#Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Marketing #Sem categoria

Como a rede Outback tornou-se tão poderosa?

Você já parou para pensar o que faz uma rede de restaurantes tornar-se tão poderosa? Atualmente, uma das mais populares e apreciadas pelo público brasileiro é o Outback e sua influência no mercado. Conhecido pela qualidade e sabor da sua culinária, somados ao excelente atendimento e instalações aconchegantes, o Outback trouxe diversas estratégias que permitiram […]

Por Marina Bezerra

Como a rede Outback tornou-se tão poderosa?

Você já parou para pensar o que faz uma rede de restaurantes tornar-se tão poderosa? Atualmente, uma das mais populares e apreciadas pelo público brasileiro é o Outback e sua influência no mercado.

Conhecido pela qualidade e sabor da sua culinária, somados ao excelente atendimento e instalações aconchegantes, o Outback trouxe diversas estratégias que permitiram que a rede crescesse tanto e se tornasse um diferencial como é hoje. Assim, os tópicos abaixo podem te ajudar a desvendar esse “segredo”. Segue o fio!

1.Experiência Única

A rede Outback surgiu no final dos anos 80 nos Estados Unidos, quando quatro empresários (Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Gannon e Trudy Cooper) decidiram criar um restaurante que fugisse de todos os padrões da época. Com isso, gostariam de criar uma experiência única nos clientes, a fim de inovar e crescer no mercado.

O restaurante é inspirado na Austrália, tendo em vista a popularização da cultura australiana nos Estados Unidos em decorrência do grande sucesso cinematográfico “O crocodilo Dundee”. O  nome do restaurante faz referência ao deserto australiano, chamado de “outback” pelos nativos.

Há anos no mercado, a rede tem seu próprio modelo de negócios, trabalhando apenas com sócios e não franquias. E com a cultura empresarial extremamente fortalecida, enfatizam sua missão e valores constantemente, além de enfatizarem também sempre seu slogan “Hoje pode ser mais Outback”.

A cultura empresarial também é um grande diferencial da empresa. O treinamento com os funcionários é bem rigoroso, de modo que todos eles atendem os clientes, a fim de tornarem as experiências singulares.

Um exemplo disso é que os funcionários são orientados a agachar para olhar nos olhos dos clientes enquanto realizam o atendimento, além de todos os funcionários se juntarem para cantar parabéns aos aniversariantes. Dessa você sabia?

Ações de Marketing

A rede possui uma identidade visual e cores muito bem definidas, além de usar e abusar de estratégias de marketing muito bem elaboradas. A utilização estratégica de combos e promoções em datas e eventos especiais é um dos pontos fortes da empresa, além do ótimo direcionamento ao público alvo (famílias, grupos de amigos e casais) , o que ajuda na atração e fidelização dos clientes. 

O marketing fortalecido e o conhecimento a respeito do público alvo e do mercado que está inserido são extremamente relevantes para o sucesso de uma empresa, como ocorre no Outback. Um dos serviços da Pacto que pode auxiliar a fortalecer esse pilar no seu empreendimento é a inteligência de mercado.

Padrão do ambiente

A ambientação dos restaurantes Outbacks é um ponto crucial para a experiência do cliente. Nesse sentido, cada detalhe foi pensado para transportar os clientes à Austrália, de modo que trouxeram uma decoração rústica que copia as casas de campo interioranas da Austrália na década de 1950, trazendo uma sensação de conforto. Outro detalhe é a iluminação levemente alaranjada, que remete ao pôr-do-sol. 

Além disso, há uma preocupação em trazer símbolos tradicionais, como os nomes usados nos pratos do menu, inspirados na cultura australiana. Os clientes podem ver bumerangues e instrumentos musicais da cultura aborígene, além de painéis com ilustrações da natureza local.

Todos esses detalhes são muito importantes, considerando que fortalecem internamente a cultura da empresa, permitindo o forte alinhamento da equipe e o benefício de atingir as metas. E tudo proporciona uma experiência única aos clientes, permitindo que o restaurante se destaque em meio à concorrência. Isso tudo caracteriza o Outback e sua influência no mercado.

Proposta dos pratos

Os pratos no Outback são tradicionalmente de comidas americanas, entretanto a maioria possui nomes que remetem à Austrália. Ademais, o restaurante oferece tanto petiscos para várias pessoas quanto alguns pratos individuais.

A empresa possui o costume de sempre promover no cardápio combos, pratos com edição limitada, novas sobremesas, happy hour e promoções.

Como se expandir no mercado?

Como observado ao longo do texto, existem pequenos detalhes que fazem toda a diferença em um empreendimento. Assim como acontece no Outback e sua influência no mercado, todos os empreendimentos precisam ter uma proposta de negócio bem definida. E após isto, estabelecer missão, visão e valores claros e alinhados com a cultura empresarial.

Assim, é notória a necessidade de conhecer o mercado no qual está inserido, assim como o público alvo e persona, para que seja possível trazer investimentos e inovações que correspondam com a demanda do mercado.

Nesse contexto, a Pacto Consultoria Jr. oferece alguns serviços que podem te ajudar a alcançar o sucesso assim como o Outback. Nós realizamos serviços como a Pesquisa de Mercado, Inteligência de Mercado e Planejamento Estratégico, e muito mais. Não perde tempo, inove o seu negócio e seja um destaque no mercado!

Clique abaixo para baixar o nosso Material Gratuito!!

VEJA TAMBÉM

Organizando o seu negócio com o Google Agenda
#Blog #Sem categoria

Por Vinícius Muniz

Organizando o seu negócio com o Google Agenda

Como a ineficácia do controle de dados pode sabotar suas vendas?
#Economia #Empreendedorismo #Estratégico

Por Camille Vieira

Como a ineficácia do controle de dados pode sabotar suas vendas?

CONTEÚDO ONLINE