Qual o Diferencial do Seu Negócio?

diferencial do seu negócio

Qual o Diferencial do Seu Negócio?

Saberia responder com convicção?

O fato é que o ato de identificar as vantagens competitivas pode não ser tão simples, dúvidas podem surgir, inclusive achar que é irrelevante conhecer o diferencial de um serviço, ideia, produto ou negócio.

Com a constante mudança do mercado, o diferencial pode ser superado a qualquer momento. Ou ainda, não ter mais o mesmo significado para o consumidor. A identificação e a construção sob a égide de inovações empreendedoras é o caminho mais assertivo.

Para que se entenda é essencial conhecer profundamente as qualidades e as fraquezas, a partir da observação da própria realidade do empreendimento. Sobretudo saber os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.

Para isso, você pode aprender melhor Como realizar uma Análise de Concorrência de forma assertiva.

Em um mundo cada vez mais bem informado e de cultura seletiva é pouco provável que uma empresa não possua concorrência. As pessoas têm inúmeras opções e conhecimentos dos produtos ou serviços que desejam consumir. Podemos olhar como um impulso competitivo ou uma oportunidade, onde o empreendedor pode criar estratégias que garantem o seu crescimento exponencial.

Vale destacar as descobertas realizadas no ramo da beleza

Certamente, muitos já ouviram falar da trajetória de vida de Heloisa Assis, conhecida como Zica, fundadora do Instituto Beleza Natural. O processo para construir o seu diferencial foi a partir da própria necessidade, a de não querer continuar alisando suas madeixas.

Assim, ter um produto que não só alisasse o cabelo, mas também tratasse e o deixasse mais maleável, permitiu a criação do Beleza Natural, com enfoque e lançamento de uma nova tendência.

A grande diferença deste salão para os demais foi uma particularidade para o cabelo crespo, que ainda não havia sido explorado, uma incrível inovação que mudou a vida de milhares de mulheres.

A expertise nos negócios adquirida com base nos conhecimentos e habilidades resultando de experiência prática tem a capacidade de satisfazer as expectativas dos clientes, de acordo o propósito do negócio. Sendo assim, o movimento para se destacar e ganhar visibilidade na atuação produz competitividade.

O valor que você gera para a vida das pessoas já demonstra a sua capacidade eficaz em relação aos outros. E aqui não estamos falando de preço, atendimento ou logística. Mas, o desenvolvimento de um método ou criação de um padrão de algum processo de qualidade com um conceito sustentável e difícil de ser reproduzido, com preço e atendimento singular, por exemplo.

7 orientações para consolidar o diferencial do seu negócio

  1. Conhecer o segmento de mercado;
  2. Resolver um problema;
  3. Ser protagonista;
  4. Criar dependência e fidelidade;
  5. Transmitir uma experiência – ser intangível;
  6. Ter atitude e ideias inovadoras;
  7. Construir uma equipe de alto desempenho.

A busca pelo diferencial deve fazer parte do cotidiano de todos os envolvidos. Não se trata de uma “receita de bolo”, mas de avaliar e pesquisar as vantagens em relação aos demais do mesmo segmento. Além disso, não importa se é ou não uma descoberta fenomenal, mesmo as características triviais podem fazer o negócio ser referência para os consumidores e decolar no bairro e na cidade.

E agora? Sabe qual o diferencial do seu negócio e quer investir nele? Que tal ganhar uma ajuda gratuita em uma conversa com um especialista para ver outros problemas que te impede de crescer mais rápido? 

Entre em contato conosco e permita que a Pacto Consultoria te ajude a se destacar no mercado!