • defina seus objetivos, sendo um deles qual seria o principal valor que deseja ser lembrado;
  • determine uma persona, por quem quer ser lembrado;
  • crie um bom storytelling e conte sua história de maneira genuína;
  • se faça presente nas redes sociais;
  • é interessante ter um site/blog pessoal onde você tenha liberdade para produzir conteúdos de valor para seus clientes ou pessoas da área.

É determinante que você esteja a todo tempo atualizado às novas tendências do seu ramo e que sempre tente se reinventar e se inovar para obter uma carreira promissora.

Como a gestão de imagem pessoal pode impactar sua carreira

Não existe questionamento quando se afirma que a primeira impressão quando você conhece alguém é a que fica. Tal questão é respaldada por psicólogos e estudos apontam que nesse curto período é possível avaliar quanto à personalidade, à situação financeira e ao nível de sucesso de alguém. Como todos sabem, ter uma boa imagem é fundamental, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. 

Seguem algumas dicas para alcançar uma postura exemplar!

ZELE POR SUA APARÊNCIA

Preocupar-se com a aparência está longe de ser algo fútil, pois é por meio dela que se causa uma agradável impressão. 

  • esteja sempre com cabelos limpos e barba feita(caso tenha);
  • mantenha suas unhas de tamanho uniforme e limpas;
  • análise como é o ambiente que irá antes de escolher suas roupas, adequando-se, assim, ao tipo de formalidade que o local exige ;

SEJA ÉTICO

Tenha como um princípio ser uma pessoa ética. Além de ser uma característica procurada no mercado de trabalho, ela é crucial para um bom relacionamento pessoal e profissional.

  • Atente-se à não falar sobre assuntos confidenciais;
  • Preserve uma imagem honesta e prestativa;
  • Indague-se e policie-se para que você esteja sempre dentro dos padrões da empresa.

PONDERE SEU COMPORTAMENTO

Quando falamos de comportamento há várias pequenas condutas que influenciam para contribuir nossa imagem pessoal, tanto para o bem quanto para o mal.

  • Seja educado ao falar, sem ser agressivo ou defensivo;
  • Espere seu momento, nunca interrompa pessoas e não seja inconveniente.
  • Suas expressões verbais podem trazer descredibilidade para os ouvintes, portanto não utilize gírias.
  • Preste atenção ao comportamento corporal, atraia atenção pela discrição e bom gosto. Mantendo um traje ideal e cuidados com a higiene.
  • Tenha seriedade e passe confiança.

TENHA PONTUALIDADE E CONCENTRAÇÃO

Às vezes, por conta da ansiedade, saímos do foco e a fim de evitar isso, tenha seus objetivos bem claros.

  • Cumpra os horários predeterminados, a pontualidade é algo bem visto pela empresa;
  • Para não perder a determinação, faça uma lista de metas e como deseja alcançá-las.

DEMONSTRE CONFIANÇA

Para essa etapa é necessário entender que não é possível passar confiança se você não ter total conhecimento do que está falando.

  • Conheça todos os procedimentos do projeto;
  • Busque estar sempre se informando sobre novas atualizações da sua área;
  • Caso você não saiba  o que o cliente deseja, diga que procurará sobre e responderá o mais rápido que puder.  

REDES SOCIAIS: COMO UTILIZÁ-LAS?

Devido a sociedade conectada do século XXI, ter cuidado é primordial para se prevenir de problemas. As redes sociais revelam características da postura de alguém e dependendo como é sua presença online, podem ser mal vistas. Na internet, não existe privacidade nem ´regras´, podendo-se achar, uma piada, frases com cunho preconceituoso ou uma foto polêmica que é capaz de gerar um grande desvalorização da sua carreira.

Por conta da utilização demasiada das redes sociais, é difícil desvencilhar a imagem pessoal e profissional, podendo arruinar aqueles que não sabem como alinhar as duas. Possivelmente, você já ficou sabendo de alguém que postou ou compartilhou atrocidades e que acabou tendo sua imagem totalmente manchada. Tenha em mente que é bem arriscado alguém publicar nestes espaços, falando mal ou reclamando da instituição em que trabalha, contar intimidades pessoais ou até mentir.

Esses ´posts´ afetam seu âmbito profissional, pois as empresas além de procurar pessoas talentosas em suas áreas, prezam por indivíduos que correspondem aos mesmos valores que ela. Devido a tal fato, quando essas publicações são achadas por parceiros ou clientes, relaciona-se ao negócio e é possível que destrua a imagem da mesma.

Seguem dicas de como usar as redes sociais a seu favor:
  • E-mail: é uma ferramenta extremamente utilizada no ambiente corporativo, usa-se com uma leve informalidade, para assim criar uma relação de proximidade com o outro. Atente-se para não ser antiprofissional.
  • Linkedin: funciona como um currículo online, no qual é possível citar todas suas experiências, competências, participações em projetos. Também é usado para consumir conteúdo voltado para sua área profissional, conectando com pessoas e desenvolvendo seu networking.
  • Instagram/Facebook: apesar de ser uma ferramenta mais pessoal, pode ser manuseado também para o profissional. São nessas redes sociais que deve-se prestar mais atenção as publicações, pois ocorrem diversos casos de demissão e advertências por conta de condutas inapropriadas na internet. 
  • Lembre-se que você não será o único prejudicado já que sua imagem  está associado ao da empresa;
  • Escolha fotos de perfil que deem para ver seu rosto claramente;
  • Não faça comentários sobre a empresa que trabalha nem dos clientes.

Mesmo que você não adicione pessoas do seu trabalho, é importante ser cauteloso. Os danos feitos nas redes sociais podem se tornar irreversíveis e sua imagem no mercado de trabalho pode ser manchada. Você é o que você digita e posta também! Aproveite esses recursos para atrair admirados e não para lesionar sua reputação.