#Blog #Comercial #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro #Processos

A Importância do Controle Financeiro no seu Negócio

Um controle financeiro não serve somente para empreendimentos, é algo que você pode usar para a sua vida também. Com um bom planejamento financeiro você pode analisar melhor seus gastos em casa, pessoais e na empresa. O controle financeiro serve para controlar, analisar e até projetar futuros gastos. Basta possuir  todos os dados financeiros corretos […]

Por Rayla Alexandre

A Importância do Controle Financeiro no seu Negócio

Um controle financeiro não serve somente para empreendimentos, é algo que você pode usar para a sua vida também. Com um bom planejamento financeiro você pode analisar melhor seus gastos em casa, pessoais e na empresa.

O controle financeiro serve para controlar, analisar e até projetar futuros gastos. Basta possuir  todos os dados financeiros corretos e saber o que está fazendo. Quando um empreendimento não tem um bom controle financeiro, pode ter prejuízo é até chegar a falência, cerca de 50% dos negócios entram em colapso nos primeiros 4 anos devido ao mal gerenciamento das finanças.

O que é Controle Financeiro?

Primeiramente, controle financeiro nada mais é que avaliar toda condição financeira de um empreendimento, através de um planejamento que serve para verificar todas as contas da empresa, sejam elas despesas ou receitas. Assim é possível verificar se há lucro, prejuízo e também se o empreendimento terá previsões de crescimentos otimistas de curto, médio e longo prazo.

Como é feito um Controle Financeiro?

Em primeiro lugar, vamos falar das 3 ferramentas mais utilizadas para fazer o controle financeiro que são o fluxo de caixa, o capital de giro e o DRE (demonstração do resultado do exercício). Com eles vamos dividir em 5 passos como funciona o controle financeiro.

1 º Passo: Fluxo de caixa

Uma ferramenta fundamental para qualquer negócio, ela serve para organizar e registrar diariamente todos os valores de suas saídas e entradas do seu empreendimento. Com ele você pode montar um fluxo da saúde de sua empresa e consegue acompanhar receitas e despesas, assim poderá projetar cenários futuros para seu negócio.

2º Passo: Receita e Despesa

Agora vamos aplicar e identificar as receitas e os custos.
Primeiro, as receitas que são tudo que ganha atrás de seu negócio como, venda de serviços, produtos, investimentos financeiros, entre outros. Nesse sentido, existem 7 tipos de receitas:

  • Bruta: É tudo o que foi ganho pela empresa;
  • Líquida: É o que a empresa ganha (receita bruta), menos os seus gastos (assim é possível ver o lucro);
  • Principal: Gerada pela principal atividade da empresa;
  • Secundária: Gerada a partir de uma atividade secundária, como a venda de produtos correlatos;
  • Receita de sobras: Vem de materiais que sobraram no processo produtivo e podem ser aproveitados por outras empresas;
  • Não operacional: Vem de atividades esporádicas, não relacionadas à atividade principal;
  • Receita financeira: Gerada por meio de rendimentos de aplicações financeiras.

Agora as despesas são tudo que a empresa gasta para conseguir receita, seja com produção, manutenção, entre outros. Existem dois tipos de despesas:

  • Despesas fixas: São aqueles gastos que estão presentes todo o mês, independente de qualquer coisa, até mesmo do volume de produção do seu negócio, eles são conta de água, luz, aluguel da locação, salário de funcionários, telefone, etc.
  • Despesas variáveis: São aqueles que os gastos variam de acordo com a demanda, como matéria-prima, fretes, comissões, impostos, etc.

3º Passo: Plano de Contas

Esse seria o seu planejamento para pagar e receber suas contas, assim você consegue se organizar e conciliar datas de pagamentos de fornecedores e recebimento de vendas. Conseguindo fazer também o balanceamento do que sai e entra na empresa.

4º Passo: Capital de Giro

O capital de giro é a reserva financeira do seu negócio, que ajuda no pagamento de qualquer despesa. Pois nem sempre o ganho de um negócio cobre todos os gastos de imediato. Para você conseguir gerir bem o seu negócio é essencial saber o capital de giro, para poder fazer projeções futuras do empreendimento e também ajudar a entender se tem alguma época que o empreendimento dá mais dinheiro.

5º Passo: DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

É onde você pode ver todas as operações financeiras da empresa em um único documento, ele mostra se você teve lucro ou prejuízo. Para a saúde financeira do seu negócio é uma ferramenta essencial, pois serve para te fornecer uma visão mais clara e ampla do seu empreendimento. Por fim você com esses resultados mais detalhados, poderá realizar decisões mais assertivas e garantir o crescimento da empresa.

Esses são os cinco passos para ajudar no controle financeiro do seu negócio, lembrando que você pode usar outros indicadores para te auxiliar nesse processo.

Os benefícios do Controle Financeiro

O controle financeiro como observado acima é um indicador importante para qualquer empresa, visto que ajuda na administração das finanças e é a área que faz a movimentação de todos os outros setores, pois sem dinheiro não há como fazer nada. Ter um controle financeiro em dia e bem articulado, te dará vantagens no mercado, pois te ajudará a ter previsões financeiras do seu negócio a longo prazo, além de mostrar qualquer mudança nas suas finanças e auxiliar na visualização de lucro ou prejuízo do empreendimento.

É importante ter a organização das finanças bem estruturadas para a melhor visualização de gastos, desperdícios, investimentos que vão mal para o negócio e os que vão bem, assim poderá diminuir os riscos e incertezas para o gestor e ajudando no crescimento, através de ajustes e mudanças.

Vantagens de fazer seu controle Financeiro com a Pacto

Na Pacto consultoria Jr., prezamos pela satisfação total dos clientes, nos comprometemos a entregar um serviço de qualidade e excelência. Nós possuímos diversos serviços todos personalizados de acordo com cada cliente. 

Temos o serviço de controle financeiro, onde fazemos uma análise de todos os dados que a empresa nos fornece, assim conseguimos montar uma planilha automatizada com um manual detalhado para o gestor compreender todo o funcionamento da mesma, e também disponibilizamos análise de mercado e de economia, relatório,  manuais práticos para fazer planejamento de investimentos, montagem de orçamento e controle dos objetivos financeiros para tomadas de decisões estratégicas. Dessa forma você terá todo um serviço completo e terá uma visão clara da saúde financeira do seu empreendimento, o que irá ajudar na tomada de futuras decisões assertivas.

Gostaria de ter soluções inovadoras para os diversos setores da sua empresa? Entre em contato com a gente e marque uma reunião de diagnóstico gratuita.

VEJA TAMBÉM

5 formas de alavancar suas vendas
#Blog #Comercial #Empreendedorismo #Estratégico

Por Roberto Lourenço

5 formas de alavancar suas vendas

A importância de separar as finanças
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro

Por Roberto Lourenço

A importância de separar as finanças

O Planejamento Financeiro como Ferramenta de Gestão
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro #Inovação

Por Roberto Lourenço

O Planejamento Financeiro como Ferramenta de Gestão

CONTEÚDO ONLINE