#Blog #Empreendedorismo #Marketing

Por que criar uma Persona é imprescindível para o sucesso do seu negócio?

Empreender é sempre um desafio, há muitas barreiras que atrapalham o bom desempenho de um empreendimento. Porém, apesar das dificuldades, existem serviços e ferramentas que podem ajudar você a alavancar a sua empresa e alcançar o sucesso no seu negócio. Vamos apresentar a você, uma ferramenta imprescindível para a estruturação estratégica da sua empresa. Com […]

Por Beatriz Martins

Por que criar uma Persona é imprescindível para o sucesso do seu negócio?

Empreender é sempre um desafio, há muitas barreiras que atrapalham o bom desempenho de um empreendimento. Porém, apesar das dificuldades, existem serviços e ferramentas que podem ajudar você a alavancar a sua empresa e alcançar o sucesso no seu negócio.

Vamos apresentar a você, uma ferramenta imprescindível para a estruturação estratégica da sua empresa. Com ela, você terá uma valiosa vantagem para se destacar no mercado e alcançar o maior número possível de consumidores.

O que é Persona?

A Persona de um negócio é um personagem fictício criado através da análise de dados e informações coletadas em pesquisas sobre um empreendimento, especificando e tornando mais assertiva a sua visualização sobre seu cliente ideal.

Por que criar uma Persona?

Criar uma Persona para a sua empresa pode te auxiliar bastante. Definir a qual tipo de comunicação deve ser abordada, quais as estratégias de marketing mais precisas para alcançar o seu público, quais conteúdos produzir para as redes sociais e até mesmo compreender melhor os insights sobre seu empreendimento.

Tudo isso se torna mais difícil sem a ajuda de uma Persona, pois ela que vai direcionar essas atividades totalmente indispensáveis para o bom desempenho de sua empresa.

Público-alvo X Persona

Cuidado! Não confunda a função da Persona com a do público-alvo. Apesar de apresentarem certa semelhança, os dois possuem definições distintas.

A Persona funciona de forma mais específica, tornando mais clara e humanizada possível a visualização do seu cliente. Já o público-alvo é algo muito mais amplo, abrangendo um segmento de pessoas com características e interesses comuns.

Vejamos um exemplo aplicado à uma empresa de criação de jogos digitais:

Público-alvo: Jovens de 13 a 25 anos, estudantes, com apreço por tecnologia e o mundo dos games.

Persona: Matheus tem 17 anos, é solteiro, está no último ano do ensino médio e, quando se formar, tem a intenção iniciar uma graduação em ciência da computação. Ele gosta de passar grande parte do seu tempo em casa, mexendo em seu computador. Matheus gosta de conversar com seus amigos sobre jogos on-line, animes e filmes de ficção científica. Além disso, ele possui um perfil de streaming, no qual, nas horas vagas, joga diversos games, reage à vídeos da internet e conversa com amigos e pessoas que acompanham seu conteúdo.

Como funciona?

Para a criação dessa ferramenta tão importante, é necessário que haja uma pesquisa baseada em informações sobre o empreendimento. Essas informações podem ser recolhidas por meio da análise de dados sobre os clientes, ou através de uma pesquisa de mercado, realizada em forma de questionário e direcionada ao público. Mediante aos resultados, é definido o perfil da Persona por meio de informações como idade, gênero, profissão, hobbies e entre outras.

A quem recorrer para criar a sua Persona?

A Pacto Consultoria pode auxiliar na criação da Persona da sua empresa. Através do serviço de Pesquisa de Mercado, é possível se obter os dados para elaborar a Persona, coletados por questionários que são respondidos pelo público consumidor.

Dessa forma, colaboramos da melhor maneira para criação da sua Persona, além de fornecer informações sobre o potencial do mercado e a expressividade da sua empresa nele, a necessidade dos seus clientes e onde focar esforços.

Essa ferramenta que define o seu cliente ideal, por meio de pesquisas sobre seu empreendimento para tornar mais claras e assertivas as estratégias, evidenciando onde se deve focar os maiores esforços e onde deve-se corrigir falhas. Através da Persona, você conseguirá tornar melhor a comunicação e as estratégias da sua empresa, para atingir cada vez mais o seu público.

VEJA TAMBÉM

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico

Por Evelyn Gavinho

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo
#Blog #Dicas #Organização

Por Rhaianny Vilar

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio
#Dicas #Economia #Empreendedorismo #Financeiro

Por Gustavo Machado

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio

CONTEÚDO ONLINE

Instagram
Facebook
LinkedIn
LinkedIn