#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Marketing

O que é e-mail marketing e como criar um de forma assertiva para fidelizar clientes?

Você sabe o que é um e-mail marketing? Além disso, sabe criar um e-mail marketing assertivo? Se não, esse texto vai tirar todas as suas dúvidas! O que é um e-mail marketing? Em primeiro lugar, o e-mail marketing ou publicidade por correio eletrônico é uma prática de comunicação que conecta diretamente empresas e pessoas através […]

Por Grupo 6 Trainee 2022.1

O que é e-mail marketing e como criar um de forma assertiva para fidelizar clientes?

Você sabe o que é um e-mail marketing? Além disso, sabe criar um e-mail marketing assertivo? Se não, esse texto vai tirar todas as suas dúvidas!

O que é um e-mail marketing?

Em primeiro lugar, o e-mail marketing ou publicidade por correio eletrônico é uma prática de comunicação que conecta diretamente empresas e pessoas através de e-mails como ferramenta de marketing direto, aumentando a possibilidade de novos leads e até mesmo gerar vendas, com excelente taxa de ROI (taxa de retorno de investimento). Assim, o e-mail marketing deve sempre respeitar as normas e procedimentos pré-definidos e utilizar as ferramentas de marketing certas.

Dessa forma, a empresa busca disseminar suas promoções, informações e contatos de forma objetiva, clara e atrativa, fazendo com que o cliente se sinta atraído a ler o conteúdo de sua mensagem.

Principais plataformas de e-mail marketing

Existem já no mercado algumas plataformas digitais de marketing especializadas em e-mails marketing que podem te ajudar nessa tarefa. São elas:

Mailchimp
– 12 mil mensagens por mês para 2 mil contatos;
– Permite integração com outras plataformas;
– Tem a versão gratuita e a versão paga, que disponibiliza como serviços
adicionais a automação e recomendação de produtos.

Benchmarkemail
– 14 mil mensagens por mês para 2 mil contatos;
– Modelos prontos e personalizáveis;
– Possibilidade de resposta automática;
– Ferramentas para criar questionários e enquetes;
– Gratuito.

Sendinblue
– 9 mil mensagens por mês para um número ilimitado de contatos;
– Usada por grandes empresas como BMW e Michelin;
– Possui uma gestão avançada de base de dados;
– Modelos prontos e personalizáveis;
– Ferramentas para criar formulários personalizados;
– Gratuito.

5 passos para elaborar um e-mail marketing de forma assertiva

Antes de criar um e-mail marketing é necessário seguir algumas etapas. Nesse sentido, elencamos, para você, as 5 principais que todos devem saber:

1) Conheça sua persona: 

Para que o envio do seu e-mail marketing tenha sucesso é preciso saber com quem você está falando, ou seja, seu público alvo. Conhecer sua persona faz com que a mensagem a ser enviada tenha um direcionamento e cause uma maior identificação com o seu lead – memes, gírias, como escrever, etc. importante que o email marketing tenha um assunto que seja relevante e interessante para o leitor, para que o mesmo possa ter interesse no que esteja sendo ofertado.

2) Priorize textos curtos, com mensagens claras e objetivas:

Nesse sentido, mensagens curtas e assertivas são mais efetivas para atrair os clientes, muitas delas, inclusive, contam com os chamados gatilhos mentais. Leituras longas são cansativas e não prendem a atenção do leitor no conteúdo. Além disso, não se esqueça do título, eles são o primeiro contato do leitor com seu conteúdo então, precisa ser chamativo.

3) Busque estabelecer um tom de conversa com seus leitores:

Estabelecer uma conversa que o leitor se sinta parte da mensagem, ou seja, como se fosse uma conversa entre amigos, é muito vantajoso, pois o mesmo sente mais proximidade do assunto que está sendo tratado, estabelecendo uma maior taxa de retorno positivo.

4) Invista em call to action:

Call to Action é uma chamada para ação, indicando ao usuário o que deve ser feito. Nesse sentido, um Call to Action (CTA) é um link ou um botão, com uma cor de destaque, e explora termos no imperativo como “acesse” e “clique”.

5) Evite palavras para não se tornar spam:

Palavras como oferta, promoção, oportunidade única fazem com que os e-mails de marketing caiam direito como spam. Assim, convém evitá-las.

Vantagens para as empresas

Recolhemos então, algumas das muitas vantagens em direcionar e-mails assertivos e bem estruturados para seus leads.

● Credibilidade.

Nos e-mails, a credibilidade é vista quanto a qual caixa ele irá chegar – spam, lixo eletrônico, caixa de entrada. Esse direcionamento automático ocorre, devido às rejeições ou aprovações dos leitores quanto ao assunto tratado no e-mail. Dessa forma, se o algoritmo entender que grande parte do público que recebe seu conteúdo não está se interessando, ele o direcionará ao lixo eletrônico, por exemplo. Por isso a importância de uma mensagem atrativa para seu público-alvo.

● Maior tráfego para o seu site ou rede social.

92% dos adultos que usam a internet têm uma conta de e-mail, sendo, 61% desses, ativos diariamente. Esse dado reforça o alcance da plataforma e, se assertivo e com gatilhos que direcionem corretamente os leads (como o CTA), o tráfego pode aumentar significativamente.

● É uma otimização de tempo e orçamento. 

Em qualquer empresa todo tempo é valioso, dessa forma os e-mails marketing são uma ótima saída. Além de toda a sua eficiência, eles não são nada complicados de fazer, e melhor ainda: em sua grande maioria, são de graça.

● Mantém a proximidade com o cliente.

Nos tempos atuais, é muito difícil manter uma boa relação com os clientes, visto que não dá pra manter contato com todos eles pessoalmente ou por telefone. Assim, o e-mail marketing é uma ótima opção para manter essa proximidade com os clientes, uma vez que é algo 100% automatizado e prático de se realizar. 

Conclusão

Portanto, utilizar essa estratégia para alavancar e melhorar o relacionamento com os seus leads e clientes é essencial para que seu empreendimento saia na frente da concorrência através da fidelidade gerada por essa ferramenta.

Além disso, o e-mail marketing não gerará custos iniciais por ser elaborado em sites gratuitos. Caso tenha se interessado e queira aprender sobre os diferentes estilos de e-mail marketing, baixe nosso ebook.

Gostaria de ter soluções inovadoras para os diversos setores da sua empresa? Então, não perca tempo, entre em contato com a gente e marque uma reunião de diagnóstico gratuita!

Siga a Pacto Consultoria Jr. no Instagram e LinkedIn para mais conteúdos como esse!

Assine a nossa Newsletter para receber nossos materiais gratuitos!

VEJA TAMBÉM

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico #Pessoas #Sem categoria

Por Barbara Braga

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?

Como cadastrar a minha empresa no Ifood?
#Blog #Dicas #Empreendedorismo

Por Arthur Bastos

Como cadastrar a minha empresa no Ifood?

Atenção: CVE é golpe!
#Blog #Dicas #Economia #Empreendedorismo

Por Arthur Bastos

Atenção: CVE é golpe!

CONTEÚDO ONLINE

Instagram
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
Open chat
Estamos Online!
Olá👋
Podemos ajudar?