• Pacto Consultoria Jr.

O Brainstorming E o Estímulo Do Pensamento Criativo


Num momento de crise econômica, como este que estamos vivendo, é necessário um estímulo maior à geração de ideias, já que fatores como estresse, ansiedade e frustração influenciam diretamente no processo criativo. Por isso, recomenda-se a utilização de técnicas que evitem o pensamento programado e promovam a criatividade.

O Brainstorming é uma ferramenta muito útil e popular, usada para a geração de ideias em grupos. Pode ser utilizada quando surge a necessidade de pensar no futuro da empresa, de abrir novas frentes de negócio, fazer melhorias ou buscar soluções completamente novas. O objetivo da técnica é deixar que as ideias fluam livremente e sem compromisso, para quebrar padrões pré-estabelecidos, estimular o pensamento criativo e permitir a inovação.

Uma sessão de brainstorming não é uma reunião normal, podendo inicialmente parecer boba e sem sentido para algumas pessoas. Porém, quando todos entendem as regras e a sessão é bem mediada, a tendência é que tudo se desenvolva naturalmente e produza ótimos resultados. Por isso, selecionamos algumas dicas para que sua reunião seja um sucesso.

1. Defina de forma clara o problema a ser solucionado e os objetivos a serem atingidos, fazendo deles o foco da sessão.

2. Estimule o clima aberto e alegre, permita que as pessoas se divirtam com a técnica. Você pode realizar atividades de relaxamento e estímulo mental, como introduzir músicas, figuras, cores ou até mesmo um desenho animado com bastante humor.

3. Quanto maior a diversidade do grupo, maior a riqueza das ideias. Quanto maior o número dessas ideias, maior possibilidade de encontrar uma boa solução.

4. Não permita críticas durante a sessão. Isso pode gerar bloqueios nos membros do grupo e pode impedir que as opiniões fluam livremente.

5. Estimule a combinação ou aperfeiçoamento das ideias já citadas, pois isso pode conduzir a melhores resultados.

A análise das ideias só deve ser feita no final da sessão de brainstorming. Para que elas estejam organizadas, sempre escolha alguém que será responsável por anotar todas as ideias que surgirem durante a sessão. Por último, lembre-se: “Mais do que nunca, necessitamos fazer uso de nosso potencial para criar. Esse potencial ilimitado, que permanece muitas vezes adormecido ou em estado latente, é o recurso mais precioso que indivíduos e organizações dispõem para lidar com os desafios que acompanham nossa época, em que a incerteza, o progresso e a mudança são uma constante.” (PREDEBON, 1998).

Fonte: MARIANO, Sandra; MAYER, Verônica. Empreendedorismo: Fundamentos e Técnicas para Criatividade. Rio de Janeiro: Editora LTC. 2011.

#marketing #ideias #criatividade #brainstorming

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Facebook Pacto
  • Instagram Pacto
  • LinkedIn Pacto
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói