#Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro

Controle Financeiro: 4 tipos que você deve ficar atento

Se te perguntassem hoje quanto você tem de caixa em sua empresa você saberia responder? Ou para avaliar a sua saúde financeira em boa, média ou ruim, você saberia responder com base em dados? O Controle financeiro vai responder exatamente essas perguntas, o termo “controle” vem do Latim “Escrito, registrado” (Ação de controlar e verificar), […]

Por Roberto Lourenço

Controle Financeiro: 4 tipos que você deve ficar atento

Se te perguntassem hoje quanto você tem de caixa em sua empresa você saberia responder? Ou para avaliar a sua saúde financeira em boa, média ou ruim, você saberia responder com base em dados? O Controle financeiro vai responder exatamente essas perguntas, o termo “controle” vem do Latim “Escrito, registrado” (Ação de controlar e verificar), é o processo de análise e ações estratégicas financeiras que vai alavancar a sua empresa!

O que é Controle Financeiro?

Em primeiro lugar, temos que dizer que o controle financeiro vai muito além de planilhas em Excel, e números “soltos”. Ele é a representação da saúde financeira da sua empresa e como ela irá se portar estrategicamente. 

Na prática, vamos definir como a organização e análise de relatórios e dados da organização com a finalidade de entender e manter o crescimento contínuo da empresa a longo prazo. 

Tipos de Controle Financeiro 

Bom, já entendemos a importância do controle financeiro para alavancar a sua empresa. Agora é necessário entender as necessidades da sua empresa e qual tipo de controle irá te auxiliar melhor nisso!

Atualmente há diversos tipos de Controles Financeiros, seja do como Fluxo de Caixa, na organização de entradas e saídas ao Capital de Giro, o capital necessário para manter a sobrevivência da empresa. 

Ok, mas o que cada um faz na prática? A seguir iremos explicar cada um detalhadamente, exemplificando como eles podem garantir a efetividade financeira da sua empresa! 

Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é um dos processos primários e essenciais para um controle financeiro efetivo. Em suma, ele vai demonstrar através de um banco de dados das entradas, despesas e custos fixos e variáveis o montante de um determinado período ou projeto. 

Todavia, como realizar isso na prática? Em primeiro lugar, você vai precisar se organizar em planilhas em Excel ou Google Sheets, as entradas (Contas a receber) e as saídas (Contas a pagar) de seu negócio. 

Após, você deve analisar esses dados diariamente/semanalmente/mensalmente para mensurar a saúde financeira da sua empresa, ou seja, se o resultado após a subtração das contas a pagar das à receber for positivo a saúde financeira está boa, se não, há uma falha.

  • Em resumo: 

Contas à receber – Contas á pagar = Positivo (Saúde Financeira Boa)

Contas à receber – Contas á pagar = Negativo (Saúde Financeira com problemas

Após esta análise, você deve identificar os pontos de falhas como custos elevados, erros em duplicatas e afins e implementar ações para solucionar o mais rápido possível. Além disso, criar estratégias para que não ocorra novamente. Se o erro não for encontrado facilmente, há outros tipos de controles mais completos para identificar esses erros, e é sobre eles que iremos falar nos próximos tópicos!! 

Capital de Giro

Bom, até agora você já entendeu a importância e como controlar as finanças diárias da sua empresa. Porém, você sabe quanto a sua empresa necessita para sobreviver? Neste mesmo viés está o Capital de Giro, em síntese o Capital de Giro é a estratégia de sobrevivência da organização a longo prazo, ou seja, quanto a organização precisa financeiramente para se auto sustentar em X períodos. 

Como qualquer controle financeiro, o Capital de Giro começa com a organização financeira primária da empresa, os montantes de custos fixos (Energia, Água, por exemplo) e variáveis (matéria prima, por exemplo) em X período. O segundo passo é a análise de estoque, é necessário calcular a quantidade de estoque prevista para X período. Ao final dessas 3 somas, finalmente você terá o seu capital de Giro, em resumo quanto o seu negócio precisará para sobreviver naquele período. 

DRE

O Demonstrativo de resultados do exercício (DRE), é um tipo de controle financeiro que tem por finalidade evidenciar os relatórios dos resultados líquidos  e a efetividade da empresa em períodos de longo prazo. Em uma análise mais ampla, ele vai identificar as receitas e despesas gerais da empresa, com os valores de impostos, deduções e afins, para chegar em um montante líquido positivo ou negativo. 

Não somente para fins internos, o DRE é muito importante para fins fiscais da organização, como a utilização do governo em IRPF, análise de créditos em bancos e afins e para transparência externa da organização. Por isso, ATENÇÃO, o DRE é legalmente obrigatório a todas as empresas, exceto MEI’s e só pode ser realizado por um contador com CRC ativo!

Balanço Patrimonial

Um pouco diferente dos controles financeiros demonstrados nos tópicos acima, o Balanço Patrimonial tem um foco de análise financeira mais amplo. Diferente do Fluxo de Caixa e DRE, por exemplo, o balanço irá contemplar as finanças gerais da organização. Levando em consideração a estrutura dos ativos e passivos. 

O que são ativos e passivos? 

  • Ativos: Conjunto de bens, direitos (contas a receber), estoque e afins.  
  • Passivos: Conjuntos de dívidas, duplicatas, impostos e afins. 

Por fim, o Balanço Patrimonial é uma análise estatística, com foco em indicadores e Kpys estratégicos. Que por final, vai medir o crescimento completo da organização. 

Como a Pacto pode te auxiliar? 

Por fim, definitivamente você sai deste texto mais preparado para lidar com o financeiro da sua empresa. E para te auxiliar nisso a Pacto Consultoria Jr. está disponibilizando uma planilha gratuita de Controle financeiro para te auxiliar no dia-a-dia da sua empresa!

Mas se ainda houver dúvidas, não há problemas, nós te auxiliamos nisso!! A Pacto Consultoria Jr. oferece o serviço de controle financeiro, com fluxo de caixa, DRE, precificação de produtos e serviços e muito mais. Tudo isso com efetividade e garantindo qualidade no serviço ao empreendedor. Ficou interessado? Venha fazer uma reunião de diagnóstico gratuita!!

VEJA TAMBÉM

7 lições que “High School Musical: A Série” ensina sobre negócios
#Blog #Entretenimento #Estratégico #Inovação

Por Roberto Lourenço

7 lições que “High School Musical: A Série” ensina sobre negócios

Como adaptar sua empresa a transformação digital
#Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Marketing

Por Roberto Lourenço

Como adaptar sua empresa a transformação digital

importância estratégica dos 4’Ps do marketing no seu negócio
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Marketing

Por Roberto Lourenço

importância estratégica dos 4’Ps do marketing no seu negócio

Disney e seus ensinamentos sobre reconstrução
#Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Processos

Por Roberto Lourenço

Disney e seus ensinamentos sobre reconstrução

CONTEÚDO ONLINE