#Dicas #Financeiro #Organização

FLUXO DE CAIXA: O QUE É E COMO IMPLEMENTAR NA SUA EMPRESA.

O fluxo de caixa é uma ferramenta importante para controlar o dinheiro que vem nas suas mãos. Diante disso, esse post foi feito exclusivamente para explicar mais sobre o fluxo de caixa e te ajudar a implementar.

Por Rhaianny Vilar

FLUXO DE CAIXA: O QUE É E COMO IMPLEMENTAR NA SUA EMPRESA.

Pronto para organizar as finanças da sua empresa? Hoje vamos te ensinar sobre uma ferramenta muito importante para o acompanhamento financeiro: o fluxo de caixa.

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa, ou controle de caixa, é uma atividade que permite que você registre e analise o fluxo de dinheiro do caixa da empresa. Ele abrange o que é recolhido e tudo o que é gasto, sempre obedecendo um período de tempo pré estabelecido.

Ou seja, seu monitoramento pode ser diário, semanal ou até mesmo quinzenal. Focar no presente, fornecer uma base histórica do passado e te ajudar a projetar coisas para o futuro.

Mas para que serve o fluxo de caixa?

Apesar de ser um pouco trabalhoso, o fluxo de caixa tem um papel fundamental para as finanças da sua empresa. Para te provar, vamos listar as principais utilidades deste recurso.

  • Chamar atenção para uma fonte de gastos desnecessários

Muitos empreendedores sentem que estão gastando mais do que o necessário, mas não sabem dizer exatamente quanto, nem o porquê. Com o fluxo de caixa você consegue mapear todos os seus gastos e identificar fontes de desperdício.

  • Identificar a necessidade de investimentos

Imagine que um produto seu está vendendo muito bem, mas pode vender ainda mais. O fluxo de caixa permite que você identifique esta ocorrência e perceba uma oportunidade de investimento. Pode ser a troca de um equipamento, contratações ou investimento em marketing.

  • Acompanhar os prazos das suas contas

Pode parecer bobagem, mas acompanhar os prazos das contas ajuda a evitar inadimplência. Te livrando do efeito bola de neve criado pelos juros de algumas contas.

  • Ressaltar a sazonalidade dos produtos

Com o passar do tempo, o seu fluxo de caixa te permitirá identificar a sazonalidade dos produtos. O que te ajuda a se preparar para os momentos de alta (abastecendo os estoques) e para os momentos de baixa (reduzindo a compra de insumos e realizando promoções para aumentar a saída).

  • Definir os melhores prazos para as suas contas

O fluxo de caixa fornece um histórico que ajuda a entender em quais dias do mês você terá mais dinheiro em caixa. Informação valiosa que deve ser utilizada na escolha dos vencimentos de contas.

Uma vez que você sabe quando terá dinheiro, pode se programar para não ser pego surpresa por compromissos que não consegue cumprir.

Como se faz o fluxo de caixa?

Se você já tem um negócio, a ideia de começar um fluxo de caixa do zero pode parecer assustadora. Para te ajudar, vamos mostrar em um simples passo a passo, como montar o fluxo de caixa é fácil.

  1. Comece pelo saldo da sua empresa;
  2. Separe suas receitas e despesas por categorias para que você não tenha dificuldade em acompanhar as suas transações no futuro;
  3. Crie o hábito de registrar as entradas e saídas do seu caixa;
  4. Atualize e corrija os lançamentos.

Ter um fluxo de caixa positivo deve ser a meta de quem é empreendedor, porém, para alcançar esse objetivo, é necessário disciplina e observação.

Gostou do conteúdo? Aproveite e faça seu diagnóstico gratuito conosco através do https://www.pactoconsultoriajr.com/

VEJA TAMBÉM

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo
#Blog #Dicas #Organização

Por Rhaianny Vilar

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio
#Dicas #Economia #Empreendedorismo #Financeiro

Por Gustavo Machado

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico #Pessoas #Sem categoria

Por Barbara Braga

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?

CONTEÚDO ONLINE

Instagram
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
Open chat
Estamos Online!
Olá👋
Podemos ajudar?