#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro #Inovação

Gestão Empresarial: Entenda sua importância e como você pode aplicá-la de forma prática.

Gestão Empresarial é sempre um desafio, tendo muitos processos diferentes, muitas áreas a serem observadas e demandas a serem executadas. Devido a grande quantidade de ações, administrar um negócio é trabalhoso e depende, muitas das vezes, de uma capacitação adequada, que traga as informações necessárias para a gestão de negócios. O que é Gestão Empresarial? […]

Por Roberto Lourenço

Gestão Empresarial: Entenda sua importância e como você pode aplicá-la de forma prática.

Gestão Empresarial é sempre um desafio, tendo muitos processos diferentes, muitas áreas a serem observadas e demandas a serem executadas. Devido a grande quantidade de ações, administrar um negócio é trabalhoso e depende, muitas das vezes, de uma capacitação adequada, que traga as informações necessárias para a gestão de negócios.

O que é Gestão Empresarial?

A gestão de negócios é uma forma de “condução da empresa a melhores resultados”, a fim de obter os resultados desejados. Nela, estão envolvidos a organização e controle de tudo aquilo que influência no resultado do seu negócio, desde a administração interna até os processos de produção. Ter uma gestão adequada, significa ter todo o trabalho da empresa em ordem, ocorrendo conforme suas obrigações e demandas e para isso é ideal estar capacitado para tal ação, afim de conseguir organizar e administrar todos os setores da empresa.

Como é feita a Gestão Empresarial?

Antes de tudo, fica a pergunta: Gerir para qual objetivo?
Parece uma pergunta simples, mas bem reflexiva. A sua empresa não deve ser algo mecânico, que só realiza ações, ela deve ser algo que está em constante desenvolvimento e buscando melhorias para seu crescimento. O planejamento estratégico é uma forma de conseguir planejar e encontrar o caminho que sua empresa deve seguir. É como uma diretriz e motor para a gestão, onde vai ser construído os objetivos da empresa a curto e longo prazo e ao mesmo tempo as metas para esse resultado.

O Gestor

O gestor, vai ter o papel de organizar as ações para o alcance do que foi planejado e observar o desenvolvimento dos resultados, mantendo uma observação de tudo. E para isso, é necessário fazer um controle e auxílio aos funcionários, para não ocorrer problemas nos processos e ter a certeza de que tudo que foi traçado está seguindo o planejado.

Setor Financeiro

Outra forma de observar os resultados, tente em cuidar e observar o setor financeiro, afinal não há métrica melhor que os lucros. Dentro de um negócio os lucros são a recompensa de todo trabalho e investimento, seja físico ou monetário, que foi realizado. Um bom gestor tem o cuidado com o controle financeiro, para manter a saúde da área e, consequentemente, da empresa.

Motivação

Esses são algumas das áreas principais para uma Gestão Empresarial, mas não se deve esquecer agentes indiretos para esses resultados. A motivação de seus membros afeta na produção e na obtenção de resultados positivos, já que aos funcionários são as engrenagens que fazem sua empresa funcionar.

Dessa forma, mantenha sempre um ambiente de trabalho saudável e motivado, assim os resultados serão maiores e melhores. Tenha também todo cuidado com seu cliente, afinal cliente feliz é promessa de retorno. Dessa maneira, prepare seus funcionários para executarem bons atendimentos e manterem um contato de pós venda com seus clientes, deixando-os próximos da empresa.

Inovação

Por fim, lembre-se sempre de inovar, de trazer novas melhorias e facilitadores pro seu negócio. Dessa forma, auxiliando nos processos e na satisfação tanto de seus funcionários quanto dos clientes. A inovação também ajuda na concorrência, fazendo a sua empresa ser um diferencial e motivo de busca de clientes. Por isso, busque sempre estar por dentro do seu negócio e das necessidades existentes nele.

Por que implementá-la no seu negócio?

Primeiramente, uma pesquisa realizada, em 2015, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstrou que o Brasil fechou mais empresas do que abriu. Esse mesmo ano, foi o de maior crise enfrentada pelo país, demonstrando o quão despreparados os empresários estavam para as surpresas que poderiam surgir.

A gestão de negócios, além de manter todo o cuidado com a empresa, é ideal para fazer observações de desempenho e achar soluções para problemas que venham a existir. Nesse sentido, estar ciente de como sua empresa funciona, os objetivos e resultados que querem, e quais são os processos existentes, auxilia na tomada de decisão e na visualização completa da empresa. Portanto, gerir não é só controlar seu negócio, é cuidar de algo vivo, que está em constante movimentação e principalmente, em constante crescimento.

Como a Pacto pode te ajudar?

Agora que você sabe a importância de uma gestão de negócios, pode precisar de ajuda para executá-la e a Pacto Consultoria está aqui pra isso!

Dentro da nossa cartilha há diversos projetos que auxiliam e solucionam seus GAPS de gestão, trazendo melhores resultados para o negócio. Um deles é o Planejamento Estratégico, que formula, a partir de uma análise da empresa e com auxílio de ferramentas, os objetivos, organizando por completo tudo que pode ser feito para o alcance dos resultados.

Outro serviço é o Plano de Negócios, ideal pra quem está iniciando no mercado e precisa de ajuda para dar vida a sua empresa. Nele, ocorre uma observação completa do negócio, descrevendo todos os objetivos, riscos e incertezas existentes e diminuindo as chances de erros e prejuízos. Portanto, esses são alguns dos nossos serviços que podem auxiliar na sua gestão empresarial, sendo totalmente personalizados para sua empresa.

Gostaria de ter soluções inovadoras para os diversos setores da sua empresa? Entre em contato com a gente e marque uma reunião de diagnóstico gratuita.

VEJA TAMBÉM

7 lições que “High School Musical: A Série” ensina sobre negócios
#Blog #Entretenimento #Estratégico #Inovação

Por Roberto Lourenço

7 lições que “High School Musical: A Série” ensina sobre negócios

Como adaptar sua empresa a transformação digital
#Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Marketing

Por Roberto Lourenço

Como adaptar sua empresa a transformação digital

importância estratégica dos 4’Ps do marketing no seu negócio
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Marketing

Por Roberto Lourenço

importância estratégica dos 4’Ps do marketing no seu negócio

Controle Financeiro: 4 tipos que você deve ficar atento
#Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro

Por Roberto Lourenço

Controle Financeiro: 4 tipos que você deve ficar atento

CONTEÚDO ONLINE