• Pacto Consultoria Jr.

Mortalidade Empresarial: Em Período De Recessão, a Consultoria Jr. Pode Ser a Solução


O Brasil é conhecido internacionalmente como o país do futebol e do samba. Mas, agora, o Brasil também se transformou em um país empreendedor. O crescimento nos últimos anos é impressionante: o Brasil possui uma taxa de empreendedorismo maior que a de países como Estados Unidos, Alemanha e componentes dos BRICS. Além disso, de acordo com pesquisas da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizadas em 2015 e patrocinadas pelo Sebrae, 4 em cada 10 brasileiros adultos possuem um negócio ou estão envolvidos na criação de uma empresa.

Contudo, embora haja no Brasil uma grande vontade de empreender, o país possui também uma taxa de mortalidade de empresas expressivamente alta. Essa taxa chega a ultrapassar os 10% em alguns estados, obtendo uma media de 9,26% de taxa de mortalidade e deixando-a bem próxima da taxa de natalidade de empresas no país, que é de 12%. Por isso, e de certa forma comprovando o que esses dados mostram, em 2013 metade das empresas brasileiras fecharam as portas antes de completarem quatro anos.

Não existe apenas uma causa específica para o fracasso e eventual mortalidade dessas empresas. Uma pesquisa feita pelo Sebrae indicou alguns equívocos frequentes, tais como a falta de elaboração de um plano de negócios, a falta de pesquisa de mercado, o desconhecimento do capital de giro necessário para abrir um negócio, o desconhecimento do número de concorrentes e de clientes, dentre muitos outros problemas.

Ou seja, algumas causas dessa mortalidade podem ser explicadas pelos seguintes fatores, entre muitos outros:

- Falta de planejamento e de metas a serem atingidas;

- Pouco conhecimento do investimento;

- Gerenciamento de custos ineficaz e elevada carga tributária dos produtos e serviços;

- Dificuldades com fluxo de caixa;

- Falta de análise de mercado;

- Incapacidade do empresário de gerir a empresa.

- Não contratação de um profissional da área que possa auxiliá-lo nessa atividade de gestão.

A atuação de profissionais qualificados da área de consultoria empresarial, que oferecem serviços como a elaboração de planos de negócios, pesquisas de mercado, planejamento financeiro, mapeamento de processos, entre outros, é muito importante para superar essas deficiências e reduzir drasticamente a chance de uma empresa “morrer” nos primeiros anos, além de permitir colocá-la em uma posição de destaque no mercado em relação às demais.

Porém, nem todas as empresas têm recursos para contratar uma consultoria empresarial, ainda mais em um momento de crise, quando os gastos são cada vez mais controlados e limitados. Sendo assim, abre-se espaço para a consultoria empresarial Júnior, que pode mostrar-se uma ótima opção para os micro e pequenos empresários. No Brasil, em 2014, o PIB Júnior atingiu a marca de R$ 13.067.638,00, correspondentes à execução de cerca de 2.640 projetos, nos quais foram obtidos em torno de 70% de satisfação dos clientes, o que demonstra a relevância das empresas Juniores na consultoria empresarial. Para os que almejam ter seu próprio empreendimento e sobreviver aos primeiros anos, a contratação de uma empresa de consultoria Júnior pode ser uma escolha decisiva para o sucesso.

Para saber mais sobre os serviços da Pacto Consultoria Jr., acesse nosso site e entre em contato com um de nossos consultores: http://goo.gl/M902OQ


28 views

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Facebook Pacto
  • Instagram Pacto
  • LinkedIn Pacto
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói