Planejamento Estratégico: Aonde Você Quer Chegar

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Onde Você Está e Aonde Quer Chegar

O Planejamento Estratégico é uma prática de grande importância, que se baseia num estudo profundo da organização através de diversos ângulos. 

É um processo contínuo de criação e implementação de estratégias, que visam aumentar a eficácia organizacional, definir uma direção para a empresa e orientá-la a atingir seus objetivos.

Não existe uma situação certa para fazer um Planejamento Estratégico, já que a empresa, em seus diversos momentos, sejam eles bons ou ruins, sempre deverá definir qual caminho seguir.

Por exemplo, uma organização em constante crescimento se utilizará de estratégias para gerar mais valor aos clientes e aos acionistas. Já uma empresa que busca um reposicionamento no mercado buscará estratégias para aprimorar ou adaptar seu modelo de negócio existente.

Quando observamos a necessidade de se realizar um Planejamento Estratégico, existem diversas metodologias que podem auxiliar no desenvolvimento das estratégias para sua empresa. Contudo, independente do método, alguns pontos necessitam ser avaliados. 

O primeiro deles é definir onde você está, ou seja, realizar uma avaliação da estratégia atual. Qual é a realidade do seu negócio no momento? Qual a função e o caminho que a empresa está seguindo? Como é a realidade da concorrência e do mercado ao seu redor? Para auxiliar nessa avaliação, utilize-se da Análise SWOT ou FOFA. Nela você analisa as forças, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças da sua organização.

O próximo passo é definir aonde você quer chegar. De que forma sua empresa será vista e reconhecida? Qual será o objetivo da sua empresa e sua nova direção? Caso sua empresa esteja começando ou passando por uma restruturação, é nesse momento que serão definidos missão, visão e valores da organização, que servirão de base para a definição de todas as estratégias adotadas posteriormente. Vamos aos conceitos:

  • Missão: é o objetivo que fundamenta a empresa, sua razão de ser, traduz sua finalidade e consiste na definição de seus fins estratégicos gerais. Por exemplo, a missão da Google é “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”
  • Visão: é o futuro desejado e alinhado com as aspirações da organização. Algo que ainda não se possui, um sonho que pode vir a ser real. A visão da Ambev, por exemplo, é “ser a melhor empresa de bebidas do mundo, unindo as pessoas por um mundo melhor”
  • Valores: conjunto de sentimentos que estruturam ou pretendem estruturar a cultura organizacional e as práticas de uma empresa. Eles representam os princípios que informam como as pessoas devem reger seus comportamentos na organização. Um dos valores da Coca-Cola é “liderança: esforçar-se para construir um futuro melhor”

Implementando um Planejamento Estratégico

É de extrema importância estar sempre acompanhando a implementação, para avaliar a necessidade de rever alguma estratégia, seja devido à sua ineficiência ou devido a uma mudança no ambiente externo, que está fora do controle da empresa.

Depois de realizada uma análise dos ambiente interno e externo e definidos missão, visão e valores, chega o momento de definir as estratégias, que precisam ser traduzidas em planos e projetos específicos. É preciso especificar quais objetivos deverão ser atingidos por cada estratégia e como serão atingidos, quais são os recursos necessários para implementá-las, os obstáculos a serem superados, as responsabilidades e os prazos (quem fará e quando), além do retorno esperado sobre o investimento.

Analise sua eficácia através de métricas e indicadores definidos previamente, e conte com o auxílio de ferramentas, como o “Balanced Score Card”, que te ajudará a monitorar e acompanhar sua visão estratégica inicial.

Sabemos que um planejamento estratégico completo requer muito esforço e dedicação, mas se feito com qualidade, formará o caminho para a conquista de todos os objetivos da sua empresa.

Organizações que conseguem eficiência em todos os seus planos e práticas, abandonam estratégias equivocadas com facilidade e traçam novos rumos, aproveitando boas oportunidades, formando grandes líderes e criando os melhores resultados possíveis.

Por fim, lembramos a todos vocês que a Pacto Consultoria presta esse tipo de serviço e com qualidade garantida, além de um preço abaixo do mercado. Confira esse e nossos outros serviços aqui.

“O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial, que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente.”
Kotler, 1992

“O Planejamento Estratégico não opera com decisões futuras, mas com o futuro das decisões atuais.”
Peter Drucker