#Economia #Empreendedorismo #Estratégico

Como a ineficácia do controle de dados pode sabotar suas vendas?

Uma baixa nas vendas é um tema que tira o sono de qualquer empreendedor. Mas se a gente disser que o que pode estar causando isso é a falta de um controle de dados internos? Quando este controle é ineficaz, o empreendedor precisa tomar decisões no escuro. Isso aumenta os riscos de decisões ruins ou […]

Por Camille Vieira

Como a ineficácia do controle de dados pode sabotar suas vendas?

Uma baixa nas vendas é um tema que tira o sono de qualquer empreendedor. Mas se a gente disser que o que pode estar causando isso é a falta de um controle de dados internos?

Quando este controle é ineficaz, o empreendedor precisa tomar decisões no escuro. Isso aumenta os riscos de decisões ruins ou precipitadas, que podem impactar diretamente nas suas vendas.

Quer descobrir como ter um controle efetivo dos dados da sua empresa de uma forma simples? Então leia esse post!

Para começar, o que são dados?

Dados são informações ainda em sua forma bruta, ou seja, antes de serem analisadas ou classificadas, é a partir deles que podemos compreender melhor sobre o negócio, mercado e clientes. Para exemplificar temos o seguinte dado: “100 bolos de chocolate”, a informação está bruta, certo?

Apenas olhando para esses dados não é possível chegar a nenhuma conclusão, para isso é necessário o que chamamos de “tratamento” e análise de dados. Dependendo da sua análise, “100 bolos de chocolate” pode significar a quantidade de bolos vendidos por por semana na sua loja ou a quantidade de bolos que sobraram no estoque ao final do mês.


Quando você tem um controle de dados efetivo na sua empresa, você tem muito mais conhecimento sobre os processos internos, desde aquisição de matéria prima, controle de estoque, fluxo de caixa, até o nível de satisfação dos clientes. Por isso fica muito mais fácil tomar uma decisão, afinal, você já tem todas as informações necessárias para um direcionamento mais assertivo, além de insights sobre novas oportunidades dentro do seu negócio.

Como saber quais dados são mais relevantes?

Primeiramente, é necessário compreender que objetivos e dados caminham juntos, os dados mais relevantes serão aqueles que ajudarão a chegar nas metas traçadas. Por exemplo: o número de clientes que realiza o pagamento por cartão de crédito no seu estabelecimento é relevante?

Depende, você está pensando em alterar os métodos de pagamento ou trazer descontos para incentivar o uso do método de pagamento x ou y? Se esse não for o seu caso, talvez não faça muito sentido se preocupar com essa informação agora. Isso não significa que este dado seja menos importante que outro, apenas os graus de prioridade são diferentes. 

Para ficar mais claro, vamos pensar no seguinte exemplo: Ana tem uma loja de bolos e decidiu fazer alterações no seu cardápio, para isso ela precisa saber quais bolos são os mais vendidos, os menos vendidos e qual o custo de produção de cada um deles. Por que ela precisa desses dados?

Simples, imagine que o bolo de chocolate é o mais vendido na loja, se ela tirar esse sabor do cardápio vai ser um tiro no pé, né? Por isso ela precisa ter um controle efetivo sobre os dados relacionados aos produtos vendidos, dessa forma, Ana poderá tomar decisões muito mais precisas.


É importante ressaltar que um controle de dados ineficiente pode ocasionar tomadas de decisão erradas ou precipitadas, por isso sempre se deve olhar para os dados e não achismos.

Às vezes temos uma interpretação mais superficial e a tomada de decisão fica na base do “eu acho”, isso acaba sendo perigoso pois não tem uma base lógica nem exata. Por isso a importância de adicionar tudo a uma planilha sempre! 

O passo a passo para decidir quais os dados mais relevantes:
1. Traçar o seu objetivo;
2. Coletar os dados importantes a serem analisados;
3. Analisar os dados;
4. Criar planos de ação a partir deles.

Ferramentas para controlar e analisar dados

Ok, entendi o que são dados e a importância de um pleno controle deles, mas como eu vou fazer isso? Atualmente existem diversas ferramentas no mercado, desde as mais simples até as mais complexas, e a melhor ferramenta também vai depender do tipo de dado que você quer analisar.


Uma das ferramentas mais utilizadas é o excel, por meio de suas planilhas é possível fazer um controle e uma análise simples de dados sobre o seu negócio. Se você quiser analisar dados sobre as redes sociais existem duas ferramentas, o “insights” no instagram que mostra todas as métricas dessa rede e o “facebook business” com a mesma função porém destinado ao facebook. Quando se trata de sites, principalmente e-commerces, o google analytics é a melhor ferramenta.


Lembrando que é possível analisar todos os dados acima com o auxílio do excel! As ferramentas simplificam essa análise e te oferecem muitas respostas bem visuais e didáticas, porém você pode precisar trabalhar em conjunto com o excel.
Se você ainda tem dificuldades ou se sente inseguro de usar o excel, saiba que não é um bicho de sete cabeças, confira o nosso texto sobre o excel e baixe a nossa planilha de controle de dados financeiros gratuita para perder esse medo ainda hoje!

Controle de Dados na prática: estudo de caso Zoom

Um dos nossos principais cases de sucesso foi o Zoom Entregas Rápidas, a empresa não possuía um controle de dados financeiros efetivo e isso prejudicava seu crescimento e suas vendas. Com ajuda da Pacto, a empresa conseguiu triplicar o seu faturamento, a partir de um serviço de controle financeiro e acompanhamento de dados pelo excel.

Como a ineficácia do controle de dados pode sabotar as suas vendas?

Um controle de dados eficaz é um dos principais responsáveis pela precipitação dos empreendedores nas tomadas de decisão. Principalmente quando se trata de dados financeiros e vendas. Quanto mais informação você tiver, melhor você enxerga as possibilidades e, consequentemente, toma melhores decisões.

Imagine que você está andando em uma floresta desconhecida e não sabe se segue o caminho da esquerda ou direita. Se você souber o que te espera em cada um dos caminhos, fica bem mais fácil escolher qual seguir. Quando se trata de decisões na sua empresa, é a mesma coisa!

Se você sabe qual é o seu produto mais vendido, você sabe que é nele que você deve investir. Sabendo quanto custa a sua produção, como funciona cada processo e quais deles são dispensáveis, você sabe onde pode cortar custos.

Um bom controle de dados vai garantir as melhores tomadas de decisão e ainda pode trazer diversas ideias para você implementar no seu negócio.

Ainda não sabe por onde começar? Marque uma reunião com a gente, ficaremos felizes em entender as suas dificuldades e apontar a melhor solução para melhorar as vendas do seu negócio!

VEJA TAMBÉM

Organizando o seu negócio com o Google Agenda
#Blog #Sem categoria

Por Vinícius Muniz

Organizando o seu negócio com o Google Agenda

Como a rede Outback tornou-se tão poderosa?
#Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Marketing #Sem categoria

Por Marina Bezerra

Como a rede Outback tornou-se tão poderosa?

CONTEÚDO ONLINE