#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Marketing

Brand equity: a importância da marca que você deixa nos seus clientes

A princípio, no que tange Brand equity, Apple, Coca Cola e Havaianas são alguns exemplos de marcas que constantemente estamos associando a qualidade, correto? E por qualidade, algumas vezes, estamos dispostos a pagar um pouco a mais do que pagaríamos em um produto similar de outra marca. A qualidade, na verdade, é um valor agregado […]

Por Bárbara Barcelos

Brand equity: a importância da marca que você deixa nos seus clientes

A princípio, no que tange Brand equity, Apple, Coca Cola e Havaianas são alguns exemplos de marcas que constantemente estamos associando a qualidade, correto? E por qualidade, algumas vezes, estamos dispostos a pagar um pouco a mais do que pagaríamos em um produto similar de outra marca. A qualidade, na verdade, é um valor agregado ao produto fazendo-o ficar mais caro. Mas e se essa percepção de qualidade fosse, muitas vezes, um excelente trabalho de marketing?

O que é a Brand equity?

Ele consiste, sobretudo, no valor agregado a um produto ou serviço pela força de uma marca. Ou seja, é a maneira como os consumidores se sentem e o como encaram a marca e, consequentemente, como isso afeta as atividades da empresa. Com isso surge uma dúvida: Como posso medir a Brand Equity da minha empresa? Pela definição podemos ver que é algo intangível e, por isso, os critérios para avaliar não são concretos.

Importância e os benefícios da Brand Equity

A Brand Equity se destaca, principalmente, pela importância no ganho de consumidores e a fidelização de clientes gerando uma receita maior e, consequentemente, maior lucro. Essa fidelização gera uma base de clientes ativa e recorrente, o que ajuda a alavancar as finanças do negócio.
Além disso, ainda podemos enumerar o aumento no LTV (LifeTime Value), o poder de influência no mercado tendo vantagem competitiva entre outras empresas do mesmo segmento e conseguir vender mais caro o seu produto comparativamente ao produto similar da concorrência devido a força da sua marca, entre outras. Tudo isso gera uma boa vantagem competitiva. Você pode aprender mais sobre qual o diferencial do seu negócio.

Como utilizar essa estratégia

Para gerar Brand Equity você deve ter uma estratégia bem definida e alinhada, pense em um passo a passo de como entrar no mercado conquistando uma boa participação e fazendo com que a sua marca seja competitiva. Depois gere conhecimento de marca para que seu negócio fique conhecido, podemos relacionar esse conhecimento a Gilette e o Bombril. Nesse sentido, quando você fala com alguém sobre esses produtos você geralmente não se refere a lâmina de barbear e palha de aço, mas sim as marcas.

Em seguida, comunique bem sua mensagem com o seu público, gerando mensagens consistentes. Além disso, zele pela boa imagem da sua empresa.
Dessa maneira, hoje a internet facilitou a criação da imagem devido a comunicação rápida, mas da mesma forma essa imagem pode ser destruída por qualquer descuido, se não tiver um bom gerenciamento de crise, o que foi o caso de empresas como a Coca Cola e Unilever que estiveram envolvidas com escândalos de contaminação em seus produtos, mas deram a volta por cima.
Dessa forma, alinhe seu time para que eles possam tomar boas decisões no dia a dia e conduzir bem a empresa e, consequentemente, satisfazer seu cliente.

Por fim, defina sua proposta de valor focando nos seus diferenciais de mercado. Lembre-se que as compras muitas vezes são feitas na emoção. Nesse sentido, faça estratégias voltadas para esse ponto, além de contratar pessoas éticas que vão contribuir para a boa imagem da empresa. A Pacto já vem colocando em prática essa estratégia já que um dos nossos objetivos é ser reconhecida como uma empresa de sucesso e sinônimo de serviços de qualidade.

Brand Equity no meio digital

É necessário ser uma marca ativa no mundo virtual, isso porque estima-se que 75% dos gastos em marketing será no marketing digital. Por isso, ele se torna um aliado porque torna a marca mais conhecida na internet, trazendo um bom retorno. Entretanto, o foco deve ser a experiência que o cliente tem com o produto. Essa junção do marketing digital com o Brand Equity, tem como função aliar as soluções necessárias para o cliente através da divulgação da marca. Isso traz maior engajamento e interesse na marca, consequentemente mais lucro.
Portanto, busque uma identificação com seu público através de mensagens fortes, fortaleça a comunicação além disso escolher a mídia digital correta para estar atingindo realmente o público que você planejou. Utilize o canal de forma habitual, não deixe muito tempo parado, mas tenha o cuidado para ser algo mais leve e não maçante para o público.

Gostaria de ter soluções inovadoras para os diversos setores da sua empresa? Entre em contato com a gente e marque uma reunião de diagnóstico gratuita.

VEJA TAMBÉM

Dicas de organização financeira para seu negócio
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro

Por Roberto Lourenço

Dicas de organização financeira para seu negócio

Como dar e receber um Feedback
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Pessoas #Processos

Por Roberto Lourenço

Como dar e receber um Feedback

O Impacto da Persona nas suas Estratégias de Marketing
#Blog #Comercial #Estratégico #Inovação #Marketing #Pessoas

Por Roberto Lourenço

O Impacto da Persona nas suas Estratégias de Marketing

CONTEÚDO ONLINE