• Pacto Consultoria Jr.

Plano De Marketing


Valorize-se. Possua um Plano de Marketing. Qualquer negócio, seja ele um microempreendimento ou uma empresa com faturamento em bilhões anuais, necessita dessa ferramenta. “O planejamento de marketing auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas, por exemplo”, conta Marcos Bedendo, professor de marketing estratégico da ESPM.

Obtenha seu planejamento de marketing em 5 etapas:

1- Examine o ambiente de marketing.

Primeiro, observe como os fatores externos e internos podem influenciar a sua empresa. É indispensável que o empreendedor use de humildade para transferir para o papel quais são as suas forças, fraquezas e a disponibilidade de capital para ser usado nas ações de marketing, pois caso contrário, o plano não terá sustentabilidade a longo prazo.

2- Compreenda quem são os seus clientes.

Às vezes, o público-alvo de sua empresa não é o consumidor. O público alvo de uma determinada marca de suco de caixinha, por exemplo, são as crianças, ainda que ela tenha um número grande de consumidores adultos. Analisar o mercado é importantíssimo, prestando atenção nas demandas, no potencial e na previsão das taxas de crescimento e de participação. Também é necessário entender como, quando e por que os consumidores usam o seu produto ou serviço.

3- Investigue a concorrência.

Detalhadamente, avalie quem são e quais são os objetivos dos principais players de seu mercado.

4- Fixe suas estratégias e ações.

Estabeleça o objetivo do plano. Por exemplo, se o empreendedor deseja aumentar o número de vendas, ele precisa entender de onde vem o faturamento de suas vendas e avaliar se o ideal é fazer com que os clientes comprem com mais frequência ou se a chave é buscar novos consumidores. Feito isto, é hora de avaliar quais medidas serão adotadas pela empresa. Para os especialistas, utilizar as redes sociais e dar descontos no mês de aniversário do cliente são alguns exemplos de ações.

5- Instaure um cronograma.

O monitoramento da duração de cada ação, dos resultados e dos recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel. São indicadores pra mensurar se suas metas foram atingidas. O plano de marketing não tem necessariamente fim, pois é recomendável que este seja revisado, reestruturado e atualizado com dados como número de vendas, faturamento e rentabilidade, entre outros.

Simples, não é? Uma ótima notícia para você é que a Pacto Consultoria Jr. presta esse tipo de serviço na melhor qualidade possível! Dê um upgrade na sua empresa com um serviço de qualidade e por um preço abaixo do mercado.

#marketing #planodemarketing

60 views

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Facebook Pacto
  • Instagram Pacto
  • LinkedIn Pacto
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói