#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Marketing

Oceano azul: como essa estratégia pode ajudar com inovação

O oceano azul é uma estratégia de negócio inventada pela norte-americana Renée Mauborgne e o coreano W. Chan Kim, que tem como objetivo explorar um mercado ainda não descoberto, focando na inovação e diferenciação dos produtos/serviços ofertados aos seus clientes. Nesse sentido, grandes empresas como Cirque du Soleil, Uber e Casas Bahias já navegaram pelo […]

Por Felipe Rebeque

Oceano azul: como essa estratégia pode ajudar com inovação

O oceano azul é uma estratégia de negócio inventada pela norte-americana Renée Mauborgne e o coreano W. Chan Kim, que tem como objetivo explorar um mercado ainda não descoberto, focando na inovação e diferenciação dos produtos/serviços ofertados aos seus clientes. Nesse sentido, grandes empresas como Cirque du Soleil, Uber e Casas Bahias já navegaram pelo oceano azul para alcançarem o sucesso. E você, está pronto para navegar por esse Oceano azul lucrativo?

A diferença entre oceano azul x oceano vermelho

  • Oceano azul: É a representação do mercado que ainda não foi explorado por nenhum empreendedor, é uma área na qual a sua empresa atua com ausência de concorrentes. Ou seja, metaforicamente falando, é um oceano calmo, com águas azuis tranquilas e bastantes lucrativas, principalmente pela inovação e valor do serviço que é passado ao cliente.
  • Oceano vermelho: Esse oceano, por outro lado, é um mercado que está saturado, altamente competitivo e com diversos concorrentes guerreando por um preço menor. Em outras palavras, é um oceano de águas sangrentas, resultantes da guerra de tubarões representada pela alta competitividade dos concorrentes.

Como fazer o oceano azul

É possível traçar a essa estratégia com diversas ferramentas. Uma das mais importantes é a matriz de avaliação de valor, muito usada aqui dentro da Pacto Consultoria Jr. para traçarmos a análise de concorrência de nossos clientes. Essa estratégia é desenvolvida a partir de um gráfico, no qual consideramos valores de “1 a 5” ou “alto e baixo”. Posteriormente, escrevemos todos os tópicos comparando as empresas concorrentes, e a de nossos clientes, que estará futuramente em um oceano azul.

Dessa forma, após identificarmos todos os tópicos que serão comparados, é feita a análise do valor de cada empresa. Como resultado, o objetivo principal, observar como a nossa empresa se diferencia do oceano vermelho, tornando a concorrência irrelevante e entrando em um oceano com água azul lucrativa.
Nesse sentido, como podemos ver no gráfico, o Cirque du Soleil apresenta inovações que agregam um alto valor em relação aos circos comparados. Observe o gráfico abaixo.

Para que serve o oceano azul

Essa estratégia é imprescindível para empreendedores que querem entrar e sobreviver nesse mercado tão disputado atualmente. A principal funcionalidade dessa estratégia é a saída do oceano vermelho, na qual está inserida a maioria das empresas do mercado. Bem como auxiliar no melhor caminho a seguir para evitar competições. Diversas empresas já navegaram nesse oceano, um dos casos mais famosos é a do Cirque du Soleil.

A empresa canadense adotou a estratégia e decidiu inovar o mercado circense. Ela uniu a apresentação do teatro com o espetáculo do circo, logo depois eliminou as apresentações com animais, que demandava mais dinheiro e gerava uma repercussão negativa, além de adotar um vasto repertório do espetáculo, com o intuito de não haver repetições nas apresentações. Como resultado, navegaram no oceano azul por muito tempo e tornaram-se a maior companhia circense do mundo, pois conseguiram entrar em um mercado que não existia concorrência.

Outras ferramentas estratégicas

Outra grande ferramenta estratégica é o modelo das quatro ações. Esse plano consiste basicamente em responder quatro perguntas que vão nos auxiliar a encontrar o oceano azul dentro da nossa empresa:

  • O que a gente pode reduzir que não faz mais diferença no mercado?
  • O que a gente pode eliminar?
  • Qual coisa a gente pode criar o que o mercado hoje não tem?
  • Qual coisa a gente pode elevar acima da média do mercado?

Logo depois de respondermos, traçamos um quadro de matriz com as nossas respostas para fazermos o plano de ação que nos levará ao oceano azul. Observe no gráfico abaixo.

Empreender não é fácil, mas a Pacto Consultoria Jr. pode ser a sua bússola para uma navegação tranquila em um oceano azul lucrativo. Entre em contato com a gente e marque uma reunião de diagnóstico gratuita!

VEJA TAMBÉM

5 formas de alavancar suas vendas
#Blog #Comercial #Empreendedorismo #Estratégico

Por Roberto Lourenço

5 formas de alavancar suas vendas

A importância de separar as finanças
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro

Por Roberto Lourenço

A importância de separar as finanças

O Planejamento Financeiro como Ferramenta de Gestão
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro #Inovação

Por Roberto Lourenço

O Planejamento Financeiro como Ferramenta de Gestão

CONTEÚDO ONLINE