• Pacto Consultoria Jr.

Consciência Financeira: Como Exercê-la No Seu Negócio?


Você sabe o que é Educação Financeira? Ela é essencial para que mudanças ligadas aos seus hábitos e costumes, gerem um novo comportamento em como agir com relação ao dinheiro. No Brasil, infelizmente, a Educação Financeira não é parte do universo educacional familiar, nem tampouco escolar. Assim, desde criança, não há um aprendizado em como lidar com dinheiro. Logo, muitas vezes, isso pode acabar refletindo no ambiente organizacional. Pensando nisso, a Pacto Consultoria Jr. listou alguns passos para você passar a exercer, a partir de agora, a consciência financeira no dia-a-dia do seu negócio.

1) Administre os pequenos gastos do dia-a-dia

Você tem perfeito conhecimento de para onde está indo o seu dinheiro? Você sabe o quê você gastou ontem? Semana passada? Mês passado? Preste atenção nos pequenos gastos, eles podem ser a solução para os seus problemas financeiros. Muito dinheiro passou pelas suas mãos pelos pequenos valores, controlar esses gastos pode fazer a grande diferença. Lembre-se que um gasto de R$5,00 por dia faz a diferença de R$150,00 reais no seu orçamento mensal. O ideal é anotar essas despesas, para então, analisá-las de forma crítica e cortar os excessos

2) Reduza os seus custos. Os custos são divididos em 2 categorias:

Custos estratégicos: É tudo aquilo que gera negócios e faz aumentar os lucro

Custos não estratégicos: São os ustos necessários para o funcionamos da empresa.

Portanto, uma dica importante é gastar mais do que os concorrentes em custos estratégicos e reduzir ao mínimo os custos não estratégicos. Lembre-se sempre de se perguntar “Se eu eliminasse esse custo, perderia o que em termos de receita ou de lucro? Como e onde?” Se não puder imaginar como e onde, você não precisa desse custo. Primeiro reduza os custos, depois faça perguntas. O pensamento deve ser “Somente manteremos esse custo se tivermos a certeza de que ele é necessário”.

3) Elabore um plano de investimentos:

- O que você enxerga para sua empresa no futuro? Reflita e elabore objetivos de longo e curto prazo. Ter objetivos definidos auxilia a elaboração de um plano de investimentos que atenda as suas necessidades. Não esqueça de examinar seus investimentos de em tempos em tempos para ver se eles andam de acordo com suas metas. Caso não, reavalie-los e determine as mudanças a serem feitas.

- Qual a sua situação financeira atual? Entender o quanto de renda você tem disponível para investir é fundamental. Por isso, recomendamos que você olhe para o seu orçamento e veja o quanto você tem de sobra para investimentos, depois de ter reservado um fundo de emergência para despesas de 3 a 6 meses.

- Você está disposto a correr riscos? Geralmente quanto menos riscos corremos, menos dinheiro fazemos. Recomendamos que inicialmente você invista em títulos e contas bancárias. Tendo entendido as tendências e projeções do mercado, aplique em ações e investimentos mais arriscados.


84 views

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Facebook Pacto
  • Instagram Pacto
  • LinkedIn Pacto
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói