#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro #Inovação

O Planejamento Financeiro como Ferramenta de Gestão

Você sabe dizer qual valor você tem no caixa da sua empresa hoje? Quais despesas podem ser cortadas quando a empresa estiver passando por um período difícil? Ou quais serviços dão maior retorno? Se a sua resposta for “Não” para pelo menos uma dessas perguntas provavelmente você não tem um controle financeiro efetivo do seu […]

Por Roberto Lourenço

O Planejamento Financeiro como Ferramenta de Gestão

Você sabe dizer qual valor você tem no caixa da sua empresa hoje? Quais despesas podem ser cortadas quando a empresa estiver passando por um período difícil? Ou quais serviços dão maior retorno? Se a sua resposta for “Não” para pelo menos uma dessas perguntas provavelmente você não tem um controle financeiro efetivo do seu negócio. Atualmente no Brasil, mais de 60% dos negócios fecham a porta antes de completar cinco anos devido a falta de planejamento, você não quer cair nessa estatística né?

O que é um Planejamento Financeiro?

Para um negócio se sustentar, você precisa pensar a longo prazo, traçar  metas e objetivos e seguir os planos de ação para alcançá-los, para isso é necessário um planejamento. Ele que vai determinar quem serão os responsáveis pela execução de cada tarefa, como será feito, quanto tempo vai levar, e principalmente, quanto vai custar! É aqui que entra o planejamento financeiro.

Como é feito esse Planejamento?

Tá bom, mas no que consiste esse tal planejamento na prática? Tudo pode se resume em: Planilhas de Controle. As planilhas contém informações sobre o seu fluxo de caixa, entradas e saídas, custos fixos e variáveis e etc. Essas informações vão te permitir acompanhar a saúde financeira da sua empresa, saber quais os maiores gastos, onde você pode economizar, quais serviços ou produtos dão mais retorno, ou seja, esse controle te ajudará a tomar decisões mais assertivas de acordo com a realidade atual do seu negócio.

 Mas por onde começar? Em primeiro lugar eu adianto, vai doer, mas você PRECISA abandonar o seu amado caderninho! Quando os dados estão escritos em papel você tem um trabalho infinitamente maior para interpretá-los, a tomada de decisão não fica tão fácil, fora que a chance de você pular ou repetir alguns números é gigantesca, ainda mais quando pensamos no resultado final. A chance de ocorrer algum erro é bem alta, e isso faz com que você não tenha resultados tão precisos.

Excel

Atualmente existem diversas ferramentas que te auxiliam no seu controle financeiro, a mais conhecida é o EXCEL. A ferramenta possui diversas funções e permite que você não só organize as informações como bem entender mas também te permite criar gráficos e tabelas que tornam todo aquele conteúdo bem mais visual e didático.

Por que realizar um Planejamento Financeiro?

Já deu para perceber que o controle financeiro é super importante para o seu negócio dar certo a longo prazo, né?

As planilhas contém informações sobre o seu fluxo de caixa, entradas e saídas, custos fixos e variáveis e etc. Essas informações vão te permitir acompanhar a saúde financeira da sua empresa, saber quais os maiores gastos, onde você pode economizar, quais serviços ou produtos dão mais retorno, ou seja, esse controle te ajudará a tomar decisões mais assertivas de acordo com a realidade atual do seu negócio.

A partir desses dados, é possível até mesmo simular situações, como por exemplo a simulação de cenários, você pode “testar” como seu negócio se comportaria em diferentes realidades como mudanças na economia e baixa ou alta na venda de produtos. Esses cenários te deixam mais preparado para o pior (ou para o melhor) e ampliam a visão sobre o empreendimento, mas, isso só é possível a partir de um controle EFETIVO dos dados.

Dica

Comece a explorar o mundo das planilhas, existem operações bem intuitivas na ferramenta e você pode começar a brincar com os valores para se familiarizar. Outra ideia também, tem em vista, buscar planilhas prontas onde você só vai precisar trocar os valores dela pelos valores do seu negócio.

Como a Pacto pode te ajudar?

Ainda está meio perdido(a) ou sem tempo para passar anos de controle em papel para uma planilha? Deixa que a gente te ajuda. A pacto oferece um serviço chamado planejamento financeiro. Nesse sentido, a gente procura entender como funciona o seu negócio hoje e quais os maiores problemas relacionados ao financeiro da empresa.

A partir disso, nós vamos coletar todos os seus dados e trabalhar em planilhas que vão separar suas receitas e despesas de forma detalhada. Além, também, de definir seus custos fixos e variáveis, a precificação dos produtos e serviços e fazer as projeções financeiras do seu negócio em diferentes cenários. Todas as planilhas vêm com um manual (amém!) para que você saiba direitinho como mexer, o que significa cada célula e como alimentar o documento. Além disso, nós explicamos tudo em um documento e na reunião final para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e que você já saia dela com o controle financeiro da sua empresa.

Conheça nossas soluções inovadoras para as diversas áreas da sua empresa. Entre em contato com a gente e marque uma reunião de diagnóstico gratuita.

VEJA TAMBÉM

5 formas de alavancar suas vendas
#Blog #Comercial #Empreendedorismo #Estratégico

Por Roberto Lourenço

5 formas de alavancar suas vendas

A importância de separar as finanças
#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro

Por Roberto Lourenço

A importância de separar as finanças

A liderança de Ragnar Lothbrok
#Blog #Comercial #Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Pessoas

Por Roberto Lourenço

A liderança de Ragnar Lothbrok

CONTEÚDO ONLINE