#Blog #Economia #Empreendedorismo #Financeiro

Como a taxa Selic afeta o seu empreendimento

Levando em consideração que o seu empreendimento precisará se adaptar aos acontecimentos do momento, este artigo irá te ajudar a entender melhor sobre como fazer a economia trabalhar a seu favor. Ao longo do texto abordaremos tópicos de como a taxa Selic pode afetar o seu empreendimento, como você poderá usar essas informações a seu favor e como nós, da Pacto Consultoria Jr. somos a empresa Jr. certa para te ajudar a dar a volta por cima caso a economia do país esteja tentando te afundar.

Por Beatriz de Paula

Como a taxa Selic afeta o seu empreendimento

O assunto de hoje é muito importante para o sucesso do seu empreendimento. De maneira simples e prática será apresentado para você, leitor, a necessidade de estar por dentro da economia do país. Levando em consideração que o seu empreendimento precisará se adaptar aos acontecimentos do momento, este artigo irá te ajudar a entender melhor sobre como fazer a economia trabalhar a seu favor.

Ao longo do texto abordaremos tópicos de como a taxa Selic pode afetar o seu empreendimento, como você poderá usar essas informações a seu favor e como nós, da Pacto Consultoria Jr. somos a empresa Jr. certa para te ajudar a dar a volta por cima caso a economia do país esteja tentando te afundar.

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic – Sistema Especial de Liquidação e Custódia, também conhecida como taxa básica de juros do Brasil, pode ser considerada como um guia para todas as operações feitas na economia brasileira. Importante destacar que cada país possui a sua própria taxa de juros, de acordo com a sua respectiva política monetária.

Rapidamente explicando, a taxa Selic é quem determina os juros do país, influenciando empréstimos, financiamentos e qualquer aplicação feita no mercado financeiro. Sendo assim, se a taxa Selic sobe, todos os juros do país tendem a crescer. O mesmo acontece ao contrário, se há uma baixa na taxa Selic, os juros tendem a cair.

O responsável por ditar a taxa Selic, estabelecida a cada 45 dias, é o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil. O cálculo é feito através de uma série de análises de fatores que são determinantes para identificar o atual cenário econômico do país:

  • Inflação;
  • Taxa de câmbio;
  • Importação e exportação;
  • Crescimento econômico do país.

Não se preocupe se você ouvir que existem dois “tipos” de taxa Selic, a gente explica. A taxa Selic over é a taxa que aparece no mercado, usada entre transações de instituições financeiras, por exemplo, quando um banco precisa pegar empréstimo com outro banco. E a taxa Selic meta, é a taxa Selic que vamos nos referir ao longo de todo artigo, a estabelecida pelo Copom. Por esse motivo, a taxa Selic meta será sempre mais alta do que a taxa Selic over.

Por que a taxa Selic afeta nossa vida?

Quando a inflação está alta e prestes a atingir a taxa Selic, o Copom decide elevar a taxa Selic para conter a mesma. Da mesma forma, se o Copom conclui que a atividade econômica do país está baixa, a tendência é diminuir a taxa Selic para, dessa forma, estimular o consumo e investimentos.

Por isso, já podemos perceber a íntima relação que a inflação tem com a taxa Selic, certo? Por isso, existe uma política monetária em que se é estabelecido todo ano um teto para a inflação. Ou seja, um valor máximo que a inflação pode atingir, em que ela esteja equilibrada, sem prejudicar o poder de compra dos brasileiros e mantendo um crescimento constante da economia do país. Quando a inflação fica abaixo desse teto, significa que a economia do Brasil está estagnada, com o consumo dos brasileiros abaixo do esperado. Porém, quando a inflação ultrapassa esse teto, os preços sobem mais do que a população pode comprar/pagar – o atual cenário da grande maioria da população brasileira.

Dessa forma, podemos afirmar que a taxa Selic é a responsável pela expansão ou contração monetária do país. Sendo assim, ela é a responsável pelo aumento ou diminuição do preço dos produtos consumidos pelos brasileiros, bem como juros de empréstimos, financiamentos e investimentos.

Então, uma alta na taxa Selic é ruim?

Não podemos afirmar que a taxa Selic alta ou baixa é boa ou ruim. Isso vai depender da sua atuação no mercado. Por exemplo: se você estiver vendendo um apartamento, uma alta na taxa será boa para você, mas caso você esteja comprando um apartamento, uma alta pode fazer você ter que pagar mais caro pelo mesmo apartamento.

Outro exemplo para você, empreendedor: dados o mesmo montante e mesmo período de tempo, caso você pegue empréstimo em banco para abrir o seu negócio com uma taxa Selic à 2%, você pagará menos juros do que alguém que pegou o empréstimo com a taxa à 3%.

Qual o cenário atual?

No início desse mês de Agosto, a taxa Selic teve uma alta de um ponto percentual, passando a ser 5,25%, sendo o maior aumento na taxa dos últimos 18 anos. Além disso, é a quarta alta da taxa seguida, podendo continuar nesse ritmo para as próximas reuniões do Copom.

Isso nos mostra que a inflação continua persistente na vida do brasileiro, pressionando a economia do país. Como explicado anteriormente, esse aumento na taxa Selic tende a aumentar os juros do país, deixando tudo mais caro. O objetivo por trás disso é fazer com que o consumo diminua, diminuindo a demanda pelo produtos e abaixando o preço dos mesmos para, só assim, fazer com que a inflação caia.

Mas qual a relação do aumento da taxa Selic com o atual cenário brasileiro?

Inicialmente, por conta da quarentena ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, as fronteiras fechadas ao redor do mundo desencadearam em uma desorganização em série na produção e na logística dos países, dificultando a circulação de insumos para produção de bens. A consequência disso foi o aumento dos preços dos produtos, que seguem constantes, afetando o orçamento mensal dos brasileiros.

Além disso, temos observado o surgimento de variantes do coronavírus em todo o mundo. Um dos casos mais preocupantes é a evolução da variante delta, que foi considerada, pelo Banco Central do Brasil, um fator que coloca em risco a recuperação econômica do mundo todo, incluindo o Brasil.

De acordo com o Relatório Focus do dia 09 de Agosto de 2021, disponibilizado pelo Banco Central do Brasil, a expectativa para a taxa Selic para o final deste ano é de 7,25%. O mesmo para o ano de 2022. Já para 2023, a expectativa cai para 6,50%. O mesmo para 2024.

Como o seu empreendimento pode se preparar?

Com o aumento da Selic, você, empreendedor, precisa tomar mais cuidado com as finanças da sua empresa. Ficará mais caro pegar empréstimos, por isso não é a hora de fazer dívidas. Não é a hora para grandes gastos como contratar funcionários, reformar o local, comprar novos materiais… Todo tipo de ação que envolva gastar dinheiro no seu empreendimento, esse não é o momento ideal.

Esse é um problema geral, a alta da taxa Selic afeta tanto as grandes quando as pequenas empresas. A vantagem das grandes empresas é que elas possuem maiores garantias na hora de conseguir algum tipo de crédito. Já os pequenos empreendedores com certeza terão mais dificuldade em conseguir esse crédito, considerando que seus bens são menos valiosos.

Portanto, aproveite esse momento para atualizar as finanças da sua empresa: rever o fluxo de caixa, reavaliar gastos desnecessários, recalcular custos com insumos para produção e verificar o estoque do empreendimento. Porque, como sabemos: “estoque parado é dinheiro perdido”.

Infelizmente, após esse novo cálculo de gastos, caso necessário, o empreendedor deverá repassar o aumento das despesas para os consumidores, a fim de evitar prejuízos. Ou seja, é bem provável que o preço dos seus produtos ou serviços aumente por conta do aumento da taxa.

E como a Pacto Consultoria Jr. pode te ajudar nisso?

Nós, da Pacto Consultoria Jr. podemos te ajudar! Oferecemos o serviço certo para você encarar esse momento despreocupado. Fazemos todo tipo de serviço para que você não perca o controle do seu empreendimento, dentre eles temos:

  • Planejamento Financeiro;
  • Análise de Concorrentes;
  • Inteligência de Mercado;
  • Planejamento estratégico;
  • E muitos outros.

Consulte nosso site para saber todos os serviços que estão disponíveis para ajudar você e seu empreendimento a ter cada vez mais sucesso, independente de em qual patamar estará a taxa Selic.

VEJA TAMBÉM

Você sabe a hora certa de procurar uma consultoria?
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Sem categoria

Por Ludmilla Marinho

Você sabe a hora certa de procurar uma consultoria?

O que é Fluxo de Caixa e como aplicar?
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro #Inovação #Sem categoria

Por Taís Oliveira

O que é Fluxo de Caixa e como aplicar?

A importância da gestão de redes sociais para os negócios
#Blog #Comercial #Empreendedorismo #Entretenimento #Estratégico #Inovação #Marketing #Pessoas

Por Bruna Botelho

A importância da gestão de redes sociais para os negócios

CONTEÚDO ONLINE