#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro #Inovação #Sem categoria

O que é Fluxo de Caixa e como aplicar?

Este artigo tem como objetivo apresentar a ferramenta de fluxo de caixa e sua importância , considerada uma das bases da gestão financeira de um empreendimento. De acordo com o SEBRAE, 20% das empresas encerram suas atividades por falta de capital e outras 7% devido à falta de lucro. Deste modo, entenda como empreendedores podem […]

Por Taís Oliveira

O que é Fluxo de Caixa e como aplicar?

Este artigo tem como objetivo apresentar a ferramenta de fluxo de caixa e sua importância , considerada uma das bases da gestão financeira de um empreendimento.

De acordo com o SEBRAE, 20% das empresas encerram suas atividades por falta de capital e outras 7% devido à falta de lucro.

Deste modo, entenda como empreendedores podem conseguir o suporte necessário para compreender conceitos que ajudarão no desempenho do seu negócio.

Sendo assim, uma das bases de um empreendimento é a gestão financeira. E por meio do fluxo de caixa podemos te ajudar a manter seu negócio lucrativo. 

 1. O que é o Fluxo de Caixa?

Uma vez que o fluxo de caixa é uma ferramenta contábil utilizada para demonstrar as entradas e saídas de um estabelecimento, também controla financeiramente. Desta forma, auxilia na análise da saúde do seu negócio. 

Em síntese, as entradas são caracterizadas pelas receitas da empresa. Ou seja, todo o montante financeiro recebido, em vendas à vista, é através de cheque ou cartão.

Já nas saídas, são contabilizados os pagamentos efetuados pela empresa, compras de mercadorias, pagamento de despesas como luz, aluguel, taxas e outros pagamentos.

Com isso, o saldo final, subtraindo os gastos da receita, resulta no valor disponível para utilização no próximo mês.

Do mesmo modo, tem como objetivo apurar e realizar uma projeção do saldo disponível para o mês.

Bem como facilita o processo de tomada de decisão do empreendedor, que poderá analisar quanto consegue investir sem comprometer os pagamentos ou o desenvolvimento do negócio.

2. Quais os benefícios?

  • Melhora a organização

Com uma empresa bem estruturada e organizada, trabalha melhor em seu sucesso no mercado.

Ainda assim , com a utilização do fluxo de caixa para gerir seu negócio, você terá dois grandes indicadores empresariais já mapeados. Que serão as receitas e os gastos financeiros, pois vão transmitir a situação financeira inicial para o próximo mês.

  • Promove a identificação de gargalos e áreas de investimento

A ferramenta de fluxo de caixa, quando bem estruturada, consegue auxiliar na elaboração de planos de ação para a empresa.

Recomenda-se a divisão das transações em categorias, isso facilitará na análise de recursos disponíveis dentro da sua empresa, identificando gargalos, que podem configurar em gastos invisíveis dentro do seu negócio.

Após reconhecidos, será mais fácil pensar em formas de minimizá-los ou eliminá-los.

  • Controle e provisão do orçamento

Outro benefício na utilização do fluxo de caixa é o controle financeiro, quando pensado em um período mais longo, de 2 a 5 anos, traz uma melhora no orçamento do empreendimento.

Além disso, facilita que a gestão tenha uma visão estratégica, conseguindo analisar meses com menor rendimento e de maior lucratividade.

E o monitoramento do cumprimento das obrigações junto aos fornecedores se torna mais fácil, já que temos um histórico com os gastos, minimizando erros que coloquem em risco o equilíbrio financeiro como multas e taxas administrativas.

  • Auxílio na tomada de decisão

Conforme foi dito, empreender é estar preparado para administrar as decisões que precisam ser executadas.

Dessa maneira, com as ferramentas certas, criar um planejamento estratégico visando o desempenho do negócio, se torna uma tarefa fácil.

Visto isso, independente da situação financeira da sua empresa, ter um quantitativo para se basear e conhecer seu negócio através dos resultados facilita a prospecção de cenários futuros.

3. Por que afeta a gestão do negócio?

De forma geral, o fluxo de caixa é elaborado pensando em um panorama mensal, porém, sua atualização deve ser diária, diminuindo a possibilidade de falha nos registros financeiros.

Contudo, também pode ser usado para realizar uma análise detalhada semanalmente ou quinzenal. Com a automatização dos dados, podemos tornar o processo burocrático e repetitivo em uma visão prática da saúde financeira do negócio.

Ou seja, ter a empresa em situação favorável demonstra uma boa gestão do empreendimento. E só será alcançada através do conhecimento dos processos.

Você pode começar baixando nossa planilha de controle financeiro, disponível aqui.

4. Ferramentas que podem auxiliar com o Fluxo de Caixa:

Para o controle do fluxo de caixa podem ser utilizadas ferramentas mais simples. Por exemplo, cadernos, elaborando o processo manualmente.

Todavia, pensando em tornar este registro mais dinâmico e ágil, recomendamos a utilização de planilhas, como Excel ou Google Sheets.

Em outras palavras, quanto mais automatizado o processo, mais fácil será para manter uma boa gestão financeira. O uso de aplicativos será um facilitador em diagnósticos de períodos mais longos (trimestrais, semestrais ou anuais).

 5. Como podemos te ajudar nisso?

Neste material, você conheceu um pouco mais sobre uma das ferramentas mais importantes dentro da gestão. Contudo, sem um controle das finanças a longo prazo não é possível manter a saúde dos negócios.

Portanto, com o propósito de atingir os objetivos e a manutenção do bom desempenho empresarial, indicamos que conheça nosso serviço de controle financeiro.

No entanto, na Pacto Consultoria Jr, entendemos que cada cliente possui suas particularidades. Pensando nisso, promovemos um atendimento personalizado, com o objetivo de gerar impacto no mercado.

Sendo assim, conheça essa e outras soluções inovadores que podemos proporcionar ao seu negócio.

Entre em contato e marque uma reunião de diagnóstico, queremos conhecer sua história.

VEJA TAMBÉM

Você sabe a hora certa de procurar uma consultoria?
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Sem categoria

Por Ludmilla Marinho

Você sabe a hora certa de procurar uma consultoria?

Como a taxa Selic afeta o seu empreendimento
#Blog #Economia #Empreendedorismo #Financeiro

Por Beatriz de Paula

Como a taxa Selic afeta o seu empreendimento

A importância da gestão de redes sociais para os negócios
#Blog #Comercial #Empreendedorismo #Entretenimento #Estratégico #Inovação #Marketing #Pessoas

Por Bruna Botelho

A importância da gestão de redes sociais para os negócios

CONTEÚDO ONLINE