#Blog #Consultoria #Dicas #Empreendedorismo #Organização #Processos

Maneiras de fazer um controle de estoque simples e eficiente

Você já teve problemas com o controle de estoque da sua empresa? Pois é, o artigo de hoje veio para te ajudar a organizar e armazenar os produtos do seu negócio de uma forma bem  mais simples e eficiente.  Nesse sentido, existem diversas maneiras de controlar a rotatividade dos itens e evitar prejuízos e perdas […]

Por Bruna Botelho

Maneiras de fazer um controle de estoque simples e eficiente

Você já teve problemas com o controle de estoque da sua empresa? Pois é, o artigo de hoje veio para te ajudar a organizar e armazenar os produtos do seu negócio de uma forma bem  mais simples e eficiente. 

Nesse sentido, existem diversas maneiras de controlar a rotatividade dos itens e evitar prejuízos e perdas de estoque. Segue o fio:

Automatização de processos

Com o avanço da tecnologia, tudo torna-se mais fácil de ser resolvido e manipulado dentro da empresa. Desse modo, vale a pena utilizar um sistema de controle de estoques que registre o custo unitário dos produtos, o custo total e a quantidade de produtos vendidos. Este gerenciador fará toda a operação logística na hora de categorizar itens, cadastrar e fazer o inventário.

Existem várias ferramentas que possibilitam esta praticidade dentro do ambiente empresarial. Entretanto, uma se destaca, o sistema de controle de estoque Conta Azul , que atua aprimorando a gestão operacional. Ela oferece recursos de alimentação automática de estoque. Vale a pena conferir, empreendedores!

Planilha no Excel

Outra forma bem prática de metrificar o desempenho de cada produto armazenado é a utilização de uma planilha. Sendo assim, esta deve conter os números de entradas e saídas, custo de cada produto, quantidade de armazenagem, saldo, gastos e análise dos itens que possuem maior giro no estoque. Assim, há o conhecimento do fluxo de produtos e possibilita um planejamento maior na hora de fazer o pedido aos fornecedores.

Um ponto que deve ser considerado é a preparação da equipe para gerenciar o estoque da empresa. Assim, nada melhor que um membro específico e capacitado lidere esta parte do monitoramento e seja responsável por relatórios sobre as movimentações dos produtos. 

Promoções

Dentro da gama de produtos à venda na sua empresa, sempre tem alguns que possuem menos saída no mercado. Dessa maneira, é importante analisar as épocas específicas que isto acontece e arrumar uma maneira de promover esses produtos para não ficarem parados no estoque.

Faz-se necessário então o estudo de possíveis descontos e promoções que esvaziem mais rápido estes itens e dêem lugar a objetos de maior procura.

Preparação da Equipe

Uma equipe alinhada com os objetivos da organização e preparada para lidar com o estoque e possíveis imprevistos é essencial para a redução de perdas grandes. 

Ficar atento em relação à prazos de entrega e danos nos produtos é fundamental para manter as vendas constantes. Diante disso, é imprescindível que os funcionários tenham a atenção elevada durante todo processo para não prejudicar futuras vendas.

Vantagens

Bom, depois dessas dicas valiosas para uma melhor gestão empresarial, é nítido perceber o aumento da produtividade e a redução de perdas ao longo do tempo.

 Assim, um fator importante é que com esta operação logística de controle, fica mais fácil identificar as necessidades dos clientes e o que pode ser melhorado ou acrescentado para gerar um aumento das vendas. 

Gostou do texto? Não deixe de conferir essas e outras dicas para ajudar seu negócio aqui no nosso site!!

VEJA TAMBÉM

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico

Por Evelyn Gavinho

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo
#Blog #Dicas #Organização

Por Rhaianny Vilar

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio
#Dicas #Economia #Empreendedorismo #Financeiro

Por Gustavo Machado

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio

CONTEÚDO ONLINE

Instagram
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
Open chat
Estamos Online!
Olá👋
Podemos ajudar?