#Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Marketing

Como adaptar sua empresa a transformação digital

A transformação digital diferente do que se pensa não visa somente investir na parte do marketing digital e estar presente nas redes sociais, mas também trabalhar na reestruturação dos processos operacionais da sua empresa, transformando a tecnologia como elemento principal, no intuito de absorver uma cultura digital e ganhar produtividade. Entretanto, muitas empresas não o […]

Por Roberto Lourenço

Como adaptar sua empresa a transformação digital

A transformação digital diferente do que se pensa não visa somente investir na parte do marketing digital e estar presente nas redes sociais, mas também trabalhar na reestruturação dos processos operacionais da sua empresa, transformando a tecnologia como elemento principal, no intuito de absorver uma cultura digital e ganhar produtividade. Entretanto, muitas empresas não o fazem, acarretando em processos menos eficientes e não melhorando a experiência do cliente.

O que é a transformação digital?

Antes de tudo, pode-se dizer que a transformação digital tem seu início durante a década de 90, graças ao surgimento dos servidores de e-mails com a capacidade de armazenar dados volumosos de usuários, a partir disso as empresas começaram a mandar mensagens padronizadas para seus clientes de uma maneira eficaz.

A princípio, a transformação digital não é um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuar vivas, é uma mudança de comportamento que gera oportunidades para inovar, atendendo a esse novo consumidor. Esse processo é feito através de uma mudança estrutural nas organizações, no qual as empresas fazem uso da tecnologia como um papel estratégico central para maximizar a performance geral e promover melhorias que realmente impactam nos resultados do negócio.

Por que adaptar seu negócio?

A transformação digital é extremamente necessária e se obtém vários benefícios através dessa ferramenta estratégica, como a redução de custos operacionais; otimização de processos; facilidade na comunicação com os clientes; ganho de desempenho, impulsionar a vantagem competitiva e melhorar a experiência do cliente. Nesse sentido, a sua empresa contará com o auxilio de ferramentas que possibilitam a segmentação do seu público por meio de coletas de dados e personalização das abordagens, com a ajuda de ferramentas como o Google ADS e Analytics. Além disso, qualquer tipo de empresa pode tirar bons frutos da transformação digital, de forma alguma, é exclusivo de grandes empresas, e temos como exemplo as Startups que tem sido cada vez mais hábeis em aproveitar essas oportunidades, dois exemplos são o Uber e o AirBnB.

Como aplicar de maneira prática?

Em primeiro lugar, existem alguns pontos chaves que devem ser levados em consideração quando se busca aplicar a transformação digital em sua empresa de uma maneira prática, abaixo são colocados alguns tópicos importantes.

Mudança na cultura organizacional

O primeiro passo para que a sua transformação digital tenha sucesso, é conseguindo atrelar todos os valores em um objetivo comum e estratégico voltado para a cultura digital. Nesse sentido, uma cultura organizacional alinhada tem a missão de moldar comportamentos, formar uma identidade, gerar comprometimento e engajamento coletivo.

Desenvolva as habilidades necessárias

À primeira vista, investir nas habilidades de seus colaboradores é um ponto que deve ser levado em consideração. A partir do momento que se tem uma mão de obra qualificada e preparada para encarar as transformações digitais que serão feitas, é possível se prevenir de futuras dificuldades técnicas que poderão te impedir de realizar o processo de transformação digital.

Analise e melhore os processos

Sobre tudo, é importante relembrar que uns dos pontos positivos da transformação digital é a automatização de processos, ou seja, os processos acontecem de maneira mais eficaz e rápida. Dessa maneira, uma forma de se analisar seus processos e conseguir deixa-los mais digitais e dinâmicos é fazendo um mapeamento de processos. Com isso, possibilitando uma analise de todos os processos que ocorrem na sua empresa. Dessa forma, fica mais fácil de identificar o que pode ser melhorado e implementado uma cultura digital.

Teste ideais novas

Acima de tudo, ter novas ideias e se diferenciar já é importante mesmo que não ocorra a transformação digital. Entretendo, caso esteja acontecendo, é primordial que a empresa tenha essa cultura de incentivar as pessoas a pensarem fora da caixa. Nesse sentido, enfoque em realizar reuniões de brainstorming que ajude na criação de novos produtos. Além disso, se torna válido pensar em maneiras de tornar os processos mais produtivos. Dessa forma, em coletivo é possível testar, automatizar, criar e escalar cada vez mais ideias.

Crie um plano de transformação

Primeiramente, temos que entender que para ser possível incorporar a transformação digital. Dessa maneira, é preciso analisar o mercado de maneira geral, ou seja, entender as tendências tecnológica e como eles podem impactar o seu negócio. Dessa forma, procure sempre entender o contexto que você está inserido, somente assim será possível se planejar e estabelecer metas.

Principais desafios dessa estratégia de transformação digital

Assim como qualquer outra mudança, o processo de adaptação e implementação da transformação digital em uma empresa requer paciência, muito esforço e dedicação. Algumas empresas ao perceberem o tamanho do desafio, acabam desistindo e é aí que você pode se diferenciar, lembre-se que o sucesso não vem fácil. Dessa maneira, o segredo tende estar sempre preparado para vencer seus desafios.

  • Cultura da empresa

Sobretudo, podem já existir aspectos na companhia que estão enraizados no cotidiano e se tornaram hábitos que podem se tornar um desafio durante o processo de transformação digital. Nesse sentido, um exemplo é a falta de uma gestão de conhecimento e processos ainda feitos no papel. Dessa forma, é importante ter dedicação, tempo e paciência para se livrar desses hábitos antigos.

  • Dificuldades técnicas

Como já mencionado, a presença de profissionais qualificados em transformação digital facilita esse processo e quando a empresa não os possui, isso se torna um problema. Dessa maneira, se torna necessário que capacitações, treinamentos e qualificações focadas na tecnologia como o centro das operações aconteçam. Portanto, tem em vista de tornar os colaboradores mais técnicos e condizentes com o presente momento da empresa.

  • Segurança

Hoje em dia, muito se fala que as plataformas digitais se tornaram ambientes de ataques virtuais e vazamento de dados. Dessa forma, isso se torna um motivo para que as empresas queiram muitas vezes se distanciar dessa implementação da transformação digital. Entretanto, é importante lembrar que como qualquer investimento, esse também oferece riscos, e assim como a tecnologia pode ser um locar perigoso, é possível utiliza-la de maneira inteligente e ao seu favor. Porém, o que não pode acontecer é deixar de lado as novas tendências e não se adaptar ao meio que se vive.

VEJA TAMBÉM

Você sabe a hora certa de procurar uma consultoria?
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Sem categoria

Por Ludmilla Marinho

Você sabe a hora certa de procurar uma consultoria?

Como a taxa Selic afeta o seu empreendimento
#Blog #Economia #Empreendedorismo #Financeiro

Por Beatriz de Paula

Como a taxa Selic afeta o seu empreendimento

O que é Fluxo de Caixa e como aplicar?
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro #Inovação #Sem categoria

Por Taís Oliveira

O que é Fluxo de Caixa e como aplicar?

CONTEÚDO ONLINE