#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Organização #Pessoas

Por que manter um bom clima organizacional é tão importante?

Hoje falaremos um pouco de algo que é fundamental para o seu sucesso empresarial: manter um bom clima organizacional no empreendimento. Mas então, por que isso é tão importante, Pacto? Poderíamos listar algumas coisas que são fundamentais para o crescimento do negócio, como: planejamento estratégico, financeiro e plano de marketing. Por outro lado, existem outras […]

Por Beatriz Tavares

Por que manter um bom clima organizacional é tão importante?

Hoje falaremos um pouco de algo que é fundamental para o seu sucesso empresarial: manter um bom clima organizacional no empreendimento.

Mas então, por que isso é tão importante, Pacto? Poderíamos listar algumas coisas que são fundamentais para o crescimento do negócio, como: planejamento estratégico, financeiro e plano de marketing. Por outro lado, existem outras coisas que também são essenciais, como: persistência do empreendedor, colaboradores leais, espírito de equipe e um bom clima organizacional. E é sobre esse último que vamos falar hoje!

Manter um bom clima organizacional parece complicado demais à primeira vista. Contudo, tenha em mente que ele é apenas a manutenção de algo que deve estar sólido.

Vamos entender de forma prática!

Utilizaremos uma metáfora para explicar melhor. Primeiro, pense que o dia a dia na sua empresa é como a construção de um prédio. Nele, as regras, normas e cultura representam o solo onde o prédio será construído se o empreendimento não possui regras claras, normas adaptadas para a empresa em questão e cultura pouco praticada, o solo não é firme para receber uma construção. Então o dia a dia dos colaboradores ficará desgovernado, eles não saberão como se vestir ou portar e ninguém saberá quais são seus deveres e direitos. Uma verdadeira bagunça! Não podemos contar com isso, certo?

Ótimo, agora que o solo já está sólido, podemos passar para a construção do prédio. Obras não podem ser abandonadas ao relento, só porque a base é confiável. Prédios precisam de reparos constantes (tanto na base, como no topo) e precisamos ficar atentos com isso. Saber adaptar é o primeiro passo para manter o bom clima organizacional da empresa. Então fique de olho nos novos costumes, dress code, dias de folga e confraternizações que podem ocorrer. A seguir, vamos comentar algumas dicas que podem te ajudar nesse processo de reparos:

Ouvir a opinião da equipe

Trabalhar com mais de uma pessoa faz do trabalho em equipe algo essencial para a manutenção do bom clima organizacional no empreendimento. Com isso, aja com paciência, empatia, valorizando a opinião de todos e  reconhecendo o trabalho realizado,  assim, os colaboradores ficarão mais felizes e satisfeitos.

Defina metas alcançáveis com sua equipe

Ser o chefe não significa só estabelecer metas e delegá-las. Essa posição exige o cuidado para alinhá-las com a equipe e a avaliação da possibilidade de alcance com o time. Dessa maneira, os colaboradores ficarão entusiasmados, já que fizeram parte da decisão. Além disso, colocar a meta em um lugar visível para todos, separar em pequenos objetivos diários irá engajar a equipe a concluir cada um deles.

Promova bom relacionamento

Dessa maneira, após falar sobre definição de metas, falaremos sobre promover bons relacionamentos na empresa. Esse aspecto está diretamente relacionado ao bom clima. Se os colaboradores possuem relacionamentos saudáveis entre si e com o seu superior, fica mais fácil tornar o clima organizacional leve e descontraído. Além do trabalho fluir melhor.

Conclusão

Assim, como pudemos perceber, existem muitos aspectos ligados ao bom clima organizacional e a sua maioria se dá no dia a dia da empresa. Mas se esse conceito estiver enraizado na cultura organizacional, menos esforço será necessário para manter isso. Tudo isso sendo praticado em sua empresa e mesmo assim alguma coisa não está agradando, talvez seja o caso de realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional! Mas não se preocupe, tem jeito. Que tal começar a aplicar essas mudanças hoje?

Quer saber mais sobre clima organizacional e diversos outros assuntos relacionados ao empreendedorismo? Se inscreva na nossa Newsletter, basta clicar na imagem a seguir!

VEJA TAMBÉM

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico

Por Evelyn Gavinho

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo
#Blog #Dicas #Organização

Por Rhaianny Vilar

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio
#Dicas #Economia #Empreendedorismo #Financeiro

Por Gustavo Machado

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio

CONTEÚDO ONLINE

Instagram
Facebook
LinkedIn
LinkedIn