#Blog #Pessoas

Como motivar os funcionários na pandemia

Mesmo antes do início da pandemia, motivar os funcionários sempre foi um desafio para os gestores de empresas. Diante do surgimento do novo vírus da covid 19, manter o clima organizacional elevado se tornou ainda mais difícil por diversos fatores. Nesse texto você entenderá como a pandemia pode impactar negativamente o clima da sua empresa […]

Por Milena Magalhaes

Como motivar os funcionários na pandemia

Mesmo antes do início da pandemia, motivar os funcionários sempre foi um desafio para os gestores de empresas. Diante do surgimento do novo vírus da covid 19, manter o clima organizacional elevado se tornou ainda mais difícil por diversos fatores. Nesse texto você entenderá como a pandemia pode impactar negativamente o clima da sua empresa e como se pode evitar essa situação a fim de manter os colaboradores engajados.

O que é clima organizacional?

Antes de tudo, é importante entender o que é clima organizacional. Ele representa um indicador de satisfação dos membros de uma empresa em relação a diferentes vertentes do seu trabalho. Ele mostra as percepções e sentimentos que as pessoas possuem e é essencial para que as demandas sejam feitas com qualidade e de maneira produtiva. 

A área de Recursos Humanos é responsável pela análise do clima organizacional, além de criar estratégias para evitar que o clima seja prejudicado. Como gestor, é necessário se atentar para evitar situações que possam afetar o clima. Como por exemplo: 

  • Falta de oportunidade de desenvolvimento e de crescimento na empresa;
  • Má relação do líder com as equipes;
  • Pouca transparência quanto aos projetos realizados;
  • Comunicação inadequada entre os setores;
  • Processos pouco ou mal estruturados.

Como a pandemia afetou a motivação e o rendimento dos funcionários?

Além de todos os fatores acima, o período pandêmico transformou negativamente o clima das Organizações. Alguns exemplos são: a migração repentina do presencial para o formato home office, o isolamento obrigatório e as incertezas movidas pela crise econômica e social. Além do distanciamento dos funcionários, medo de ser afetado pelo vírus e o luto pela perda de pessoas queridas. Essas questões afetaram diretamente a saúde mental dos colaboradores, consequentemente, a produtividade, o engajamento e o clima foram também prejudicados. 

Com o home office os funcionários se viram sem um horário fixo para executar o seu trabalho. Nesse caso, responder mensagens sobre trabalho de madrugada e reuniões virtuais fora do horário comercial se tornaram uma realidade para a maioria dos colaboradores. Além disso, a falta de estrutura e equipamentos para trabalhar em casa tornou o dia a dia do trabalho mais difícil e estressante. 

As demissões em massa em diversas companhias também afetaram muito o desempenho dos funcionários que permaneceram. A Latam, por exemplo, demitiu mais de 2,6 mil colaboradores, o que fez com que os que continuaram na empresa ficassem ainda mais inseguros com o que poderia vir a acontecer. A execução do trabalho se tornou extremamente difícil para todos os colaboradores devido não só à ameaça do vírus mas também pela incerteza sobre a demissão.

Estratégias das companhias

As empresas se viram perdidas quanto em relação ao que poderia ser feito para ajudar os colaboradores diante desse panorama. Diversas estratégias começaram a ser implementadas com o passar do tempo para auxiliar na saúde mental do colaborador, na sua motivação e na melhoria do clima como um todo. 

Primeiro de tudo, muitas companhias começaram a analisar as necessidades dos seus colaboradores em vista dessas mudanças para, assim, pensar em planos de ação assertivos. Com o aumento do diálogo, foram pensadas diferentes formas de melhorar a satisfação dos funcionários. Algumas medidas foram tomadas para ajudar nesse questão, um exemplo é o fornecimento de aparato tecnológico e cadeiras mais confortáveis para trabalhar de casa. Outra medida tomada, foi a realização de reuniões periódicas para discutir temas sobre saúde mental e também a utilização de plataformas visando integração das equipes no meio digital.

O Banco Mercantil do Brasil, por exemplo, criou diversos projetos para o desenvolvimento das pessoas e do bem-estar dos funcionários a fim de tornar o ambiente de trabalho mais agradável. A Organização ampliou o programa “Meu Bem-Estar”, o qual dá acesso a mais de 100 modalidades de atividades online como yoga e meditação, atendimento psicológico, suporte jurídico e assistência social. Uma plataforma de ensino, chamada “Academia Mercantil”, foi criada para migrar ações de desenvolvimento que ocorriam no presencial para o digital. Nesses exemplo, o colaborador teve um suporte tanto psicológico quanto técnico. 

Dicas para melhorar o clima organizacional da sua empresa

Em resumo, um clima organizacional afetado pode custar muito caro para qualquer negócio. Isso porque sem funcionários engajados e satisfeitos com o ambiente de trabalho, não existem entregas feitas com qualidade e, assim, não há resultado. 

Mas o que pode ser feito no cotidiano para melhorar o clima do seu empreendimento? Aqui vão algumas dicas importantes: 

  • Diálogo: Saiba as necessidades da sua equipe para saber como atendê-las. Um canal de comunicação aberto com o colaborador, o faz se sentir confortável para falar o que precisa e o que pode ser melhorado; 
  • Lideranças inspiradoras e exemplares: Trabalhar com pessoas que você admira é um passo para motivar o funcionário. Além disso, líderes que valorizam o colaborador tornam o ambiente muito melhor; 
  • Recompensas pelo trabalho bem feito: É essencial que os gestores reconheçam o funcionário ao conseguir sucesso no seu trabalho. Recompensas financeiras, dias de folga, premiações em reuniões gerais ou até mesmo uma efetivação são formas de reconhecer e valorizar seus talentos a fim de engajá-los; 
  • Cultura de feedback adequada: Trabalhar sem saber se seu desempenho está sendo bom pode ser uma frustração para muitos colaboradores. É preciso que se tenha uma constância em dar e receber feedbacks positivos e construtivos entre todos da empresa. No entanto, é preciso ter atenção na maneira como esse feedback é dado. Caso queira saber mais sobre como fazer isso da melhor maneira possível, leia o artigo.

Ao longo desse texto, foram apresentadas diferentes maneiras de reverter o quadro de um clima organizacional prejudicado. Porém, caso ainda tenha dificuldades para mapear a “raíz do problema”, a Pacto pode te ajudar com isso! A Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) pode te auxiliar a descobrir o que está de fato acontecendo com os seus funcionários. Esse serviço ainda te oferece os planos de ação necessários para melhorar toda a situação. Marque uma reunião coma gente

VEJA TAMBÉM

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico #Pessoas #Sem categoria

Por Barbara Braga

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?

O que é e-mail marketing e como criar um de forma assertiva para fidelizar clientes?
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Marketing

Por Grupo 6 Trainee 2022.1

O que é e-mail marketing e como criar um de forma assertiva para fidelizar clientes?

Como cadastrar a minha empresa no Ifood?
#Blog #Dicas #Empreendedorismo

Por Arthur Bastos

Como cadastrar a minha empresa no Ifood?

CONTEÚDO ONLINE

Instagram
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
Open chat
Estamos Online!
Olá👋
Podemos ajudar?