#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico #Pessoas #Sem categoria

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa é a chave para um negócio bem sucedido. Sabemos que fazer um Processo Seletivo demanda tempo, esforço, dedicação, e nem sempre é uma tarefa tranquila… Por isso, trouxemos algumas dicas para facilitar e tornar mais assertivo esse passo tão importante para a sua organização.  O […]

Por Barbara Braga

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa é a chave para um negócio bem sucedido. Sabemos que fazer um Processo Seletivo demanda tempo, esforço, dedicação, e nem sempre é uma tarefa tranquila… Por isso, trouxemos algumas dicas para facilitar e tornar mais assertivo esse passo tão importante para a sua organização. 

O que é o colaborador ideal?

Bom, pensa naquela pessoa que reproduz as características de um funcionário que você considera ser um modelo a seguir, levando em consideração capacidades técnicas, competências comportamentais e atributos sociais, que formam um conjunto de particularidades e define o candidato ideal para ingressar no seu time. 

Qual a relevância de definir esse perfil ideal?

O “dream team” é formado por profissionais excepcionais e que estão alinhados com o fit cultural da empresa. E isso começa no Recrutamento e Seleção, onde é preciso definir com clareza  o perfil do candidato ideal para ocupar determinado cargo. Só assim será possível atrair e identificar talentos que correspondam às necessidades e objetivos atuais. 

Fazer essa definição de maneira assertiva pode evitar consequências negativas, que geram custos e desgaste para a empresa…

Como definir o colaborador ideal?

  1. Compreender a cultura organizacional

Conhecer o “jeito de ser” da sua empresa é imprescindível na seleção de novos talentos, para saber se há compatibilidade entre a pessoa candidata e a cultura organizacional e, consequentemente, se ela poderá se adaptar à empresa. 

E para medir quão forte é o “match” entre o candidato e a empresa, é importante um teste como o fit cultural.

  1. Analisar as necessidades da organização e definir as atribuições da vaga 

A contratação de um novo profissional precisa ser vista como uma oportunidade para reforçar e fortalecer a empresa. Identifique os déficits de habilidades e competências apresentadas e direcione os esforços para que o contratado venha a complementar e solucionar esses gaps.

Defina como funciona o cargo, o que exige, quais as atividades a serem exercidas e o que é indispensável que a pessoa candidata saiba para conseguir realizar as tarefas pertinentes à sua função. 

  1. Determinar as competências técnicas e comportamentais

“Contrata-se por habilidades técnicas e demite-se pelas comportamentais”

Isso é o que mais vemos nas empresas, pessoas competentes e com domínio técnico, mas que às vezes não se encaixam nos valores e cultura da organização, trazendo problemas e desequilíbrios. 

No perfil do colaborador ideal, é importante entender características que são importantes dentro da equipe e que podem fazer diferença no desempenho do cargo. 

As competências técnicas dizem respeito aos conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados ao cargo. Esses atributos podem ser adquiridos de várias formas, como durante a experiência profissional anterior, vivência acadêmica, cursos profissionalizantes e muitos outros. Em se tratando da hard skills, é recomendado aplicar testes situacionais e/ou cognitivos, considerando o que foi exigido nas atividades da vaga. 

As habilidades comportamentais são desenvolvidas pela pessoa ao longo da vida, isso significa que não é fácil ensinar uma habilidade comportamental ao novo colaborador; 

Elas são importantes para apontar o tipo de comportamento que você espera que o novo colaborador também tenha, tanto para interagir no ambiente de trabalho quanto para lidar com os desafios do cargo, podendo ser avaliadas através de um teste de perfil comportamental

Conclusão

Como você viu hoje, definir o perfil da pessoa ideal é uma tarefa de suma importância para o sucesso da empresa. Por meio desta definição, torna-se possível reconhecer talentos que realmente estejam qualificados do ponto de vista técnico e comportamental para assumir a função, complementando as competências da equipe e mantendo engajados com os objetivos definidos.

VEJA TAMBÉM

O que é e-mail marketing e como criar um de forma assertiva para fidelizar clientes?
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Marketing

Por Grupo 6 Trainee 2022.1

O que é e-mail marketing e como criar um de forma assertiva para fidelizar clientes?

Como cadastrar a minha empresa no Ifood?
#Blog #Dicas #Empreendedorismo

Por Arthur Bastos

Como cadastrar a minha empresa no Ifood?

Atenção: CVE é golpe!
#Blog #Dicas #Economia #Empreendedorismo

Por Arthur Bastos

Atenção: CVE é golpe!

CONTEÚDO ONLINE

Instagram
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
Open chat
Estamos Online!
Olá👋
Podemos ajudar?